A nova lei, tributando o imposto de renda pessoal sobre os juros sobre depósitos de mais de um milhão de rublos, foi adotada pela Duma do Estado na terceira leitura final e aprovada pelo Conselho da Federação. E contaremos o que isso vai acontecer para os russos, que mantêm seus depósitos de 1 milhão de rublos ou mais em um dos bancos.
E para que essas explicações não sejam apenas úteis, mas também fáceis para a sua percepção, as construímos na forma de perguntas e respostas.
Quem será obrigado a pagar?
O imposto sobre a receita de juros sobre depósitos e títulos será pago por todos os que tiverem depósitos e saldos em contas com diferentes bancos no total de 1 milhão de rublos e mais. Mas há uma nuance importante: o imposto será cobrado apenas da parte do valor que exceder a receita no valor da taxa do Banco Central (no primeiro dia do período fiscal) de 1 milhão de rublos.
Agora, a taxa principal do Banco da Rússia é de 6%. Se permanecer inalterado no próximo ano, o imposto será cobrado sobre a receita de juros acima de 60 mil rublos.
Se o imposto já tivesse sido introduzido a partir de amanhã, eles o tirariam de uma receita de 62,5 mil rublos, já que a taxa-chave do Banco Central em janeiro era de 6,25%.
Observe que a inovação se aplica apenas aos juros sobre depósitos, e não aos próprios depósitos.
Ao mesmo tempo, todos os bancos russos, do menor ao maior, deverão notificar o serviço fiscal dos juros pagos a cada cliente. Exceto aqueles que não serão afetados pelo novo imposto sobre os juros dos depósitos.
Quem não será afetado pela inovação?
Não haverá exceções para idosos ou outras categorias da população. No entanto, como o primeiro-ministro Mikhail Mishustin explicou, o novo imposto não afetará depósitos em rublos com uma taxa de juros abaixo de 1% ao anobem como contas de garantia. Assim, a maioria dos depósitos à vista e contas salariais dos cidadãos é retirada do “golpe de imposto”.
Se alguém receber renda em um depósito em moeda estrangeira, ela será convertida na moeda da Federação Russa para calcular o imposto. Nesse caso, a taxa do Banco Central dependerá da data de recebimento da receita.
A renda dos títulos também cairá sob nova tributação?
Sim. Se no início (e até o final de 2020) as receitas de juros de títulos corporativos, municipais, Eurobonds do Ministério das Finanças e títulos de empréstimos federais não foram levados em consideração no cálculo da base tributária, a partir do ano novo os proprietários de títulos estaduais e corporativos de emissores russos serão equalizados pela carga tributária, que será de 13 %
Quando eles começarão a tributar os juros sobre depósitos acima de 1 milhão de rublos?
A nova lei entrará em vigor. desde o início de 2021. Portanto, não se preocupe com os juros acumulados em 2020, eles não serão tributados.
E como calcularão o "imposto por milhão" da receita de juros recebida antes de 1º de janeiro de 2021, eles a receberão pela primeira vez não antes do próximo período fiscal - 2022.
Serei cobrado um imposto se já tiver um contrato de depósito válido?
Sim, eles terão, mas levando em consideração apenas os juros acumulados a partir de primeiro de janeiro do próximo ano, 2021.
Preciso notificar independentemente o imposto sobre os juros recebidos em minha contribuição?
Não, os depositantes dos bancos russos não precisam fazer isso. Essa responsabilidade é atribuída às instituições financeiras da Rússia.
Para os bancos, este é um novo formulário de relatório que exigirá a criação de um sistema automatizado para preparar e enviar os dados necessários ao imposto. Anteriormente, as instituições de crédito não notificaram o imposto sobre os juros acumulados sobre os depósitos.
Vale a pena dividir os depósitos para que eles não me cobrem impostos?
Os especialistas ainda não têm uma resposta definitiva quando se trata de abrir contribuições para parentes. Até o momento, a nova lei não indica que o cálculo da base tributária deva levar em consideração as contribuições de parentes ou familiares. Portanto, é possível que faça sentido dividir um depósito grande em vários depósitos menores, envolvendo membros da família (incluindo um filho ou filha que já tem 14 anos).
Mas, sobre a questão de saber se vale a pena dividir os depósitos abertos para o mesmo indivíduo, os especialistas em finanças são unânimes. Não, isso não vale a pena. Afinal, as autoridades russas planejam rastrear o valor de todos os depósitos de um determinado depositante em diferentes organizações bancárias.
Exemplo de cálculo de um novo imposto sobre a receita de depósitos bancários a partir de 1 milhão de rublos
Vamos assumir uma situação em que a taxa principal do Banco Central no início de 2021 é de 6% e você tem um depósito com capitalização em um dos bancos russos a 1,1 milhão de rublos a uma taxa de 5% ao ano, não há reposição do depósito.
O rendimento anual será de 56.278 rublos, de acordo com a calculadora de rendimentos de depósitos. Isso significa que essa contribuição não se enquadra no novo imposto.
Se fizermos um depósito um pouco maior - 1,5 milhão de rublos, durante o ano serão acumulados juros no valor de 76.743 rublos.
A quantidade de 16.743 rublos (76.743 rublos menos 60.000 rublos) já será tributada em 13%. Você terá que pagar 2.176 rublos.