Quando usados em diferentes regiões e condições climáticas, modelos e tipos de pneus se comportam de maneira diferente. Podemos argumentar que um modelo específico de pneu de inverno é melhor que outros pneus, mas não é. Na escolha dos pneus de inverno, você só pode dar algumas recomendações, levando em consideração as condições de operação. Antes de mais nada, ao escolher pneus de inverno, você precisa prestar atenção nos modelos não cravejados e cravejados.
Os espigões permitem reduzir a distância de frenagem, aumentar o coeficiente de aderência à estrada, em condições de neve e gelo, reduzir a probabilidade de derrapagem, por isso não é tão fácil escolher os pneus de inverno certos.
Para os motoristas que vivem em áreas com neve ou para quem costuma viajar para fora da cidade durante o inverno, os pneus com pregos de inverno são os melhores. Os pneus com pregos não são projetados sazonalmente para temperaturas de -20 'C a - 5' C. Os mais eficazes são os pneus com um padrão de piso assimétrico. Eles otimizam a tração na neve densa e no gelo, mas pioram a tração com asfalto seco. Em uma superfície limpa de asfalto, durante a operação, eles moem, voam e emitem ruído.
Menos eficaz na aceleração e na frenagem em áreas onde a maior parte do inverno fica nas estradas, neve molhada ou até seca. Como os pneus têm um número suficientemente grande de pinos, a área de contato da roda com a estrada é reduzida.
Isso leva ao fato de que o coeficiente de aderência é reduzido e, como resultado, o controle do carro se deteriora. Os melhores pneus de inverno são de dois tipos: o tipo escandinavo (com estradas com neve e gelo, aderência máxima), o tipo europeu (com chuva e neve molhada, a melhor aderência). Os pneus projetados para o inverno quente são do tipo europeu. Eles diferem do composto de borracha mais rígido "escandinavo" e do número de lamelas.
Os pneus dos pneus "europeus" têm "costelas" de damas e, é claro, melhoram o controle do carro em uma estrada de asfalto. O motorista que escolheu pneus sem pregos, precisa prestar atenção ao padrão do piso. Pneus com padrões de piso direcionais são mais adequados para neve molhada. Ajuda a remover a sujeira e a neve molhada de debaixo das rodas. O padrão desses pneus é semelhante ao dos pneus de chuva, sua estrutura de piso lembra uma árvore de Natal. Ao escolher pneus, o tamanho é um parâmetro importante. Como regra, a dimensão desejada do pneu é indicada no manual da máquina.