Toda a vida em nosso planeta depende da água. Os ecossistemas marinhos e de água doce cumprem muitas funções vitais - desde a manutenção do equilíbrio climático nos níveis local e global até a preservação da diversidade biológica.
Mas quando pensamos no mar em que planejamos passar férias, geralmente não levamos em conta sua importância para o planeta. O mais importante é a pureza da água. Após analisar os relatórios da Agência Europeia de Proteção Ambiental (EEA), dados do Guinness Book of Records e outras fontes, descobrimos para você o mar mais limpo. Até 10 desses mares!
10. Mar Adriático
A limpeza deste mar semi-fechado, que faz parte do Mediterrâneo, depende diretamente da abordagem ecológica da cidade costeira. Por exemplo, o Mar Adriático ao largo da costa de Veneza não pode ser considerado limpo, uma vez que o transporte, o transporte, a agricultura e as águas residuais de várias indústrias contribuem para a poluição da água.
Em 2019, recomendamos as praias do Adriático, localizadas na região croata da Dalmácia. De acordo com um estudo do Instituto de Saúde Pública do Condado de Split-Dalmácia, realizado em todas as 964 praias, 98% das praias locais são classificadas como “excelentes” em termos microbiológicos.
9. O Mar Branco
E aqui está a resposta para a pergunta: qual mar é o mais limpo da Rússia. O Mar Branco pertence à bacia do Oceano Ártico e, embora as águas deste sistema hidráulico estejam sujeitas a várias poluições industriais, elas ainda permanecem bastante limpas em comparação com outros mares da Rússia.
A melhor hora para o resto dos "selvagens" no Mar Branco é o final de julho. Neste momento, a água aquece até 18-20 graus. Os turistas elogiam o resto em Umbra, com grandes praias e mar raso na área do rio Negro. Mas não há serviço para turistas lá, e é aconselhável levar seus próprios produtos (além de um churrasco e uma panela de sopa).
E se você precisar de uma praia bem equipada e limpa, é melhor não encontrar a praia de Jagrinsky.
8. Mar de Barents
Ele está incluído nos três primeiros mares mais limpos da Rússia (junto com os mares Branco e Kara), de acordo com uma das expedições do Instituto Biológico Marinho de Murmansk. A cada ano, os cientistas realizam estudos marítimos e costeiros expedicionários em diferentes partes dos mares da Rússia.
Apesar do clima severo do mar de Barents, a infraestrutura turística cresce lentamente perto dele. "Meca" para quem quer temperar o corpo (no verão a água esquenta até 12 ° C), pescar e aproveitar o longo nascer e pôr do sol é Teriberka.
7. Mar Mediterrâneo
Ao mesmo tempo, o famoso oceanólogo Jacques Yves Cousteau chamou o Mediterrâneo de "aterro". Felizmente, não é assim em todo o seu comprimento. A maior quantidade de resíduos chega ao mar Mediterrâneo a partir de áreas costeiras com indústrias desenvolvidas - Nápoles, Alexandria, Tunísia, Izmir, etc.
Mas muitas praias espanholas e gregas localizadas nas margens do Mar Mediterrâneo estão marcadas com a "bandeira azul" para limpeza. Estes incluem, por exemplo, Playa de Muro na ilha de Maiorca, Baía Navagio e Praia Elafonisi.
E os especialistas do EEE observaram o nível mais alto de pureza da água nas praias de Malta. Um impressionante 99% da água balnear de Malta foi classificado como excelente.
6. O Caribe
O Protocolo de Cartagena, assinado por 13 países em 1990, proíbe atividades humanas destinadas a destruir o Caribe. Isso não significa que este território esteja completamente livre de poluição, mas é significativamente mais limpo que a maioria dos outros mares.
Um clima quente e belas praias fazem do Caribe uma das áreas de resort mais populares do mundo.
Em 2019, recomendamos visitar praias do Caribe, como Ram Point nas Ilhas Cayman, Varadero em Cuba ou Bavaro na República Dominicana. Todos eles têm ótimas críticas no TripAdvisor e outros sites de viagens.
5. Mar da Arábia
Este pequeno mar sofre principalmente de poluição por petróleo e derivados. No entanto, na costa das Maldivas e um local popular para o ecoturismo - a ilha de Astola, no Paquistão - a água é segura e limpa.
4. O Mar Vermelho
Devido ao grande número de peixes, microorganismos e outros habitantes, esse mar rapidamente "digere" a maior parte da poluição. Até petróleo, que é regularmente derramado por navios-tanque que viajam ao longo do Canal de Suez.
Um fator importante que afeta o nível de poluição do Mar Vermelho é a ausência de rios que fluem para ele. Mas são precisamente os rios mais sujos do mundo que abastecem o oceano com 90% de resíduos plásticos.
Os melhores lugares para relaxar no Mar Vermelho são a popular praia paga Dream de Hurghada, a Baía Sharm El Maya, a Praia Mahmeya na Ilha Big Giftun e a Praia Abu Dabab.
3. Mar Egeu
Um dos mares mais limpos do planeta, no entanto, não poderia prescindir de um "mas": é apenas ao largo da costa da Grécia.
Mas na costa turca, a situação é pior devido à grande quantidade de águas residuais. Por esse motivo, um fenômeno como a “maré vermelha” é frequentemente observado: as camadas de água ricas em nitrogênio e fósforo sobem das profundezas, causando o florescimento prejudicial de algas microscópicas. Nadar nessa água não é saudável.
No entanto, na costa das tartarugas de Iztuzu - a pérola do popular resort turco Dalyan - a natação é bastante segura. Esta é uma das praias mais limpas da Turquia. Outra praia turca limpa, silenciosa e segura com água turquesa é o Olympos, em ираıralı.
2. Mar Morto
Este mar é um dos reservatórios mais salinos da Terra. Sua salinidade é de 300 a 310% e em alguns anos sobe para 350%. No entanto, no Mar Morto, você pode nadar o ano todo. E não importa se você sabe nadar ou não, a água oleosa e incrivelmente salgada mantém perfeitamente o corpo à tona (você pode até sentar-se "em turco"). O momento ideal para nadar é de 20 minutos por dia.
A "esterilidade" do Mar Morto é explicada, como você deve ter adivinhado, por sua salinidade. Nenhum peixe ou organismo vivo, exceto turistas, é encontrado aqui. E o lixo industrial não é jogado aqui. Mas o desperdício da vida humana é encontrado.
As melhores vistas do Mar Morto esperam por você no Monte Masada (se você tiver um carro) ou na varanda do hotel na cidade turística de Ein Bokek.
1. O mar de Weddell
Para responder à pergunta que mar é o mais limpo do mundo, recorremos ao Guinness Book of Records. E a resposta foi: Mar de Weddell, um dos mares mais antigos e pouco estudados da Terra. Ele está localizado na costa da Antártida Ocidental e não é muito adequado para nadar, porque na maior parte do ano é coberto por blocos de gelo à deriva e icebergs.
Em 1986, cientistas alemães do navio "Polar Star" registraram a maior profundidade de relativa transparência da água no mar de Weddell. Era 79 metros, o que é comparável à transparência da água destilada. Obviamente, muito tempo se passou desde então, no entanto, dado o pequeno número de pessoas que visitam a área e a falta de instalações de envenenamento por água, o Mar de Weddell ainda detém o título de "o mar mais limpo do mundo".