As lojas tradicionais sempre foram os principais centros comerciais. E hoje, a maioria dos compradores ainda prefere fazer suas compras neles.
Lojas e empresas de rede precisam constantemente se adaptar às mudanças de humor de seus clientes. Uma das soluções mais bem-sucedidas é unir sob o mesmo teto o número máximo de uma ampla variedade de bens e serviços. Mas essa estratégia não pode garantir 100% de sucesso.
A MegaCount decidiu estudar o problema com mais detalhes e pediu ajuda aos próprios clientes. O local da reunião com os participantes da pesquisa foi selecionado em vários mercados varejistas importantes. O principal objetivo desta campanha era determinar do que depende a escolha de um produto.
Como se viu, metade dos compradores chega a shopping centers para certos produtos, e todo o processo de seleção é realizado pela Internet. Isso significa que o comprador não presta atenção a outros produtos exibidos. Mas qualquer plataforma de negociação, seja uma pequena boutique ou um grande centro de vendas, tem um interesse vital em aumentar a circulação de mercadorias, porque sua própria existência depende disso. Um papel importante nesse caso é desempenhado por vendas aleatórias. Mas sua participação no volume de negócios está diminuindo constantemente e não é mais necessário contar com o comprador para comprar mercadorias anteriormente não planejadas.
Como, então, as empresas comerciais sobrevivem? Não encontrando o produto certo, o cliente simplesmente irá para os concorrentes que, em sua opinião, serão capazes de prestar um melhor serviço. Será muito difícil recuperar a confiança em sua marca. Portanto, as empresas precisam procurar novas abordagens para o coração do consumidor.
De acordo com a teoria existem três tipos de compradoresou melhor, três tipos de comportamento do cliente.
1. Pesquisador
Sua característica psicológica é que ele sempre sabe exatamente o que precisa e onde exatamente pode ser encontradoporque o planejamento é o seu principal hobby. Geralmente, essas pessoas preferem usar os serviços de entrega na Internet. Apenas uma longa espera pela entrega pode fazê-lo chegar à loja. Esse cliente não requer um consultor, pois há muito tempo estuda todas as características possíveis do produto. A proporção de tais clientes entre o número total de clientes não é tão pequena - 45%.
Para manter esse visitante, é necessário minimizar a perda de tempo e prestar um serviço de qualidade. Com essa abordagem, você pode ter certeza de que ele ficará satisfeito com a compra e voltará.
Como agradar a um comprador? Tudo é bem simples. Um layout conveniente e claro removerá todos os problemas. Esse cliente deve fazer sua própria escolha. De muitas maneiras, a escolha da sua marca dependerá das informações oportunas apresentadas no portal e do trabalho profissional dos funcionários do armazém.
2. O testador
Este grupo inclui 41% dos compradores. Sensações táteis são muito importantes para essas pessoas, o que significa que eles devem segurar o produto nas mãos, considerá-lo de todos os lados. Se for uma roupa, deve ser experimentada. Se a técnica, ela deve ser testada.Este cliente tem uma vaga idéia do produto e prefere determinar a escolha no local. Nesse caso, o papel dos consultores é significativo, o que pode influenciar a decisão final. Às vezes, representantes deste grupo preferem conduzir toda a "pesquisa" por conta própria. E a principal tarefa do representante da empresa é dar-lhes essa oportunidade.
3. O Selecionador
Esse grupo de compradores é de maior interesse para os varejistas, de acordo com os dados recebidos pela MegaCount, são os representantes desse grupo que realizam o maior número de compras espontâneas. Na maioria das vezes, eles encomendam mercadorias pela Internet e já as colocam à mão, encontre algo mais de valor para eles. A tarefa do vendedor é bastante simples e é atender o cliente o mais rápido possível. Nesse caso, ele terá tempo para um estudo mais cuidadoso da variedade restante de mercadorias oferecidas.
Como resultado, mesmo conhecendo bem as características dos representantes de cada grupo, a maioria dos varejistas não consegue se adaptar ao seu "próprio" cliente. Isso apesar do fato de que, diferentemente das lojas on-line, elas têm a vantagem de "comunicação ao vivo", o que lhes dá a oportunidade de influenciar a escolha final dos produtos. É muito importante iniciar o processo de comunicação antes da hora da compra. Um lugar importante nas atividades dos varejistas deve ser ocupado pelo estudo dos resultados de estudos estatísticos e pela realização de campanhas sociais. Somente com base nas informações recebidas, é possível organizar um trabalho completo para atrair um comprador. Para facilitar significativamente esse processo, os contadores de visitantes fornecidos pelo MegaCount, que permitem realizar esse trabalho com mais eficiência.