Graças ao desenvolvimento da engenharia moderna, o motorista na estrada é conveniente e confortável. Em parte, isso é facilitado por vários acessórios com os quais os fabricantes equipam o carro.
Entre esses acessórios são necessários (roda sobressalente, macaco, kit de primeiros socorros, extintor de incêndio) e úteis (aparelhos de ar condicionado automático, mini aspiradores de pó, geladeiras portáteis). Mas existem aqueles cuja aquisição não se justifica por necessidades urgentes, são absolutamente inúteis para o motorista e seus passageiros e, às vezes, perigosos.
1. A "asa"
Em muitos carros, você pode ver o design, que é chamado de "asa". Inicialmente, o objetivo era tornar o carro mais estável nas curvas e, devido a mudanças no desempenho aerodinâmico, aumentar sua velocidade. Essas "asas" foram aplicadas em esportes de corrida e de lá migraram para carros convencionais. Mas se os projetistas de corrida produzem peças para cada carro específico, realizando testes aerodinâmicos, os fabricantes de massa vendem peças comuns de plástico que não afetam as características de velocidade do carro. Portanto, tudo o que a “asa” é capaz é atrair a atenção de outras pessoas e fechar a vista traseira.
2. "Kenguryatnik"
Em segundo lugar, estão os "cangurus". Estas são estruturas metálicas montadas no capô de um carro. Eles vêm da Austrália, onde os cangurus costumam atravessar a rua para os motoristas. Para proteger a máquina contra danos, foram desenvolvidos cangurus metálicos. Naturalmente, na Rússia, os cangurus não correm pelas estradas, você só pode encontrá-los no zoológico. Mas no caso de uma colisão com outro carro, o capô sofisticado entra em uma condição que não é adequada para reparo. Existe uma alta probabilidade de danos ao pára-brisa e ferimentos ao motorista e aos passageiros.
3. Defletor do capô
Motoristas comuns têm muitas preocupações. Eles precisam manter os carros em condições de funcionamento, realizar inspeções e reparos regulares dos aparelhos de ar condicionado, motores, fiação e outras inúmeras peças e dispositivos. Mas os fabricantes de acessórios não querem deixar os motoristas sozinhos e oferecer-lhes a compra de um defletor de capô. Teoricamente, o defletor deve redirecionar o fluxo de ar do pára-brisa sobre o teto, ajudando a manter a limpeza. De fato, simplesmente acumula água e areia, destruindo a pintura do capô.
4. Silenciador esportivo
Finalmente, um silenciador esportivo projetado para compensar a perda de potência do motor. Não só não há realmente lugar para acelerar na cidade, como o som emitido por este dispositivo é tão alto e irritante que seu proprietário não será privado das opiniões apropriadas de outras pessoas.
Existem muitos outros acessórios inúteis para o carro e, antes de comprá-lo, será útil consultar os profissionais.