Spider é uma das criaturas mais terríveis da Terra. Qualquer pessoa que sofre de aracnofobia irá confirmar isso para você. Talvez você diga: o que pode ser assustador em uma criatura tão pequena? E eu responderei com uma pergunta para a pergunta: "em que é tão pequeno?" Olhe para a maior aranha do mundo, e descubra onde ele mora para que você possa planejar suas férias longe deste lugar.
10. Tegenária da parede (Cerbalus Aravaensis) - corpo 3 cm, extensão da perna 14 cm
Onde ele mora: nas dunas do deserto de Wadi al-Arabs, no sul de Israel e na Jordânia.
Este é o menor aracnídeo da nossa coleção e uma das maiores aranhas da Terra.
Desidratação e bronzeamento não são as únicas ameaças que você encontrará se se encontrar nas dunas de areia quente do deserto de Wadi al-Arab. Afinal, esta é a casa da maior aranha caçadora do Oriente Médio. Ele cria seu covil na areia e entra "em negócios" à noite. Os cientistas não acreditam que a tegenária da parede seja altamente tóxica, mas nenhum deles testou essa hipótese.
9. Aranha-errante brasileira (Phoneutria fera) - corpo 10 cm, extensão do pé 7 cm
Onde ele mora: na América do Sul e Central.
Não é a maior aranha da lista, mas a mais perigosa. Este amante peludo de banana chegou ao Guinness Book of Records em 2010 como a aranha mais venenosa do mundo. O Guinness não tem uma categoria para as aranhas mais agressivas, caso contrário a aranha brasileira cairia nela. A esse respeito, ele está muito perto da cobra mais venenosa do mundo, que também não é famosa por seu caráter manso.
Quando não há bananas por perto, o brasileiro de oito pernas come ratos, lagartos e insetos grandes. Para matar uma aranha de 20 gramas, basta injetar 6 μg de veneno por via intravenosa e 134 μg por via subcutânea. Para comparação: uma viúva negra com a mesma finalidade exigiria 110 microgramas e 200 microgramas de veneno, respectivamente.
O veneno de uma aranha errante brasileira é muito perigoso e pode matar uma pessoa em duas horas. Também pode causar uma ereção dolorosa de quatro horas nos homens. Portanto, no futuro, esse perigoso artrópode pode servir a ciência como tratamento para a disfunção erétil.
8. Camel Spider (Solfigae) - corpo 5-7 cm, extensão da perna 12-15 cm
Onde ele mora: em qualquer área quente do deserto. Você está seguro (desta aranha) na Austrália. Ele nunca foi visto na Antártica, se isso ajuda você.
Esta aranha, também conhecida como salpuga, recebeu seu nome não oficial por comer camelos no café da manhã. Não acredite nisto? E com razão. Ele foi apelidado de "camelo" pelas "corcovas" em sua cabeça. De acordo com outras informações, uma aranha assustada pula alto o suficiente e pode agarrar com sua poderosa quelícula (mandíbulas) no que está acima dela. No deserto, isso geralmente leva à virilha de um camelo.
As mandíbulas do salpugi são tão fortes que podem até perfurar a unha humana. No vídeo com as maiores aranhas do mundo, os salpegs parecem mais ameaçadores, especialmente quando você olha a mandíbula de lado. Os dentes e a aresta de corte são claramente visíveis.
A boa notícia é que essa aranha não é venenosa. A má notícia é que, se ele o morde, restos de comida em decomposição podem entrar no ferimento e isso pode levar a uma inflamação grave.
7. Hercules Baboon Spider - tamanho do corpo de 7 a 9 cm, extensão da perna até 20 cm
Onde ele mora: em países africanos como Níger, Benin, Gana, Camarões e Nigéria.
O único espécime conhecido de um babuíno hercúleo foi capturado na Nigéria cerca de cem anos atrás e está alojado no Museu de História Natural de Londres. Ele recebeu esse nome pelo hábito de comer babuínos (uma piada). De fato, essa aranha tem o nome da semelhança entre suas pernas e os dedos do babuíno. Como ninguém vê essa aranha há muito tempo, há uma suposição de que ele desapareceu da face da Terra. Em uma versão mais otimista, ele pode levar a vida subterrânea, longe dos olhos humanos.
Um parente próximo do babuíno hercúlea, o babuíno-real (Pelinobius muticus) vive na África Oriental e outra subfamília relacionada - Harpactirinae - é famosa por seu comportamento agressivo e imprevisível e seu forte veneno.
6. Tarântula decorativa (Poecilotheria rajaei) - corpo 8 cm, extensão do membro até 20 cm
Onde ele mora: em árvores antigas ou em prédios antigos no Sri Lanka e na Índia.
As tarântulas vivem não apenas na América Central e do Sul. Uma enorme tarântula do tamanho do rosto de uma pessoa adaptada ao desmatamento no Sri Lanka e mudou-se para prédios abandonados. Ele gosta de comer pássaros, lagartos, roedores e até cobras.
Esta espécie foi descoberta relativamente recentemente, em 2009. E o nome Poecilotheria rajaei recebeu em homenagem ao policial Michael Rajakumar Purajah, que guardou os cientistas durante sua expedição.
5. Tarântula gigante colombiana (Megaphobema robustum) - corpo 8 cm, extensão da pata até 20 cm
Onde ele mora: nas florestas tropicais do Brasil e da Colômbia.
Este membro da família tarântula come ratos, lagartos e insetos grandes, para que você possa usá-lo para controlar pragas domésticas. Raramente é importado para a Rússia, e qualquer colecionador-aracnófilo sonha em conseguir um belo colombiano para si mesmo.
Nas patas traseiras desta espécie, existem espinhos com os quais a aranha ataca e luta contra os inimigos. Ele não é agressivo com uma pessoa, mas pode morder de vez em quando. O veneno de uma tarântula gigante colombiana não é fatal, mas existe o risco de uma reação alérgica. Em uma palavra, este não é o animal de estimação mais adequado.
4. Tarântula preta brasileira (Grammostola anthracina) - corpo 16-18 cm, extensão da pata 7-10 cm
Onde ele mora: no Uruguai, Paraguai, Brasil e Argentina.
Não deixe de visitar a América do Sul se estiver procurando por aranhas enormes. Gramostol antracina - um dos tipos de tarântulas, que é muito popular por causa de sua bela "lã" preta com um brilho metálico. É improvável que ele o morda, se você não esquecer de alimentá-lo com baratas ou grilos. No entanto, os pêlos longos nas pernas e no tronco de uma tarântula brasileira podem causar irritação em contato com a pele humana.
3. Aranha de cavalo (Lasiodora parahybana) - corpo 8-10 cm, extensão da pata até 25 cm
Onde ele mora: nas florestas do Brasil. Este é um animal de estimação popular, para que você possa vê-lo em lojas de animais e possivelmente no apartamento de um vizinho.
A terceira das maiores aranhas do mundo se reproduz facilmente em cativeiro e é considerada obediente. No entanto, se provocada, uma aranha de cavalo pode morder, não muito perigosa, mas dolorosa. Além disso, esses animais têm o hábito "fofo" de pentear cabelos em chamas em perigo. Portanto, não aproxime a aranha dos olhos.
2. Aranha-caçador gigante (Heteropoda maxima) - corpo 4,6 cm, extensão das patas de 25 a 30 cm
Onde ele mora: apenas nas cavernas do Laos, mas enormes aranhas caçadoras semelhantes a ele vivem em todas as regiões quentes e moderadamente quentes do planeta.
Enquanto a tarântula de Golias (número um na lista) é considerada a aranha mais maciça da Terra, a aranha caçadora gigante tem pernas mais longas. Seu alcance atinge de 25 a 30 centímetros.
Essas aranhas são perigosas não apenas para seus inimigos naturais, mas também para os seres humanos. Após a mordida, a hospitalização pode ser necessária. Se você vive em um clima quente e ouve um som rítmico semelhante a um relógio de quartzo, saiba: em algum lugar próximo está o Heteropoda maxima masculino. E se você não é uma aranha gigante, é melhor correr.
1. Tarântula de Golias (Theraphosa blondi) - tronco 10,4 cm, extensão das patas até 28 cm
Onde ele mora: em tocas em florestas tropicais e pântanos da parte norte da América do Sul.
Aqui está, a maior aranha do mundo. Na foto, ele parece intimidador, e não sem razão. Tarântula Golias é uma das variedades da tarântula. A terapêutica loira pode morder uma pessoa com suas enormes presas (1-2 cm), e seu veneno é comparável em dor e efeito geral ao veneno de vespa.
Os picos espetados desse gigantesco “cotão” representam uma grande ameaça, pois podem permanecer na pele e nos olhos de uma pessoa, causando prurido e irritação por vários dias.
Um dos Theraphosa blondi teve a sorte de entrar no Guinness Book of Records como o maior representante de sua espécie. O espaço das patas deste espécime, capturado na Venezuela em 1965, era de 28 centímetros.
Como o próprio nome sugere, essa aranha às vezes come pequenos pássaros, como beija-flores. Mas ele próprio pode transformar um caçador em uma presa saborosa. As pessoas que vivem no habitat das tarântulas de Golias as capturam e as comem (têm gosto de camarão).
E, finalmente, um fato interessante: Os machos-aranha possuem apêndices especializados que são usados para criar os sons necessários à proteção e à comunicação sexual. As maiores aranhas emitem sons altos o suficiente para as pessoas ouvirem. Portanto, se você ouvir um som estranho durante a noite, talvez haja uma aranha sexualmente preocupada em algum lugar próximo.