Reparar um smartphone existente ou comprar um novo? Ou talvez compre um smartphone que possa ser reparado se necessário? Se você preferir a terceira opção, preste atenção na seleção dos smartphones mais sustentáveis de 2020, de acordo com o engenheiro Craig Lloyd da iFixit.
Este laboratório é especializado em avaliar a capacidade de manutenção, para que a opinião de Lloyd possa ser confiável.
5. Motorola G e E Series
Eles custam uma média de 10 598 rublos.
Especificações:
- smartphone com Android 9.0
- suporte para dual SIM
- tela 5.7 ″, resolução 1512 × 720
- Câmera de 13 MP, foco automático
- 32 GB de memória, slot para cartão de memória
- 2 GB de RAM
- Bateria de 3000 mAh
Nas linhas G e E, você encontrará smartphones baratos e ao mesmo tempo sustentáveis. Por exemplo, o Moto E6 possui um painel traseiro e uma bateria facilmente removíveis.
Além disso, a Motorola é um dos poucos principais fabricantes de celulares a produzir kits de reparo para seus smartphones. De fato, o iFixit é o fornecedor oficial de peças da Motorola e vende telas, baterias e outros itens de consumo para a maioria dos dispositivos Motorola. Não é de surpreender que os produtos deste fabricante tenham sido incluídos na seleção de smartphones mais adequados para auto-reparo.
profissionais: Gadgets montados de alta qualidade, com carregamento rápido e um fone de ouvido de 3,5 mm.
Minuses: Alguns modelos das séries G e E não possuem NFC.
4. OnePlus 7T
Vendido na Rússia por 36 900 rublos.
Especificações:
- Smartphone com Android 10
- Suporte para Dual SIM
- Tela de 6,55 ″, resolução 2400 × 1080
- Três câmeras 48 MP / 12 MP / 16 MP, autofoco
- Memória de 128 GB, sem slot para cartão de memória
- 8 GB de RAM
- Bateria de 3800 mAh
Se você precisar de um smartphone chinês poderoso e ao mesmo tempo sustentável, preste atenção neste modelo. Ele possui uma tela AMOLED enorme e brilhante com uma proporção de 20: 9, uma câmera traseira com estabilização óptica e zoom óptico de 2x e um dos processadores móveis mais poderosos - Qualcomm Snapdragon 855 Plus.
Quanto às dificuldades durante o reparo, a principal é a montagem da tela que é muito confiável. Se travar, não poderá ser substituído; você terá que comprar um novo smartphone. Mas a bateria é fácil de remover e muitos dos componentes do OnePlus 7T são modulares.
profissionais: poderoso, há carga rápida, há NFC.
Minuses: Nenhuma entrada de áudio de 3,5 mm.
3. Google Pixel 3a
Você pode comprar por 29 070 rublos.
Especificações:
- Android OS 9.0
- Tela de 5,6 ″, resolução 2220 × 1080
- Câmera 12,20 MP, foco automático
- 64 GB de memória, sem slot para cartão de memória
- RAM 4 GB
- Bateria de 3000 mAh
O barato Pixel 3a (em comparação com outros smartphones do Google) implementa todos os recursos nos quais a maioria dos usuários está realmente interessada, incluindo uma tela OLED de 5,6 polegadas, uma câmera fantástica e programas inteligentes da empresa.
Embora o Pixel 3a seja mais barato que o Pixel 3 original, ele possui a mesma câmera classe A que dispara bem com pouca luz. Ele também pode gravar vídeos quadro a quadro, e o processador Qualcomm Snapdragon 670 de gama média puxará completamente todos os jogos modernos e programas que exigem hardware. E não esqueça que este é o smartphone mais reparável de um grande fabricante europeu.
Apesar do fato de a tela Pixel 3a ser mantida no lugar com cola, é muito fácil removê-la. O painel OLED fino e frágil torna o procedimento de substituição não a coisa mais fácil, mas possível com as ações corretas do assistente.
A bateria também é conectada ao telefone com um par de tiras adesivas, mas elas têm guias convenientes. Em outros telefones, isso não é tão simples.
profissionais: há um fone de ouvido, uma excelente câmera, há NFC, uma agradável resposta à vibração tátil, carregamento rápido.
Minuses: não é à prova d'água, a tela não possui brilho ao sol, não há carregamento sem fio.
2. SHIFT6m
O custo médio é de 555 euros (44.369 rublos).
Especificações:
- Sistema operacional Android 8
- Tela AMOLED FullHD de 5,7 polegadas
- Câmera principal de 21 MP
- 64 GB de armazenamento interno
- 4 GB de RAM
- Bateria de 4240 mAh com função de carregamento rápido
Este smartphone, desenvolvido na Alemanha, possui um design modular e é caracterizado por alta capacidade de manutenção. Se necessário, você pode desmontar e remontar o dispositivo usando uma chave de fenda, incluída na embalagem.
Possui uma bateria removível e um bom conjunto de especificações, incluindo um chip NFC, suporte para dois cartões SIM e um cartão microSD (pode ser usado em paralelo), uma tela AMOLED de 5,7 ”, protegida por Gorilla Glass 5 e pelo chipset MediaTek Helio X27, que já foi equipado com os principais smartphones nível. Hoje, este processador não é tão bom, mas ainda puxa seus jogos favoritos em configurações médias.
Os únicos inconvenientes que você pode encontrar ao reparar o SHIFT6m são a localização inconveniente dos conectores e dos componentes vedados, como o fone de ouvido, o motor de vibração e a porta USB-C.
profissionais: alta qualidade de construção, a câmera principal possui estabilização ótica e zoom digital 4x, USB3.0, você pode conectar um fone de ouvido através de um conector de 3,5 mm.
Minuses: Vendido apenas na Europa, sem carregamento sem fio.
1. Fairphone 3
O preço médio é de 450 euros (35 980 rublos).
Especificações:
- Android OS 9
- Tela 5,65 polegadas Full HD +
- Câmera principal de 12 MP
- 64 GB de armazenamento interno
- 4 GB de RAM
- Bateria de 3000 mAh com função de carregamento rápido
O primeiro lugar no ranking dos melhores smartphones em manutenção Craig Lloyd deu modelos com um design modular. Isso facilita muito a reparação, pois, no caso de mau funcionamento de um módulo, ele pode ser removido do dispositivo e pedido um novo no site da empresa.
Quanto às características do smartphone, elas são bastante modestas. O "coração" dele é o processador Snapdragon 632 de oito núcleos, capaz de executar jogos modernos em configurações médias e baixas.
A tela com uma resolução de 2160 x 1080 pixels e uma proporção de 18: 9 tem proteção Gorilla Glass 5, a capacidade de instalar dois cartões SIM e memória flash de 64 GB pode ser expandida com a instalação de um cartão de memória. Existe um chip NFC, o que torna o Fairphone 3 adequado para pagamentos sem contato.
profissionais: modularidade, o smartphone é completamente desmontado com uma chave de fenda Phillips, que está incluída no kit, há uma tomada de áudio de 3,5 mm.
Minuses: Vendido apenas na Europa, sem carregamento sem fio.