Os analistas da Forbes anualmente classificam os bilionários do mundo. Este ano, 88 russos foram incluídos nesta lista. Decidimos examinar mais de perto os dez primeiros, chamando a atenção para os dez primeiros, que incluíram as pessoas mais ricas da Rússia em 2015.
Naturalmente, a crise, as sanções e a depreciação do rublo afetaram o tamanho da sorte dos oligarcas russos. Pela primeira vez nos últimos anos, a Rússia perdeu a Índia e a Alemanha em número de bilionários.
10. Mikhail Prokhorov
A fortuna de Prokhorov é de US $ 9,9 bilhões.O empresário é dono de uma participação controladora no clube de basquete Nets e, durante 6 anos, foi presidente da União Russa de Biatlo. Os ativos da Prokhorov incluem ações de empresas de commodities e ativos de mídia - a RBC e o grupo editorial "Live!".
9. Gennady Timchenko
Timchenko é co-proprietária de empresas como Novatek, Sibur holding, Transoil e também a companhia de seguros Sogaz. O empresário é um fã de hóquei, ele até preside o conselho de administração da KHL. A fortuna de Timchenko é de US $ 10,7 bilhões.
8. Vladimir Lisin
A fortuna de Lisin "diminuiu" ao longo do ano em quase um terço, diminuindo em US $ 5 bilhões e totalizando US $ 11,6 bilhões.Os ativos do oligarca incluem a Usina Metalúrgica Novolipetsk e a holding de logística da UCL.
7. Leonid Mikhelson
Mikhelson é dono da empresa de gás Novatek, do grupo químico Sibur e do Primeiro Banco Combinado. A fortuna do empresário é estimada em US $ 11,7 bilhões.O oligarca é conhecido por seu compromisso com a arte e muitas vezes organiza exposições.
6. Vagit Alekperov
O chefe da Lukoil possui uma fortuna de US $ 12,2 bilhões, e o empresário apóia ativamente o empreendedorismo social por meio do fundo regional do programa Our Future, que ele fundou.
5. Alexey Mordashov
O proprietário da Severstal possui uma fortuna de cerca de US $ 13 bilhões, além do principal ativo, o magnata metalúrgico tem uma participação na Tele2 Russia, Rossiya Bank e Power Machines Holding.
4. Victor Vekselberg
O curador do projeto Skolkovo possui um museu particular, que exibe sua coleção de objetos de arte. Além disso, a Vekselberg está ativamente envolvida no patrocínio. Assim, um empresário apresentou apartamentos de três quartos aos campeões olímpicos de 2014 - Maxim Trankov e Tatyana Volosozhar. O estado do oligarca é estimado em US $ 14,2 bilhões.
3. Alisher Usmanov
No ano passado, foi esse oligarca de 71 anos que liderou uma classificação semelhante da Forbes. Durante o ano, o detentor do quarto grau da Ordem do Mérito para a Pátria perdeu US $ 4,2 bilhões e sua fortuna agora é avaliada em US $ 14,4 bilhões.
2. Mikhail Fridman
O co-proprietário do Alfa-Group perdeu US $ 3 bilhões ao longo do ano; hoje, os especialistas da Forbes estimaram sua fortuna em US $ 14,6 bilhões. Entre os ativos da Friedman estão a operadora móvel VimpelCom e uma participação no X5 Retail Group.
1. Vladimir Potanin
A classificação é liderada apenas pelas pessoas mais ricas da Rússia, o chefe da Interros. Ao longo do ano, a fortuna de Potanin cresceu US $ 2,8 bilhões, totalizando US $ 15,4 bilhões. O ano passado foi um ponto de virada na vida pessoal do oligarca - Potanin se divorciou e já se casou com um colega em quem ele teve um filho.