Em seu popular trabalho "Who to Be?" Vladimir Mayakovsky recomendou à geração jovem a profissão de marceneiro, carpinteiro, engenheiro, médico e até mesmo maestro.
No entanto, o Ministério do Trabalho da Rússia em seu estudo (faça o download do documento .doc) mostra uma imagem um pouco diferente. As profissões mais bem pagas da Rússia, infelizmente, nada têm a ver com o que o clássico soviético descreveu em seus poemas. Os principais gerentes de empresas privadas e chefes de empresas especializadas nos setores de petróleo, gás e energia estão liderando a lista do Ministério do Trabalho.
As profissões mais rentáveis da Rússia por campo de atividade
15. Aviação
A maioria nesta área são os responsáveis diretos pela aeronave - eles a controlam como comandantes ou pilotos, ou garantem que ela funcione corretamente e sem excessos, como técnicos e engenheiros.
14. O setor de mineração
Aqui, acima de tudo, são especialistas trabalhando em um método de mudança nas profundezas dos minérios siberianos. Ou seja, aqueles que extraem minério usando equipamentos especializados: maquinistas de máquinas de mineração e mestres no naufrágio de minas e / ou minas.
13. Tecnologia da informação
Programadores e engenheiros de sistemas são conhecidos há muito tempo por seus bons salários. Além deles, os analistas do mercado de informações também ficam bem. Assim como artistas conhecidos e procurados que possuem técnicas de computação gráfica.
12. Cultura
Raramente, em que área o salário é tão dependente do indivíduo, como no campo da cultura. Artistas famosos, diretores, coreógrafos, além da fama, também recebem altas taxas.
11. Medicina
Especialização e sua popularidade - é isso que mais afeta o salário de um médico. Entre as áreas mais "monetárias" da medicina, destacam-se odontologia, oftalmologia, dermatovenerologia e, mais recentemente, psiquiatria.
10. Petróleo e gás
Duas baleias em que a Rússia moderna está. Dada a sua importância, não surpreende que os salários no setor sejam altos, não apenas entre os gerentes, mas também entre os que encontram, desenvolvem e mantêm a riqueza mineral. Isso inclui engenheiros, técnicos, motoristas, além de eletricistas de torres e geólogos.
9. Restauração
Tradicionalmente, essa área se distingue por baixos salários, mas aqueles com experiência gerencial são mais altos. Isso inclui uma variedade de gerentes de processo e chefs.
8. Direito e finanças
Apesar da superabundância de advogados que durante os tempos da perestroika não foram “carimbados” apenas por uma instituição educacional muito preguiçosa (ou altamente especializada), eles ainda recebem bons salários pelos padrões russos. Como seus colegas dentre as profissões mais bem pagas.
Em contraste com os contadores, entre os quais o mais importante tem um salário decente.
7. Produção
Aqui, a lista de profissões financeiras é grande: de especialidades de engenharia a especialistas responsáveis pelo funcionamento dos mecanismos necessários (por exemplo, ajustadores e técnicos). Bons soldadores e serralheria também são apreciados.
6. A indústria pesqueira
A maioria dos capitães recebe navios. Atrás deles, estão as autoridades navais - o capitão assistente, contramestre. Mas marinheiros comuns, assim como técnicos e mecânicos (dadas as especificidades do trabalho), não se ofendem com dinheiro.
5. Área de construção
Aqui, em primeiro lugar, estamos falando de trabalhadores de projetos de construção em larga escala que os projetam e implementam - de arquitetos a geólogos, engenheiros e mestres em trabalhos de soldagem, construção e instalação.
4. Gerentes
Esta categoria inclui executivos ou gerentes de topo de várias empresas públicas e privadas.
- A maneira mais lucrativa de gerenciar uma refinaria de petróleo modesta em algum lugar da Sibéria. No setor de petróleo e gás, os salários sempre foram famosos pela abundância de zeros após o valor inicial.
- Depois vem o setor de energia.
- Também é lucrativo construir, gerenciar as finanças de outras pessoas e gerenciar camadas esmagadoras de rochas sombrias em busca de ouro e diamantes.
- No entanto, a indústria de mineração da Rússia começou recentemente a diluir as tendências da era digital. E quase em pé de igualdade com os trabalhadores do gás, recebem gerentes de empresas onde o software é desenvolvido. E também aqueles que anunciam os resultados trabalhistas resultantes.
3. Serviços
O setor de serviços nunca foi distinguido por altos salários, no entanto, também possui suas próprias especialidades "estelares". Isso inclui corretores de imóveis, mecânicos de automóveis, eletricistas e, curiosamente, cabeleireiros.
2. Educação física e esporte
Existem poucas opções altamente pagas aqui - um treinador ou um atleta-instrutor.
1. Energia
Engenheiros de energia e eletricistas comuns ficam bem aqui.
As profissões mais bem pagas da Rússia 2019
O Ministério do Trabalho da Federação Russa não apenas distribuiu os empregos mais bem pagos pela indústria, como também compôs as vagas únicas mais bem pagas.
10. Soldador
Área: construção
Salário: 210 mil rublos.
A lista das profissões mais bem pagas em Moscou e Rússia em 2019 abre uma especialidade profissional muito popular.
O salário médio de um soldador na Rússia é de 55 a 60 mil rublos. No entanto, se esse especialista tiver conhecimento básico de um idioma estrangeiro (na maioria das vezes é inglês), é possível trabalhar sob um contrato com uma empresa estrangeira. Então o preço de um mês de trabalho aumenta acentuadamente - de 150 mil rublos e acima.
E há engenheiros de soldagem que não sabem quanto cozinham, quanto controlam, o que, como e quando os outros cozinham. Eles geralmente são necessários em projetos de construção em larga escala, como um oleoduto na Sibéria, e operam em turnos. Os salários desses especialistas começam em 140 mil rublos.
9. Operador de máquinas de mineração
Área: mineração
Salário: 225 mil rublos.
Em nono lugar na lista das profissões mais bem pagas e procuradas da Rússia, há um especialista restrito que trabalha no setor de mineração.
Máquinas de escavação são mecanismos que, de fato, extraem esses mesmos minerais - carvão ou minério. Os deveres do motorista incluem o gerenciamento das máquinas e sua manutenção regular, bem como, se necessário, a destilação de uma unidade valiosa em um novo local de trabalho. Por tudo isso, o ensino profissional secundário é suficiente.
Esses especialistas geralmente trabalham diretamente em campo, rotativamente, e seus salários começam em 65 mil rublos, dependendo da unidade atendida e do local de trabalho.
8. O chef
Área: catering
Salário: 230 mil rublos.
Se na palavra "chef" uma imagem apareceu diante de seus olhos - alguém de boné branco evoca uma panela sobre um vapor que sai, então está longe da realidade.
Agora o chef é principalmente um administrador. E seu objetivo é organizar o processo de produção na cozinha de forma a alimentar a todos com comida diversa e saborosa, correspondente ao GOST e aos mapas tecnológicos no tempo previsto. Não há tempo para criatividade, exceto em casa, no final da noite.
Em média, na Rússia, os deveres de um chef são estimados em 60 a 70 mil rublos. E se houver um treinamento e recomendações de prestígio, 230 mil rublos são uma quantia bastante comum para esse especialista.
7. Instrutor de atletas
Área: Educação Física e Esportes
Salário: 250 mil rublos.
Você provavelmente sempre viu um homem em um agasalho com um apito no pescoço, que observa os atletas treinando com um olhar atento. Ou vai para a academia, observando como os visitantes trabalham com simuladores. Ou define o ritmo da aeróbica. Ou (se você pagou por aulas individuais) cria um plano de dieta e uma programação de exercícios para você. Todos são atletas instrutores.
Além da técnica dos exercícios, um atleta instrutor deve conhecer o básico da bioquímica e anatomia humana, ser capaz de fornecer primeiros socorros e também ser capaz e amoroso de se comunicar com as pessoas.
Em geral, a profissão não é muito monetária, já que sua barra inferior começa a partir de 20 mil rublos. No entanto, especialistas qualificados, especialmente com um passado esportivo estelar, não são ruins; para isso, o salário médio começa em 150 mil rublos.
6. O programador
Área: indústria de petróleo e gás
Salário: 270 mil rublos.
Existem programadores e programadores. Uma ovelha 1C comum custa 50 mil rublos, mas se um especialista está envolvido no desenvolvimento de novas tecnologias, o preço de seu trabalho começa em 200 mil rublos
Se estamos falando sobre a programação de vários dispositivos, como microcontroladores, ou sobre a instalação e programação de equipamentos industriais, esse especialista recebe em média 120 mil rublos.
5. Gerente de hotel
Área: Hospitalidade
Salário: 290 mil rublos.
Tal especialista é algo como um chef, apenas no setor hoteleiro. Ele é responsável por garantir que o hotel funcione como deveria - os hóspedes foram recebidos, acompanhados, limpeza imaculada e toalhas limpas os aguardavam nos quartos, e os cafés da manhã, almoços e jantares estavam programados.
Além disso, o gerente é responsável pela propriedade do hotel, bem como pela celebração de contratos com clientes e fornecedores. Em média, os salários dos gerentes de hotéis começam em 70 mil rublos, e esse valor também pode incluir uma porcentagem do lucro que o hotel oferece.
4. Diretor Comercial
Área: comércio
Salário: 290 mil rublos.
O salário do diretor comercial depende diretamente do tamanho da empresa. Quanto maior, maior o escopo e mais o funcionário fica.
Um diretor comercial é aquele que cria uma estratégia para vender bens ou serviços de uma empresa, estabelece preços, comunica-se com parceiros promissores, monitora a situação no mercado como um todo e ajusta o curso da empresa para isso. E, claro, ele é responsável por obter lucro.
Em média, na Rússia, o diretor comercial "custa" de 120 mil rublos.
3. Gerenciador de sites
Área: Mineração
Salário: 330 mil rublos.
O chefe do site é uma espécie de diretor em miniatura. E sua área de responsabilidade é muito ampla - do planejamento à contabilidade. Além disso, ele precisa coordenar as ações dos trabalhadores, fornecer condições de trabalho, segurança e também monitorar a disciplina no local.
E tudo isso acontece, em regra, em algum lugar longe da civilização, na mina. Bem, pelo menos todo o lado doméstico da vida é ocupado e pago pela empresa.
2. Piloto de aeronave
Área: Aviação
Salário: 330 mil rublos.
Ao contrário do primeiro lugar na classificação, um salário de 330 mil rublos para os pilotos da aviação não é uma exceção, mas uma regra. Em média, um piloto comum recebe de 250 mil rublos e, se houver certificados para o gerenciamento de alguns equipamentos exóticos, de 330 a 350 mil rublos.
E se estamos falando de capitães de aeronaves, o envelope metafórico que recebem com as contas é ainda mais espesso - de 650 mil rublos.
1. Mecânico de reparação de equipamentos
Área: indústria pesqueira
Salário: 430 mil rublos.
O especialista mais "caro", de acordo com as estatísticas do Ministério do Trabalho e Serviços de Emprego, era um mecânico que reparava equipamentos em uma das empresas do setor de pesca.
Não se sabe o que exatamente levou a empresa que enviou a solicitação ao serviço de emprego a indicar um salário tão alto - condições de trabalho, medida de responsabilidade ou detalhes específicos da empresa. Ou tudo de uma vez.
Na Rússia como um todo, a mecânica para a instalação de equipamentos, especialmente com ensino superior e experiência gerencial, recebe de 170 a 250 mil rublos.
E quem ganha menos na Rússia?
O pior de tudo é que, em termos de salários, as pessoas vivem na produção de roupas. Eles têm um salário médio de 20,2 mil rublos.
Os trabalhadores têxteis tiveram sorte por mais de três mil rublos a mais, seu salário médio é de 25,8 mil rublos.
E as três principais profissões de menor prestígio de 2019 na Rússia são fabricantes de móveis. Nesta área, o salário médio é de 26,1 mil rublos.