Estamos acostumados a cinemas, acesso gratuito a muitos filmes e não queremos mais assistir com qualidade HD mais baixa. Já estamos nos oferecendo não apenas para assistir a um filme, mas eles são atraídos por diferentes opções para animar pinturas - de 3D a 7D.
Mas não foi sempre assim. E poucas pessoas se perguntam como tudo começou. Vamos descobrir juntos a história da formação do cinema mundial, desde as primeiras pinturas até os filmes coloridos.
O primeiro filme do mundo - “Roundhead Garden Scenes”
Acredita-se que o cinema apareceu em 1895. Mas raramente onde você encontra referências ao fato de que em 1888 o primeiro filme do mundo foi filmado - "Cenas no jardim Roundhea" ("Roundhay Garden Scence").
O francês Louis le Prince, o autor deste filme, usou uma tecnologia nova para a época: a gravação era em filme de papel com uma emulsão fotográfica aplicada. A cena durou apenas 1,66 segundos, e Louis fez uma caminhada no jardim de seu filho, sogra com seu marido e amigo Harriet Hartley.
O início oficial do filme foi marcado pelos irmãos Lumiere e seu filme mais famoso “Chegada do trem na estação de La Ciotat” ("L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat", 1895). Ele também é conhecido na Rússia sob os nomes "Chegada de um trem" e "Chegada de um trem de correio".
O enredo é bastante simples - em 49 segundos, uma parada de trem na estação de La Ciotat e os passageiros que viajam pelos vagões são demonstrados.
Fato interessante! Este filme se tornou o progenitor do enredo do filme mudo, chamado de "itinerante". Começou a representar diretores em todo o mundo e a gravar suas versões em diferentes estações.
Por que esse curta-metragem documentário é lembrado e se tornou um cânone? Os criadores da imagem puderam transmitir pela primeira vez o movimento no espaço em uma tela plana: o trem aparece de longe, passa por toda a tela e pessoas em um plano diferente (geral, médio e grande) estão andando nas proximidades.
Com seu realismo, "Chegada do trem" impressionou tanto o público que saltou da tela, temendo que o carro os esmagasse.
O primeiro filme com som - "Jazz Singer"
A tecnologia de gravação de som (fonógrafo) já existia antes do advento do cinema. Em 1894, Thomas Edison e seu assistente William Dixon fizeram suas primeiras tentativas de incorporar a gravação de som em uma câmera de filme. Mas a invenção (cinetofonógrafo) permaneceu apenas um incidente técnico devido a grandes problemas na sincronização de dispositivos e a uma qualidade de som muito ruim.
Leon Guomon tentou repetir algo semelhante em 1900: ele combinou o aparelho Lumiere com um fonógrafo. No entanto, a invenção permaneceu inadequada para o nascimento do cinema sonoro por muitos anos.
O progresso tecnológico exigiu que os cineastas avançassem: a popularidade do rádio afetou adversamente o fluxo de espectadores nos cinemas. Portanto, a introdução de acompanhamento de áudio para filmes tornou-se uma necessidade.
Finalmente, em 6 de outubro de 1927, viu a luz do primeiro filme sonoro do mundo. Tira de filme "Cantor de jazz" foi lançado pela conhecida empresa WARNER Bros. e é uma comédia sentimental. O som nesta imagem não são as conversas dos heróis e o ruído ambiente que nos são familiares. Ele usa apenas a sobreposição de fragmentos musicais de jazz e apenas algumas frases são adicionadas (por exemplo, "Vamos, mãe, ouça!").
Fato interessante! Para iniciar o cinema sonoro, o tema da música não foi escolhido por acaso. Em janeiro de 1917, um disco com uma composição de jazz foi lançado pela primeira vez nos Estados Unidos.
A fita foi dublada usando a tecnologia Vitafon - o som foi gravado primeiro nos registros fonográficos, que foram sincronizados com a tela.
Um ano depois, o próximo filme foi lançado. "O canto dos tolos" dos mesmos criadores, mas já existem diálogos completos dos atores.
A primeira fita com o som gravado saiu em 1928 e foi chamada "Crime perfeito".
O primeiro filme colorido - Viagem à Lua
Os irmãos Lumiere tentaram colorir os filmes manualmente, mas eles mesmos não consideraram isso um trabalho sério, portanto não houve menção de pinturas específicas na história.
O Media Museum, no Reino Unido, conduziu muitas pesquisas e pesquisas de arquivo, o que resultou na descoberta do primeiro filme colorido do mundo chamado "Viagem à lua", que se refere aos anos de 1901-1902.
Pertencia a um cineasta da França, Georges Méliès, que gravou o despacho da expedição para a lua. Ele conseguiu alcançar o efeito de cor em "Journey" com a ajuda de três filmes com cores diferentes, a saber, azul, vermelho e verde. Devido à sobreposição, George conseguiu obter uma imagem de cores diferentes. Infelizmente, ele não teve tempo para concluir a ideia.
Antes da descoberta da fita Méliès, Herbert Calamus era considerado o fundador do cinema em cores. Em 1912, ele fundou a empresa "Technicolor", com tecnologia própria para colorir filmes.
A pintura foi manchada devido ao equipamento especial da câmera fotográfica com um sistema de prismas de vidro, que dividiu o fluxo de luz da lente em dois. Os filtros transmitiram a imagem em duas cores para filmes diferentes. Precisamente porque esse processo de aplicação de cores é bastante trabalhoso e complexo, a empresa lançou o primeiro filme apenas em 1917.
Em 1922, “Technicolor” foi exibido nas telas do filme “Vítimas do Mar”, que foi um enorme sucesso para o público, embora tenha sido pintado com apenas quatro cores (verde, vermelho, preto, branco).
O primeiro filme desse tipo na URSS - "Encouraçado Potemkin". Foi lançado em 5 de dezembro de 1925, e toda a sua "cor" consistia em uma bandeira soviética vermelha e sombreada.
Apesar de muitas descobertas anteriores, o ano oficial da aparição do cinema em cores é considerado 1935. O diretor Ruben Mamulyan lançou seu filme Becky Sharp, que é uma adaptação do livro "Vanity Fair".
Hoje, os filmes são um marco na história do cinema (assim como os primeiros desenhos animados). Os filmes antigos são uma herança artística, carregam um grande valor e experiência de gerações. Não devemos esquecer que o progresso no cinema só foi possível após essas primeiras descobertas complexas.