Mesmo na era da Internet, os russos continuam sendo uma das nações mais lidas do mundo. E, resumindo os resultados de 2017, a revista Forbes divulgou uma lista de publicações que são mais vendidas nas livrarias russas. Descobriu-se que as preferências dos russos estão mudando gradualmente para não-ficção e histórias sérias. As vendas de psicologia, ciências naturais e literatura histórica cresceram significativamente e "sem sobrecarregar o cérebro", embora seja prontamente mantido no topo das vendas, segundo especialistas da Forbes, "está perdendo significativamente em número".
Apresentamos os 10 livros mais populares da Rússia. A Forbes foi responsável pelas vendas de livros lançados de novembro de 2016 a meados de dezembro de 2017.
10. Pouca vida
O romance do escritor americano Chania Yanagihara abre a seleção dos livros mais vendidos. Ele tem cerca de quatro amigos que estão tentando ter sucesso na movimentada, vibrante e rica Nova York. No entanto, quanto mais a história leva os leitores, mais claro é que três dos amigos são apenas o pano de fundo do protagonista, no passado dos quais existem muitos segredos obscuros.
9. Viver em São Petersburgo: do Palácio a Sadovaya, de Gangutskaya a Shpalernaya. Histórias pessoais
Um título tão longo tem uma coleção de histórias de muitos autores. Este é um livro sobre São Petersburgo e para Petersburgo. Ela fala sobre o passado da cidade, traz lembranças nostálgicas da infância e juventude, saturadas com uma atmosfera única de Petersburgo. Graças a esta coleção, você pode aprender mais sobre eventos que tiveram um papel importante na vida da cidade no Neva.
Já vendeu 38 mil cópias do livro.
8. Texto
O trabalho de Dmitry Glukhovsky (autor do aclamado Metro 2033) aborda os problemas sociais da sociedade moderna. Como um dos leitores colocou em sua resenha, o resultado foi uma mistura de Crime e Castigo de Dostoiévski e Conde Monte Cristo de Dumas.
Ilya, o protagonista do livro, volta para casa depois de cumprir sete anos por um crime que não cometeu. Suas esperanças de recomeçar a vida imediatamente caíram em cinzas: sua mãe estava morrendo, a menina não esperou por ele, e sua cidade natal mudou muito durante tanto tempo.
Não há mais pessoas próximas a Ilya no mundo. Tudo o que restou foi o desejo de se vingar do policial, que o emoldurou e o mandou para a prisão.
Desde junho, mais de 44 mil cópias do texto foram vendidas.
7. Tobol. Muitos chamaram
Se você gosta do filme “O geógrafo bebeu o globo”, deve saber: foi filmado de acordo com o livro de mesmo nome de Alexei Ivanov. Em 2017, Ivanov lançou o romance histórico “Tobol. Muitos são chamados "sobre as dificuldades de conquistar e desenvolver terras siberianas bonitas e perigosas. Ele estranhamente entrelaçou o destino dos suecos capturados, contrabandistas da China, comerciantes de Bukhara, condenados e oficiais, oficiais e cronistas, xamãs e padres ortodoxos e outras pessoas que o destino reuniu na então capital da Sibéria, chamada Tobolsk.
O número de cópias vendidas do livro atingiu 46,67 mil.
6. iPhuck 10
Este já é o décimo quinto romance de Victor Pelevin e, bastante novo, ele "viu a luz" em 26 de setembro de 2017. O IPhuck 10 ocorre na segunda metade do século XXI, e o personagem principal não é um homem, mas uma polícia informática e algoritmo literário, apelidado de Porfiry Petrovich. Ele não apenas investiga crimes, mas também escreve livros. iPhuck 10 - o nome de uma delas e também o nome de uma das máquinas sexuais mais caras do mundo inventada por Pelevin.
Entre setembro e dezembro, 48,1 mil cópias já foram vendidas.
5. Questão de preço
Abre os 5 livros mais vendidos de 2017 por um livro escrito por Alexandra Marinina. Seu personagem principal é o general Sharkov, que lidera um projeto secreto para limpar as fileiras do Ministério da Administração Interna de funcionários corruptos e lobisomens de uniforme.
4. Na piscina
O escritor britânico Paul Hawkins já é conhecido pelos leitores por um best-seller como "Garota no trem". Seu novo romance é escrito no gênero suspense e, desde a primeira página, mergulha nos meandros dos eventos que ocorrem em uma pequena cidade.
A personagem principal Nel retorna à cidade de sua infância para pegar uma sobrinha órfã e relembra os eventos dela longe de um futuro brilhante. Ela tem certeza de que a irmã não cometeu suicídio. Mas, acima de tudo, Nel fascina e assusta a maré, apelidada de Mortal. Por que as mulheres foram mortas em suas águas paradas por um longo tempo?
Não se sabe se os demônios são encontrados "Em uma piscina tranquila", mas sabe-se que 58 mil cópias deste livro já foram vendidas.
3. Onde vive a felicidade
O trabalho da inglesa Jojo Moyes, apesar de sua capa brilhante e alegre, é dramático. No entanto, leitores russos, acostumados a sofrer por causa da felicidade, assim. Ao longo do ano, o livro vendeu 60,93 mil cópias.
2. O vento indiano
O segundo lugar no ranking é ocupado pelo romance de Dina Rubina, escrito na forma de e-mails. Eles são escritos por uma certa Galina à sua amiga, pois para ela essa é uma maneira de derramar sua alma. Galina morava em Kiev, depois foi para a América e encontrou trabalho em um salão de beleza. Pela natureza de sua profissão, a heroína do livro encontra uma variedade de pessoas e tramas divertidas e às vezes repulsivas da vida cotidiana.
Desde o momento da apresentação do livro (e isso aconteceu em 28 de março) até o presente, foram vendidas 75,65 mil cópias.
1. Selfie com destino
O primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos é ocupado pelo detetive da popular escritora Tatyana Ustinova. Sua ação ocorre na vila de Sokolnichye, onde uma senhora influente foi encontrada morta. O personagem principal - a professora Ilya Subbotin, que gosta de resolver crimes - precisa ajudar as valentes agências policiais e encontrar o assassino.
Durante todo o ano, o livro “Selfies with Fate” foi vendido no valor de 81,1 mil exemplares.