Judô (Judô) - combate esportes sem armas, o que melhora a pessoa não apenas fisicamente, mas também psicologicamente. E embora o judô tenha nascido no Japão, um judoca se tornou o presidente da Rússia. Sim, estamos falando de Vladimir Putin, que se tornou o primeiro russo a receber o 8º dan em 2012 (de 10 possíveis).
Encontrar o melhor dos melhores no judô não é fácil. Para isso, compilamos uma lista de Os 10 melhores judocas da históriatendo conquistado o maior número de prêmios nos Jogos Olímpicos. As vitórias no campeonato mundial de judô também foram levadas em consideração.
10. Yasuhiro Yamashita (Japão)
- 1984 - medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Este judoca japonês se tornou o último campeão olímpico a competir na categoria absoluta. Atletas de qualquer peso poderiam competir nele para demonstrar que no judô, poucos parâmetros físicos são importantes como técnica e tática. Após os Jogos de 1984, a categoria absoluta foi excluída do programa das Olimpíadas.
Yamashita tornou-se quatro vezes o medalhista de ouro da Copa do Mundo e, antes de sua partida no auge da fama, conquistou 203 vitórias consecutivas. Atualmente, ele é vice-presidente da Federação Japonesa de Judô.
9. Xi'an Dongmei (China)
- 2004, Atenas - medalha de ouro.
- 2008, Pequim - uma medalha de ouro.
O famoso judoca da seleção nacional da China conquistou duas medalhas de ouro no peso de 52 kg. Ela também conseguiu se tornar a medalhista de prata do Campeonato Asiático duas vezes em 1995 e 2004.
Em 2018, o nome Xi'an foi listado no Hall da Fama da Federação Internacional de Judô (IJF).
8. Ayumi Tanimoto (Japão)
- 2004, Atenas - medalha de ouro.
- 2008, Pequim - uma medalha de ouro.
Um dos melhores judocas do mundo representa a seleção do Japão. No cofrinho de seus prêmios não está apenas o ouro olímpico. Atuando na categoria de peso de até 63 kg, o atleta japonês venceu os Jogos Asiáticos em 2001 e 2004 e também conquistou duas medalhas de bronze na Copa do Mundo em 2001 e 2007 e prata em 2005.
Assim como Xi'an Dongmei, Ayumi entrou no Hall of Fame da IJF em 2018.
7. Masato Utishiba (Japão)
- 2004, Atenas - medalha de ouro.
- 2008, Pequim - uma medalha de ouro.
Utishiba começou sua carreira com 60 kg de peso, mas depois passou para a categoria mais "pesada" - 66 kg. Ele conquistou não apenas o ouro em duas Olimpíadas, mas também a prata na Copa do Mundo de 2005 e o bronze nas competições asiáticas em 2002.
Infelizmente, o nome de um dos melhores judocas do mundo está associado a vitórias esportivas gloriosas e a um escândalo. Em 2013, Masato Utishiba foi condenado a cinco anos de prisão por estuprar a garota que ele treinou. O próprio judoca alegou que o contato sexual era de acordo mútuo, mas o tribunal não acreditou nele.
6. Peter Seisenbacher (Áustria)
- 1984, Los Angeles - Medalha de Ouro.
- 1988, Seul - Medalha de Ouro.
O mestre de judô austríaco ficou em sexto lugar no ranking dos melhores judocas do nosso tempo, graças a duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1984 e 1988, uma medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo e muitas medalhas nos Campeonatos da Europa. Tendo completado sua brilhante carreira esportiva, Seisenbacher em 2012 tornou-se o treinador da equipe de judô do Azerbaijão.
Sob sua liderança, atletas do Azerbaijão se apresentaram com sucesso na Copa do Mundo no Brasil. E Elkhan Mammadov, pela primeira vez na história do judô azerbaijano, venceu o campeonato mundial.
No entanto, em 2017, o austríaco foi preso em Kiev por acusações de crimes sexuais.
5. David Douillet (França)
- 1992, Barcelona - uma medalha de bronze.
- 1996, Atlanta - Medalha de Ouro.
- 2000, Sydney - Medalha de Ouro.
Os 5 melhores judocas do mundo são abertos por um grande homem em todos os sentidos da palavra. O peso do francês David Douillet é de 125 kg, o que está próximo da massa média do lutador de sumô. Ele foi o primeiro judoca não japonês a vencer dois títulos mundiais (na categoria de peso e absoluta) durante uma Copa do Mundo de 1995.
No total, Douillet conquistou o ouro cinco vezes no campeonato mundial e também duas vezes recebeu uma medalha de ouro no campeonato europeu. E tantas vezes ele foi premiado com bronze e prata.
Em 2011, a Federação Internacional de Judô nomeou David Duye o melhor jogador de judô na história.
4. Tadahiro Nomura (Japão)
- 1996, Atlanta é uma medalha de ouro.
- 2000, Sydney - Medalha de Ouro.
- 2004, Atenas - medalha de ouro.
Para muitos atletas olímpicos, uma medalha de ouro é considerada a principal conquista em sua carreira esportiva. E aqueles que são capazes de ganhar duas medalhas merecem o status de "elite de elite". No entanto, a lenda do judô moderno, o japonês Tadahiro Nomura, chegou ao topo até então inatingível em seu esporte. Ele é o único judoca a ganhar três medalhas de ouro olímpicas consecutivas.
As realizações esportivas de Nomura não param por aí. Ele é o dono da medalha de ouro da Copa do Mundo de 1997 e da medalha de bronze recebida em 2003.
3. Driulis Gonzalez (Cuba)
- 1992, Barcelona - uma medalha de bronze.
- 1996, Atlanta - Medalha de Ouro.
- 2000, Sydney - medalha de prata.
- 2004, Atenas - uma medalha de bronze.
As Olimpíadas são um teste honroso, mas muito difícil para um atleta. Especialmente se essa não for a primeira Olimpíada de sua carreira. Os oponentes estão ficando mais jovens ou, na verdade, você está ficando mais velho, e os métodos de treinamento continuam a melhorar.
E o fato de a atleta cubana ser uma das duas judocas que participou dos cinco Jogos Olímpicos mostra sua alta habilidade e excelente forma física.
Gonzalez conquistou ouro três vezes na Copa do Mundo, duas vezes venceu prata e tantas vezes - bronze.
2. Ryoko Thani (Japão)
- 1992, Barcelona - medalha de prata.
- 1996, Atlanta - medalha de prata.
- 2000, Sydney - Medalha de Ouro.
- 2004, Atenas - medalha de ouro.
- 2008, Pequim - uma medalha de bronze.
Durante muito tempo, Ryouko Tani conquistou o título de campeão mundial mais jovem da história do judô. Ela tinha pouco mais de 18 anos quando ganhou uma medalha de ouro no canadense Hamilton em 1993.
Mas não é isso que faz dos japoneses o melhor judoca de todos os tempos. Ela é a única mulher na história do judô que se tornou sete vezes campeã mundial e recebeu cinco medalhas olímpicas.
Ryoko Tani é tão popular no Japão que até se tornou uma personagem no mangá sobre judô (Yawara!). Seu nome é dado aos heróis dos jogos de computador World Heroes 2 (Ryoko Izumo) e Fighter's History (Ryoko Kano).
1. Teddy Riner (França)
- 2008, Pequim - uma medalha de bronze.
- 2012, Londres - medalha de ouro.
- 2016, Rio de Janeiro - medalha de ouro.
Este é o judoca mais intitulado do mundo na história. Dobre os dedos:
- bicampeão olímpico (2012, 2016);
- 11 vezes campeão mundial;
- cinco vezes campeão europeu;
- três vezes atleta do ano na França;
- Finalista de ouro dos Jogos do Mediterrâneo.
O judô francês tem apenas 29 anos, mas ele domina o judô como nenhum atleta antes dele. Riner é a primeira pessoa a ganhar 8 medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Judô, fazendo isso anualmente, de 2007 a 2015 (exceto 2016).
"Teddy Bear", como os fãs chamam carinhosamente de ídolo, perdeu apenas duas vezes em toda a sua carreira esportiva adulta. E desde 2010, o melhor judoca do mundo não perde uma única batalha, já conquistando mais de 140 vitórias.
Em 2020, Riner pretende ganhar ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Se ele conseguir, o atleta francês entrará na história como o único judoca masculino em cujo cofrinho há imediatamente quatro prêmios olímpicos.