Diferentes raças de gatos são significativamente diferentes umas das outras e têm suas próprias características únicas de aparência e personalidade, que são consideradas assinaturas da raça. Uma dessas características é altura e tamanho.
E se você estiver procurando por um amigo felino realmente grande, ou apenas se perguntando quais raças de gatos domésticos são gigantes desse tipo, falaremos sobre os 10 maiores gatos das raças existentes.
Você também estará interessado em: As 10 raças de gatos menores do mundo.
10. Shorthair britânico
A altura média na cernelha e o peso é de 33 cm, 9 kg.
Abra nossa lista de gatos grandes, com cabelos curtos e macios. Os britânicos, como seus fãs de raça os chamam afetuosamente, se distinguem por sua natureza discreta, valorizam o espaço pessoal e são adequados para pessoas que não estão inclinadas a se espremer nos braços de seus animais de estimação.
9. van turca
Altura e peso - 40 cm, 9 kg.
Surpreendentemente, uma criatura tão bonita não é um produto de uma longa seleção, mas um presente da natureza. A van turca é um dos gatos mais antigos da Terra. Existe até uma lenda de que o ancestral do Van turco estava na Arca de Noé e não permitiu que o mouse roesse um buraco no navio. Em gratidão por isso, o Senhor colocou a mão direita sobre ele. Desde então, muitos gatos Van têm uma marca de dedo humano no ombro esquerdo.
Uma característica curiosa desses gatos é uma textura de lã semelhante à caxemira. Possui propriedades repelentes à água e repelentes à sujeira.
8. gato siberiano
Altura e peso - 40 cm, 9 kg.
É possível que o gato siberiano não fosse originalmente siberiano, mas asiático, e seus ancestrais eram comuns aos gatos angorá e persa. Siberian é uma das raças de gatos mais peludas. Os comerciantes russos, que negociavam ativamente com os países da Ásia Central, trouxeram de lá não apenas mercadorias, mas também gatos de pêlo comprido, que se enraizaram perfeitamente no clima severo da Sibéria.
Seja como for, como a raça gatos siberianos se formou precisamente no território da Sibéria. Eles são excelentes companheiros para quem sofre de alergias porque produzem menos proteína Fel D1, que é um gatilho alergênico comum.
7. Gato norueguês da floresta
Altura e peso - 40 cm, 9 kg.
Esta raça de pêlo comprido é originária da Noruega e não está acostumada ao clima frio. Na aparência, os noruegueses são semelhantes aos gatos Maine Coon e Siberian e são muito populares na Noruega e nos países escandinavos vizinhos.
6. Ragamuffin
Altura e peso - 40 cm, 10 kg.
De fato, ragamuffin é a mesma boneca de pano, apenas "em um invólucro diferente". A diferença entre essas raças é mínima e está na variedade de cores dos ragamuffins e na estrutura e cor dos olhos. Se os bonecos ragdolls têm olhos apenas de cor azul e formato oval, os bonecos ragamuffins têm olhos arredondados e podem ser de qualquer cor.
E embora o ragamuffin não seja o maior gato doméstico do mundo, é talvez o mais carinhoso e confiante. Mesmo se ela estiver em perigo, ela não atacará, mas apenas se esconderá.
5. Ragdoll
Altura e peso - 40 cm, 10 kg.
Tomando o melhor de gatos birmaneses e persas, os bonecos de pano são distinguidos por um temperamento calmo e natureza gentil. Eles gostam de sentar em suas mãos e são ótimos companheiros para pessoas caladas que têm muito tempo para se dedicar a essa carinhosa criatura felina.
4. Pixibob
Altura e peso - 40 cm, 10 kg.
Comparado ao trote, com o qual o pixibob é muito parecido, pode parecer minúsculo. Mas isso não impediu que os representantes desta raça ocupassem seu lugar entre os cinco maiores gatos do mundo.
Piksibobov geralmente se compara a um cachorro, por causa de sua tendência a aprender truques e equipes, além de gostar de andar na coleira. Fato interessante: alguns pixibobes podem ter até sete dedos em uma pata.
3. Hausi (Chauzy, Shawzy)
Altura e peso - 40 cm, 15 kg.
Um dos maiores gatos do mundo foi criado há relativamente pouco tempo - nos anos 60-70 do século passado. Gatos abissínio foram cruzados com gatos selvagens de junco, na tentativa de obter um animal com a graça de um gato selvagem e o caráter de um doméstico.
Como resultado, os criadores receberam uma criatura divertida e muito móvel que ama a companhia de uma pessoa, mas não gosta de se sentar nos braços dele. A casa é leal aos seus donos e tolera outros animais na casa.
2. Maine Coon
Altura e peso - 41 cm, 12 kg.
Um dos gatos mais bonitos do mundo é conhecido por seu grande tamanho e disposição nobre. Maine Coon - os maiores gatos domésticos que não têm vínculos familiares recentes com gatos selvagens, como o primeiro e o terceiro números da nossa classificação.
Os representantes desta raça são amigáveis, não caprichosos e têm uma expectativa de vida longa (para gatos) - 12,5 anos ou mais.
Maine Coon, apelidado de Barivel, está listado no Guinness Book of Records como o gato mais longo do mundo. Dos ouvidos à cauda, atinge 1,2 metros. O nome Barivel significa "Palhaço" ou "Coringa" no dialeto italiano local. Apesar de um nome tão animado, ele, segundo os proprietários, é uma espécie de sofá vivo, passando seu tempo reclinado e comendo porções generosas de frango e peixe.
1. Savannah
Altura e peso - 60 cm, 15 kg.
Aqui está uma foto do maior gato do mundo. No entanto, os especialistas não concordaram com o tamanho máximo que a savana pode atingir. O fato é que esta raça é uma criação recente, que surgiu como resultado do cruzamento de gatos domésticos (na maioria das vezes siameses) e de um serval, um gato selvagem africano.
A savana raramente é vista não apenas na Rússia, mas também em outros países. Ela é a gata mais cara do mundo, e o custo de um gatinho chega a 22 mil dólares.
Por natureza, o maior gato do mundo é mais como um cachorro. Ela é calma, se dá bem com outros animais de estimação e é muito leal ao dono.