A cada ano, a maior megastore online da Rússia, OZON, juntamente com a Associação Russa de Comunicações Eletrônicas, realiza a apresentação do Book Runet Prize.
Em 2012, mais de 140 mil leitores votaram em uma ou outra criação literária. As obras de arte que chegaram ao final do Prêmio Livro Runet estão incluídas no nosso livro de hoje. ranking dos melhores livros de 2012.
12. Antologia "Tudo Sobre Meu Pai"
Escritores modernos, jornalistas, artistas e outras pessoas icônicas de nossa época apresentaram ensaios e histórias sobre o tema dos pais nesta coleção. O livro inclui 36 histórias.
11. Murakami. 1T84. Mil setecentos e oitenta e quatro.
O entrelaçamento de realidade e ilusão, realidades da vida e reflexões filosóficas são muito característicos dos trabalhos de Murakami. O livro, que foi incluído no ranking dos melhores em 2012, não é exceção. A ação deste romance acontece simultaneamente em 1984 e em um tempo de ficção.
10. Anthony Horowitz. A casa de seda. Novas aventuras de Sherlock Holmes
Os fãs mais zelosos do trabalho de Conan Doyle reconheceram o detetive Horowitz como uma continuação digna do épico de Sherlock Holmes. O livro se destaca por um enredo brilhante e excelente apresentação.
9. Dmitry Bykov, Alexander Vasiliev, Mikhail Efremov. Citizen Poet
Pushkin, Lermontov, Nekrasov, Mikhalkov e outros clássicos discutem no livro as notícias mais quentes. Cada livro é acompanhado por um disco com uma coleção de vídeos, onde Mikhail Efremov lê poesia. Citizen Poet é a única coleção de poesia incluída no ranking dos melhores livros de 2012.
8. Daria Dontsova. Eu realmente quero viver Minha experiência pessoal
Daria Dontsova, francamente e sem embelezamento, fala sobre sua luta e vitória sobre o câncer de mama. O livro pretende dizer a todos que se depararam com uma doença terrível que a doença não é onipotente, que é impossível desistir sob quaisquer circunstâncias.
7. Akunin-Chkhartishvili. Aristonomia
A ação deste "romance de idéias" ocorre durante a revolução do início do século passado e a guerra civil. Os heróis encontram respostas para perguntas difíceis: “sair ou ficar?”, “Trair para sobreviver ou morrer com honra?”. O livro tem muitos capítulos onde não há ação, mas há considerações filosóficas dos heróis.
6. Alexander Chudakov. Deita-se nos velhos degraus
O trabalho foi reconhecido como o melhor romance russo da primeira década do nosso século por decisão do júri do Prêmio Booker russo. O livro magistralmente pintou um retrato da vida da província russa nos anos soviéticos.
5. Vladimir Pozner. Adeus às Ilusões
O livro foi publicado em inglês há 21 anos e esteve na lista de mais vendidos do New York Times por 12 semanas. Nosso ranking de livros apresenta a edição russa do trabalho autobiográfico.
4. Michelle Welbeck. Mapa e Território
O romance recebeu o Prêmio Goncourt em 2010. A idéia principal do trabalho é que uma pessoa é involuntariamente forçada a sair do mundo moderno. No romance, Welbeck se retratou ao lado do personagem principal, revelando sua própria vida para as opiniões dos leitores.
3. Jonathan Littell. Favores
Um dos livros mais titulados no ranking de 2012 recebeu o Prêmio Goncourt, além do Grande Prêmio da Academia Francesa. Este romance histórico, escrito em nome de um oficial da SS, foi traduzido para 20 idiomas e, na Europa, tornou-se um best-seller absoluto.
2. Patrick Ness. Botinas do Caos
O romance é uma simbiose de ficção e distopia. O trabalho é uma trilogia, caracterizada por um enredo empolgante e um chamado para não desistir de nenhuma situação, mesmo a mais difícil.
1. Arquimandrita Tikhon. Coleção de santos profanos e outras histórias
Título melhor livro de 2012, foi reconhecido como laureado do Prêmio Livro Runet após os resultados de uma votação do espectador. As histórias incluídas na coleção, o pai Tikhon usa em seus sermões e conversas. Todas as histórias são reais e os personagens são descritos de maneira simples e sem embelezamentos. O autor procura mostrar ao leitor a importância de qualidades pessoais como humanidade, calor e espiritualidade.