Alguns atores vitalícios tornam-se reféns de seu talento cômico. Por exemplo, Alexander Demyanenko, conhecido pelos filmes "O Cativo Caucasiano", "Ivan Vasilyevich muda de profissão", "Operação" Y "e Outras aventuras de Shurik, permaneceu para sempre na memória do público como um aluno inteligente, engraçado e charmoso Shurik.
A fim de sair de um "laço de comédia" e tentar um papel diferente, muitos atores famosos estrelaram filmes dramáticos. Aqui está uma seleção após a qual você dá uma olhada diferente nos famosos quadrinhos de cinema.
10. Yuri Nikulin
Os espectadores conhecem e amam Nikulin como um preguiçoso, Dunce, membro da famosa trindade da comédia "Coward, Dunce and Experienced", Semyon Semyonovich Gorbunkov, protagonista de "Diamond Arm" e investigador Myachikov de "Old Man-Robbers". Mas em seu cofrinho de atuação há muitos papéis sérios:
- tenente da polícia Nikolai Glazyev de "To Me, Mukhtar",
- Soldado Nekrasov de "Eles lutaram pela pátria",
- jornalista de linha de frente Vasily Lopatin de "Twenty Days Without a War",
- mecânico de linha de frente Kuzma Iordanov de "When the Trees were Big",
- avós de Lena Bessoltseva do filme "Espantalho" e outros.
Um fato interessante, Nikulin foi aprovado para o papel de Nekrasov sem exibição de filme. Ele, depois de passar por toda a Grande Guerra Patriótica, como ninguém poderia transmitir ao público as emoções e experiências de um soldado da linha de frente.
9. Anatoly Papanov
“Vamos nos sentar com um bigode!” - Papanov gritou entusiasmado na “Mão de Diamante”. E na foto seguinte, ele já era um ex-engenheiro e ex-prisioneiro político Kopalych de "Cold Summer Fifty-third ...". Ou Nikolai Dubinsky no drama sobre a amizade na linha de frente da Estação de Trem Belorussky. Ou Old Man Angel da série "Ajudante de Sua Excelência". É curioso que, na época das filmagens, Papanov já tivesse 47 anos, enquanto seu personagem tivesse apenas 22.
Esta é apenas uma pequena parte de sua rica filmografia, que carece de papéis trágicos e engraçados. Mas filmar em "Cold Summer of the Fifty-third ..." tornou-se o último para Anatoly Dmitrievich. Ele morreu aos 65 anos devido a um ataque cardíaco.
8. Robin Williams
Enquanto “Good Will Hunting” é o filme mais famoso com o papel dramático de Robin Williams, “Photo in a Hour” é seu melhor papel sério como ator principal.
Williams interpreta Sai Perrish, um funcionário mais velho da câmara escura. Solitário, desprovido de amigos e socialmente desajeitado, Sai se torna uma família obcecada, que ele idolatrava como uma imagem perfeita. Este tópico, visto através do prisma dos filtros atuais nas redes sociais, tem uma terrível semelhança com a alienação que as pessoas podem experimentar rolando a fita em uma rede social e observando o sucesso de outras pessoas.
7. Bill Murray
- Temos quatro milhões de dólares para filmar em Tóquio. Quem devemos convidar para que ele basicamente passeie pelo hotel e crie química sexual com uma atriz jovem e relativamente desconhecida?
"Que tal Peter Wenkman do Ghostbusters?"
"Bom, ligue para o agente dele!"
Provavelmente, é exatamente isso que os criadores de Dificuldades de Tradução pensaram. E eles não estavam enganados. O filme "Dificuldades de tradução" foi bem-sucedido nas bilheterias e se tornou um dos melhores papéis dramáticos de Bill Murray. Ele interpretou um ator americano filmando um comercial no Japão, e sua parceira Scarlett Johansson - uma jovem que acompanha seu famoso marido-fotógrafo em uma viagem de negócios.
Escondidos no mesmo hotel de luxo, eles experimentam solidão, insônia, tédio e choque cultural, tendo perdido seus falantes nativos de inglês. E a tensão sexual entre representantes de duas gerações é a qualidade mais emocionante do filme. O herói de Murray é infeliz casado, a heroína Johansson lança dúvidas sobre seu juramento conjugal.
O público continua a se perguntar se a atratividade dos personagens está enraizada na escolha errada dos parceiros, em suas circunstâncias atuais ou em si mesmos. O filme foi indicado a quatro prêmios da Academia, incluindo Melhor Ator.
6. Jim Carrey
Um dos comediantes mais populares do mundo sempre foi arriscado. Em 1994, ele deixou o programa de televisão insanamente bem-sucedido "In Bright Colors" para o projeto "Ace Ventura: Pet Search" e faturou mais de US $ 100 milhões.
Em 1998, no drama The Truman Show, Kerry retratou brilhantemente uma pessoa comum cuja vida era assistida por telespectadores de todo o mundo. Em seguida, veio Man on the Moon, de 1999, no qual Kerry interpretou o polêmico comediante Andy Kaufman. Nos dois filmes, havia elementos cômicos que não permitiam que Kerry mergulhasse nas águas de um drama cinematográfico com a cabeça.
Mas tudo isso mudou com o Eternal Sunshine of the Spotless Mind, de 2004, no qual Kerry interpreta o deprimido introvertido Joel Barish. Juntamente com uma excêntrica ex-namorada Clementina (Kate Winslet), ele passa por um procedimento que apaga suas memórias um do outro.
Após o lançamento do filme, o crítico Andrew Sarris falou que, desta vez, Kerry desempenhou um papel que seria mais adequado para Winslet, que lida bem com o papel de um toque. Por outro lado, um personagem animado, semelhante ao que Clementine obteve, geralmente é "reservado" para Kerry.
5. Will Ferrell
Os cinco primeiros papéis dramáticos de comediantes famosos do cinema mundial abrem o filme "All the Way!" com Will Ferrell no papel-título.
Dado o desejo desse ator exclusivamente de comédias, é até estranho que ele tenha concordado em desempenhar o papel de um alcoólatra, exilado da casa de sua esposa e tentando vender sua propriedade em quatro dias.
A diferença de 20% entre os elogios da crítica (73%) e o entusiasmo com que este filme foi recebido pelo público (53%) reflete um filme bem feito que era difícil para um fã de cinema comum aceitar devido à reputação cômica de Ferrell.
4. Steve Carell
No jogo curto, Steve Carell se afastou bruscamente de seus papéis típicos como "idiota amigável", retratando de forma brilhante uma pessoa ambiciosa e inteligente capaz de prever antecipadamente a crise econômica global de 2008.
The Slide Game é um filme sofisticado sobre um assunto complexo, apresentando o mundo intrincado e amplamente não regulamentado de Wall Street. E de várias maneiras, ele deve seu sucesso ao jogo de Karella, cujo herói vai de um cético irritado e nervoso a um vencedor melancólico. Apenas seu olhar atordoado de "cervo nos faróis" já demonstra a versatilidade do ator não vista anteriormente neste guru do gênero de comédia.
3. Adam Sandler
Outro comediante conhecido que pode ter dois filmes nessa lista: o romântico Love Knocking Down 2002, pelo qual Sandler recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator, e o segundo thriller de 2019 jóias ", que obteve classificações mais altas do público-alvo.
Dado que Sandler estrelou muitas comédias terríveis entre 2002 e 2019, seu ressurgimento em um papel sério é particularmente surpreendente.
Sandler interpreta Howard Ratner, um joalheiro e um jogador, na posse de uma opala preta muito cara. Ele gostou tanto do jogador do time de basquete do Boston Celtics, Kevin Garnett, que convence Howard a lhe dar uma jóia, mas apenas por um tempo. Como garantia, Garnett deixa seu anel de campeão, que o empreendedor Ratner imediatamente se entrega a uma loja de penhores para fazer outra aposta.
O filme se destaca por seu enredo sinuoso, durante o qual Ratner tenta restabelecer um casamento malsucedido e evita as intenções das casas de apostas de devolver seu dinheiro, prejudicá-lo ou fazer as duas coisas.
2. Whoopi Goldberg
A atriz de pele negra é uma das poucas estrelas que ganhou quatro prestigiados prêmios americanos ao mesmo tempo: um Oscar, um Grammy, um Emmy e um Tony. Para o público, ela era lembrada principalmente por seus papéis cômicos ("Ato, irmã", "Made in America", "Arma carregada" etc.)
Até a história da aparição do pseudônimo criativo Whoopi Goldberg (o verdadeiro nome da atriz Karin Elaine Johnson) parece engraçada.
“Se você fica chateado, precisa liberar os gases. Portanto, as pessoas me disseram: “Você é como um peido de travesseiro” (do inglês whoopee coxim). Então meu nome apareceu ”- disse a atriz.
E ela adotou o sobrenome Goldberg, porque Johnson "não é judeu o suficiente para fazer dela uma estrela".
No entanto, nem todo mundo sabe que Whoopi Goldberg começou sua carreira no filme com um papel dramático no filme "Purple Field Flowers", filmado por Stephen Spielberg. Naquela época, Goldberg já havia feito sua estréia no teatro com sucesso, de modo que o diretor assumiu o papel principal, não um "porco na cutucada". O papel da dona de casa Celia Johnson trouxe a fama da atriz, o Globo de Ouro e a indicação ao Oscar.
1. Steve Martin
“Pai da noiva”, “Sargento Bilko”, “Pais” e outros papéis cômicos trouxeram a Martin a popularidade mundial e o amor do público. Mas havia entre seus filmes e dramas, como O prisioneiro espanhol de 1997.
Nesta foto, o diretor David Mamet conta a história do inventor Joe Ross, uma das invenções que uma grande empresa deseja usar. Na busca do lucro, que é uma criação de Ross, os chefes corporativos não param por nada.