As tradições de Ano Novo de diferentes povos do mundo às vezes são muito estranhas e até um pouco assustadoras. Nesta lista, reunimos os 10 costumes mais incomuns de Natal e Ano Novo de todo o mundo.
10. Galinhas de Natal, Japão
O Natal não é o feriado mais importante do Japão (e nem um pouco religioso), mas os japoneses não seriam japoneses se não tivessem apresentado sua alternativa estranha às tradições clássicas de Natal. E consiste em almoçar no Kentucky Fried Chicken (KFC).
Segundo a KFC, em 1974, um dos visitantes de seu restaurante no Japão provou um frango delicioso e disse com admiração: "Esta é a melhor coisa para comer em um país onde a Turquia não é servida no jantar de Natal!" Depois disso, os profissionais de marketing da KFC decidiram decorar as cidades japonesas anunciando seus restaurantes, acompanhadas pelo slogan: "Kurisumasu ni wa kentakkii!" ("Kentucky de Natal!").
O que começou como um movimento de marketing nos anos 70 agora faz parte das celebrações anuais de Natal na Terra do Sol Nascente.
9. Reserve como o melhor presente de Ano Novo, Islândia
Restrições às importações e inflação alta durante a Grande Depressão levaram à escassez de muitos produtos no país.
No entanto, o material impresso pode ser facilmente importado para a Islândia, mesmo em tempos difíceis para o país. Como resultado, o livro se tornou o presente mais popular para o Ano Novo e o Natal. E permanece até hoje.
A maioria das vendas de livros ocorre entre setembro e novembro. Isso é conhecido como Jólabókaflóð ou "Christmas Book Flood".
8. Maçãs e irmãs do Papai Noel, China
Livros e galinhas não são os produtos mais populares do Ano Novo na China. Outra coisa são as maçãs embrulhadas em papel colorido. Normalmente, o Papai Noel é representado em um invólucro e os bons desejos são escritos. Provavelmente, muitos não se recusarão a receber, em vez da maçã tradicional, o melhor presente de Ano Novo na forma de um smartphone da Apple.
Além disso, nos shopping centers chineses durante o ano novo, você não verá os "duendes do Papai Noel", que são populares no Ocidente. Em vez disso, o avô chinês Frost tem irmãs que o ajudam na distribuição de presentes. Eles podem ser encontrados não apenas em shopping centers, mas também em parques e outros locais públicos.
7. Registro de cocô na Catalunha, Espanha
Se você não é da Catalunha, é improvável que tenha ouvido falar de Caga Tió (kagatio, ou, literalmente, "popping log"). Esse tronco, vestido com uma boina catalã vermelha brilhante, com um rosto sorridente pintado e dois apoios para as pernas, aparece nas casas de 8 de dezembro - a Imaculada Conceição da Virgem Maria. As crianças de todas as maneiras possíveis cuidam dele, cobrem-no com um cobertor, alimentam-lhe doces e frutas, enquanto “comem” Caga Tió à noite quando ninguém o vê. E quem come bem, de que serve? Isso mesmo, cocô.
Portanto, o registro de ano novo faz isso apenas uma vez durante o Natal. Anteriormente, eles batiam nele com um pau no coração (para não ser ganancioso e dar mais presentes) e cantam uma música tradicional sobre movimentos intestinais. Em seguida, um cobertor é removido da Caga Tió, sob o qual existem presentes - pequenas bugigangas e doces.
Ao mesmo tempo, Tio não tem forças para "dar" grandes presentes; eles são trazidos pelo Papa Noel - o análogo espanhol do Papai Noel ou pelos Reis Magos do Natal.
6. Esconder vassouras de bruxas, Noruega
As férias de Natal são muito populares na Noruega. E em algumas partes do país, a antiga tradição de esconder vassouras na véspera de Natal (véspera de Natal) ainda está viva.
Acredita-se que foi nessa época que bruxas e outros espíritos malignos saíram de seus abrigos em busca de uma vassoura (ou, na pior das hipóteses, uma vassoura), a fim de prejudicar pessoas boas e arruinar suas férias.
5. Sauna de Natal, Finlândia
Na véspera de Ano Novo, os russos tradicionalmente assistem A Ironia do Destino, na qual o personagem principal e seus amigos vão ao banheiro. Mas os finlandeses vão à casa de banhos, ou melhor, à sauna, na véspera de Natal, para desfrutar da merecida paz e silêncio antes do início de um Natal barulhento e feliz.
Para criar uma atmosfera festiva, a sauna é decorada com velas e lanternas. A propósito, se você não tem sua própria sauna - isso não importa. Em muitos banhos públicos finlandeses, relógios especiais de Natal são reservados para os visitantes que desejam limpar seu corpo e alma antes de um feriado brilhante.
4. Assistindo desenhos animados com Donald Duck, Suécia
Todos os anos, no Natal, muitas famílias suecas se reúnem para assistir à televisão e assistir à edição especial da TV Donald Duck e Seus Amigos Desejam Feliz Natal.
Inclui desenhos animados da Disney Studios, lançados entre os anos 30 e 60 do século passado. Este problema não é mostrado em outros dias. É engraçado que nem todos os desenhos animados desse segmento estejam relacionados ao Natal.
Essa tradição está ligada à distante 1958, quando na Suécia havia apenas dois canais de televisão e apenas um deles tinha acesso ao conteúdo da Disney.
3. Aborrecimento com saliências cinzas, Gales
Os galeses têm uma longa tradição chamada "Rito Marie Luid". Ao verem o ano velho, os habitantes de Gales fazem uma espécie de cavalo zumbi: eles colocam um crânio de cavalo em uma vara e o decoram com um lençol branco e fitas coloridas, inserem pedaços de vidro ou botões nas órbitas oculares. Uma pessoa especial controla o crânio, forçando a abrir a boca e dando a aparência de vida.
Com um companheiro tão assustador, a companhia de mummers viaja de casa em casa, cantando sobre o quão difícil é viver na rua e pedindo guloseimas com bebidas e bolos.
Um dos mummers que desempenha o papel de Marie Luid deve convencer o dono da casa a deixá-los entrar, e o último tenta convencer a companhia honesta de sua pobreza. Além disso, a persuasão de ambos os lados deve ser com humor e em verso. Isso é chamado de "aborrecimento com manchas cinzas".
Se a vitória nesse concurso poético de humor permanece com os mummers, o dono da casa dá água e os alimenta às suas próprias custas. Caso contrário, eles saem sem nada.
2. Bruxa de Natal, Itália
Uma das histórias assustadoras de Natal está associada a uma bruxa italiana chamada La Befana. Mas somente se você se comportou mal o ano todo.
Se você era um bom menino ou menina (e mora na ensolarada Itália), o La Befana não o levará embora, mas lhe dará algo de bom, como um análogo local do Papai Noel.
Também há uma crença de que, por causa de bons e gentis anfitriões, o Befana decolará e não apenas deixará presentes, mas também varrerá o chão antes de partir. Por isso, ela também recebeu uma recompensa: na noite de 5 a 6 de janeiro, você precisa deixar um copo de vinho e um pouco de comida na lareira.
1. Em busca de amor e presentes, República Tcheca
Decidimos concluir a seleção de tradições interessantes e incomuns de Ano Novo-Natal com uma nota tocante. E o que poderia ser melhor do que dar presentes para as crianças e a esperança de encontrar um noivo?
Ao contrário das tradições de outros países, na República Tcheca, não é o Papai Noel que está envolvido na entrega dos presentes, mas o próprio menino Jesus - Jeziszek. As crianças escrevem cartas com desejos para ele e as penduram pela janela. E quando a campainha toca na véspera de Natal, significa que Yezhishek leu a carta e trouxe o presente tão esperado.
As mulheres solteiras na véspera de Natal têm outras preocupações. Eles precisam jogar o sapato por cima dos ombros, para que caia na porta. Este é um bom sinal, então a garota certamente se casará.