Pontes são estruturas maciças feitas de concreto e metal que pesam milhares de toneladas e permanecem em pé mesmo durante desastres naturais devastadores, como terremotos, inundações e furacões. As pontes permitem que as pessoas superem vários obstáculos naturais, como lagos e rios, e são parte integrante do transporte ferroviário moderno.
Apesar de toda a sua importância, é improvável que você leia livros ou artigos com frequência elogiando a grandeza das pontes. Vamos consertar essa omissão. Aqui as pontes mais longas do mundocujo comprimento excede até a mais recente conquista da Rússia - a ponte da Crimeia de 19 quilômetros.
10. Ponte sobre a Baía de Hangzhou - 35,6 km
Esta é uma ponte estaiada que se estende do distrito da cidade de Jiaxing até a cidade de Ningbo, na província de Zhejiang, na China. A maior ponte para pedestres do mundo, projetada na Suíça e orgulhosamente chamada de "Europeia", parece um bebê de verdade em comparação com a ponte chinesa. Afinal, o comprimento do "europeu" é de apenas 494 metros.
Devido às muitas dificuldades enfrentadas por uma construção tão grandiosa, 600 especialistas passaram quase dez anos projetando a ponte. Um dos principais problemas foi a construção offshore. Como solução, várias partes da ponte foram criadas em terra e depois transportadas para a área para a qual foram construídas.
No centro da ponte, um centro de serviço de 10.000 metros quadrados foi construído com o nome "Terra entre o mar e o céu". Este centro é composto por lojas, estacionamento, restaurante, hotel e torre de observação de 145,6 metros, que serve como atração turística. O centro é construído em uma ilha, que é uma plataforma apoiada em palafitas para não interferir nas correntes marítimas da baía.
9. Ponte Yangcun - 35,8 km
Construída como parte da ligação ferroviária Pequim-Tianjin, essa ponte é usada para trens de alta velocidade que viajam a uma velocidade de 350 quilômetros por hora.
8. Ponte do Pântano Manchek - 36.7 km
A primeira, mas não a última ponte construída nos EUA em nossa lista. Embora seu tráfego diário (cerca de 2.250 carros) empalidece em comparação com algumas das pontes mais recentes do país, essa construção continua sendo um feito de engenharia. Afinal, o Manchek Swamp foi construído em 1979.
A ponte passa sobre os pântanos em que, segundo a lenda, o lobisomem Lugaru viveu e viveu uma sacerdotisa praticando o culto ao vodu. Diz a lenda que a sacerdotisa amaldiçoou o bairro e, de fato, um furacão varreu três cidades no dia de seu enterro em 1915. Embora a ponte anterior do pântano de Manchek tenha desmoronado em 1976, a estrutura atual resiste com sucesso a qualquer maldição e permanece inquebrável.
7. Ponte da barragem sobre o lago Ponchartrain - 38,4 km
Embora os chineses mantenham a liderança em nossa lista, a ponte americana detém o título de mais longo voo contínuo sobre a água. Essa ponte atravessa o lago Ponchartrain, na Louisiana, e é sustentada por nove mil estacas de concreto.
6. Ponte de Qingdao - 42,5 km
A construção da estrada que liga a cidade portuária chinesa de Qingdao ao subúrbio de Huangdao foi realizada de 2007 a 2011. e exigiu cerca de 60 bilhões de yuans (9,35 bilhões de dólares). O espaço da ponte Qingdao é dividido em seis faixas e suporta uma estrutura de várias toneladas com mais de 5200 suportes. Todos os dias, 300 mil carros passam pela ponte.
5. Rodovia Bang Na - 54 km
A ponte de seis pistas está localizada em Bangkok, capital da Tailândia. A construção da rodovia foi concluída em 2000, após cinco longos anos de trabalho e financiamento no valor de um bilhão de dólares. A construção levou um total de 1.800.000 metros cúbicos de concreto.
4. Ponte sobre Wei - 79,7 km
Parte de uma importante linha ferroviária entre o leste e o oeste da China. A ponte liga a cidade de Zhengzhou em Henan e a cidade de Xi'an em Shaanxi. Tornou-se o primeiro trem de passageiros de alta velocidade no oeste da China e custou cerca de 35,3 bilhões de yuans (US $ 5,4 bilhões).
3. Grande Ponte de Tianjin - 113,7 km
A terceira maior ponte viaduto faz parte da ligação ferroviária de alta velocidade Pequim-Xangai. Funciona entre o condado de Langfang e o condado de Qingxian.
2. Viaduto de Zhanghua-Kaohsiung, 157,3 km
A poucos metros de distância, esta ponte é inferior à ponte mais longa do mundo, acima da água. Zhangghua-Kaohsiung faz parte da rede ferroviária de alta velocidade de Taiwan e transporta mais de 200 milhões de passageiros todos os meses.
1. A ponte mais longa do mundo: Viaduto Danyang-Kunshan - 164,8 km
A China não é o único país que constrói pontes grandes e caras. No entanto, apenas na RPC construiu as três pontes mais longas do mundo sobre a água. E o mais longo deles é o viaduto que liga Xangai a Nanjing. Este edifício grandioso é anotado no Guinness Book of Records.
A ponte, inaugurada em 2011, segundo várias fontes, custa de 8,5 a 10 bilhões de dólares. 10.000 pessoas foram envolvidas em sua construção. No total, a ponte é suportada por 9.500 estacas de concreto.
A ponte Danyang-Kunshan é única por cruzar muitos lugares diferentes. Abrange rios, canais, abismos, córregos, planícies, colinas, lagos e campos de arroz. O maior corpo de água que ele atravessa é o lago Yangcheng, em Suzhou. Os construtores tiveram uma tarefa difícil - tornar a ponte universal e o mais estável possível. De fato, a grande maioria das terras na planície de inundação do rio consiste em solos moles, não em rochas duras. Portanto, os projetistas decidiram escolher a forma do viaduto - uma ponte composta por numerosos pequenos vãos, e não vários muito longos. Nesse caso, os vãos darão à ponte a flexibilidade necessária para subidas, descidas e curvas. Ao mesmo tempo, o viaduto permanece muito forte em todo o seu comprimento.
No entanto, o título de "maior ponte suspensa do mundo" até agora foi a criação de engenheiros japoneses. O comprimento total da ponte das pérolas (Akashi-Kaykyo) é de 39,1 km. A maior ponte suspensa do mundo se estende pelo Estreito de Akashi e conecta a cidade de Kobe, na ilha de Honshu, com a ilha de Awaji. Subcorrentes fortes não têm medo dele e, se necessário, a estrutura suportará tremores de magnitude 8,5 pontos.