Nosso planeta é exposto diariamente a bombardeios espaciais reais. Centenas de pequenos e não muito meteoritos atacam a Terra, felizmente, queimando na atmosfera. Apenas alguns conseguem alcançar a superfície, mantendo um tamanho significativo.
Hoje nos oferecemos a considerar Os 10 maiores meteoritos que caíram na Terra desde o início do século 20. Não incluímos entre os dez grandes corpos cósmicos que deixaram cicatrizes na face do planeta há milhões de anos.
Hoje, no local da queda desses meteoros, existem crateras, muitas vezes transformadas em lagos, por exemplo, o lago Mistastin, no Canadá, e o lago Karakul, de 45 km, no Tajiquistão.
10. Meteorito de Sutter Mill, 22 de abril de 2012
Um meteorito voou no céu para os Estados Unidos e explodiu diretamente sobre Washington. O poder da explosão foi de cerca de 4 quilotons de TNT. Os entusiastas encontraram muitos fragmentos de tamanhos diferentes, não apenas em Washington, mas também nos estados de Nevada e Califórnia.
9. Meteorito que caiu na China em 11 de fevereiro de 2012
Na noite de 11 de fevereiro, o céu sobre a China estava colorido com centenas de luzes de chuva de meteoros. Os corpos espaciais bombardearam uma área de 100 quilômetros quadrados. O maior meteorito encontrado pesava 12,6 kg.
8. Meteorito peruano, 15 de setembro de 2007
Este meteorito caiu em plena luz do dia perto do lago Titicaca. No local do acidente, uma cratera com profundidade de 6 e diâmetro de 30 metros foi formada. Logo após o outono, mais de mil e quinhentas pessoas disseram estar sofrendo fortes dores de cabeça.
7. Meteorito Kunya-Urgench, Turquemenistão, 20 de junho de 1998
Um enorme meteorito caiu à noite perto da cidade de Kunya-Urgench. O maior fragmento pesava 820 kg e os cientistas determinaram sua idade em cerca de 4 bilhões de anos.
6. Meteorito Sterlitamak, 17 de maio de 1990
Um grande meteorito pesando 315 kg deixou uma cratera com um diâmetro de mais de 10 metros no local do acidente. O convidado espacial foi colocado no Museu de Arqueologia e Etnografia do Centro Ufa da Academia Russa de Ciências, onde todos podem se divertir.
5. China, 8 de março de 1976
Um dos maiores meteoritos encontrados caiu na Terra durante uma poderosa chuva de meteoros. Seu peso era de 1,7 toneladas. Ao mesmo tempo, esse gigante no céu por 37 minutos queimou milhares de corpos cósmicos menores.
4. Meteorito Sikhote-Alin, Rússia, Extremo Oriente, 12 de fevereiro de 1947
Este enorme meteorito explodiu na atmosfera e seus fragmentos se formaram na superfície da Terra com mais de 30 crateras de 7 a 28 ma 6 metros de profundidade. Os cientistas coletaram cerca de 27 toneladas de detritos de vários tamanhos, o que nos permite julgar o tamanho significativo do meteorito.
3. O meteorito de Goba, Namíbia, 1920
Este meteorito voou para a Terra cerca de 20 mil anos atrás, mas foi encontrado apenas em 1920. A pedra pesa mais de 60 toneladas. Além disso, os cientistas dizem que, durante o tempo decorrido de sua queda, o meteorito "perdeu peso" devido à erosão e às ações de vândalos.
2. Meteorito de Chelyabinsk, 15 de fevereiro de 2013
Este meteorito, é claro, não é o maior, mas um dos mais famosos. Os corpos espaciais raramente caem na área de grandes assentamentos, como aconteceu em Chelyabinsk. Antes da explosão, o meteorito pesava cerca de 10 mil toneladas e tinha um diâmetro de 17 metros. Segundo a NASA, é este meteorito - o maior desde o lendário Tunguska.
1. Meteorito de Tunguska, 30 de junho de 1908
Os cientistas não conhecem a massa do meteorito mais famoso, nomeando apenas seus limites - de 100 mil a 1 milhão de toneladas. A onda de um meteorito que explodiu sobre a taiga circulou duas vezes o globo. Como resultado, as árvores foram derrubadas em mais de 2 mil metros quadrados. km e em casas a cem quilômetros da explosão de vidro voou. O brilho no céu acima da taiga persistiu por vários dias.
Vídeo bônus:
Gelo duro, gelo de gás, gelo cozido!