Então é hora das festas de Ano Novo. Bem, como você sabe, coquetéis alcoólicos prevalecem em eventos festivos de qualquer formato: eles gostam de beber coquetéis em uma boate, em casa e em um restaurante.
Hoje nós selecionamos para você 15 coquetéis alcoólicos mais popularesque você pode facilmente cozinhar a si mesmo.
Não importa o quão estranho possa parecer, mas todos os coquetéis que são tão populares hoje em dia são, de fato, uma interpretação moderna de bebidas clássicas ou uma versão modificada de medicamentos. Isso mais uma vez confirma a verdade da expressão "tudo de novo é bem esquecido de idade". No entanto, algumas mudanças na receita do coquetel não afetaram seu sabor ou popularidade.
15. Cosmopolita
Pela primeira vez, esta bebida foi apresentada ao público nos anos 80 do século passado em um dos restaurantes do sul da Flórida. Ele começou a ganhar popularidade nos anos 90, após o lançamento nas telonas da famosa série "Sex and the City". É por isso que a Cosmopolitan é considerada um coquetel verdadeiramente feminino. Sua composição se assemelha a uma versão aprimorada da clássica “Chave de fenda”: vodka, licor triplo sec, suco de limão e suco de cranberry. Uma característica de um Cosmopolitan bem preparado é a adstringência que suaviza o sabor do álcool.
- regular ou vodka com sabor a limão - 45 ml;
- Licor de laranja Cointreau - 15 ml;
- suco de limão fresco - 7-8 ml;
- suco de cranberry - 30 ml.
14. Mojito
A história desse coquetel começou em 1586, quando marinheiros da expedição de Francis Drake desembarcaram em Cuba em busca de curas para escorbuto e disenteria. Os cubanos lhes forneceram esse remédio. É a partir dos ingredientes deste medicamento que o famoso Mojito está sendo preparado em todo o mundo hoje. A popularidade desta bebida pode ser explicada pelo fato de que o sabor fresco de limão e hortelã sacia perfeitamente a sede e economiza o calor do verão. Rum branco, açúcar, refrigerante, menta e limão em sua combinação não deixará indiferentes amantes de coquetéis com baixo teor alcoólico.
- limão (em casos extremos, limão) - 1 peça;
- rum branco - 30 ml;
- refrigerante (sprite) - 60 ml;
- açúcar (de preferência cana) - 1 colher de sopa.
- hortelã fresca - 5-6 folhas;
- cubos de gelo - 100 gramas.
13. May Tai
Existem muitas versões de quem é o "ancestral" deste coquetel. A primeira pessoa a reivindicar direitos autorais é o proprietário de uma empresa da Califórnia. Segundo ele, ele preparou Mai Tai para amigos que haviam acabado de chegar do Taiti. Um deles ficou tão impressionado com o sabor da bebida que exclamou "Maita'i", que significa "muito bom". Desde então, o nome "grudou" no coquetel com força. Mai Tai é um símbolo da cultura taitiana. Esta é uma bebida de frutas polinésia mais popular no oeste dos Estados Unidos. Contém rum escuro e claro, suco de limão e curacao de laranja.
- rum branco - 40 ml;
- rum preto - 20 ml;
- licor de laranja - 15 ml;
- suco de limão - 15 ml;
- xarope de amêndoa - 10 ml.
- gelo;
- fatia de abacaxi, raminho de hortelã e coquetel de cereja (opcional).
12. Mint julep
O hortelã julep é considerado a bebida oficial do principal evento de corrida do Kentucky Derby nos Estados Unidos. Este coquetel é uma variação tradicional do uso de bourbon, que é produzido em grandes quantidades no sul dos EUA. No século XVIII, o Peppermint julep era uma combinação de uísque, gin e conhaque em diferentes proporções, e somente em 1938 sua variação moderna apareceu - com a adição de bourbon.
- bourbon - 60 ml;
- hortelã - 12 folhas frescas;
- açúcar em pó - 1 colher de chá;
- água (sem gás) - 2 colheres de chá;
- gelo picado - 150 gramas.
11. Caipirinha
No início do século XX, a população local do Brasil usava uma bebida especial para combater a gripe espanhola. Incluía kashasa (concentrado alcoólico da cana), açúcar e suco de limão. Agora, esta bebida é popular em todo o mundo e é chamada Caipirinha. Vale lembrar que o coquetel é muito traiçoeiro: a composição de açúcar e limão milagrosamente “mascara” o sabor do álcool.
- Cachasa - 50 ml;
- limão - 1 metade;
- açúcar de cana - 2 colheres de chá;
- gelo moído.
10. Margarita
Talvez este seja o coquetel mais popular nos Estados Unidos. Na versão clássica, Margarita inclui tequila, licor de três segundos e suco de limão. Geralmente, todos os ingredientes são simplesmente misturados em uma batedeira e servidos em copos especiais com cubos de gelo. Alguns amantes gostam de experimentar: em vez de suco de limão, eles adicionam qualquer outro suco. A história de Margarita ainda não é exatamente conhecida. Sabe-se apenas que a terra natal do coquetel são as regiões sul dos Estados Unidos.
- tequila prateada - 40 ml;
- licor de laranja - 20 ml;
- suco de limão - 40 ml;
- gelo - 150 gramas.
9. Pina Colada
Acredita-se que, pela primeira vez, Pina Colada tenha sido feita pelo barman do hotel Caribe Hilton em 1952, imediatamente após o surgimento do leite de coco concentrado no mercado. É o leite de coco em combinação com o rum e o suco de abacaxi que cria esse sabor e aroma incomparáveis e distintos do coquetel. Durante muito tempo, Pina Colada foi considerada a bebida nacional porto-riquenha, mas hoje é propriedade do mundo inteiro.
- rum leve (branco) - 30 ml;
- suco de abacaxi - 90 ml;
- leite de coco (licor Malibu) - 30 ml;
- gelo em cubos - 50 gramas;
- creme (11-15% de gordura) - 20 ml (opcional);
- fatia de abacaxi ou cereja cocktail - 1 peça.
8. Califórnia
O California Cocktail é um dos mais fortes do gênero, outra variedade de Long Island. Contém vodka, rum, gin, tequila, licor de laranja e qualquer suco cítrico. Um coquetel é feito com uma fatia de laranja ou "serpentina" da casca. O sabor da Califórnia é incrivelmente brilhante - uma mistura de doçura e força.
7. Chá gelado de Long Island
Provavelmente, este coquetel nunca ficará fora de moda. Todos os anos, ele ganha cada vez mais popularidade, principalmente entre os homens. Uma característica do "chá" Long Island é que não há chá nele. O sabor do chá frio é criado pela combinação de licor de laranja triplo sec e Coca-Cola. Os principais ingredientes da bebida são gin, vodka, rum e tequila. A origem do chá gelado de Long Island ainda é controversa. Isto é devido à existência de várias interpretações deste coquetel, popular em diferentes partes da América.
- vodka - 20 ml;
- Rum dourado - 20 ml;
- gin - 20 ml;
- tequila prateada - 20 ml;
- licor de laranja (Cointreau ou Triple-sec) - 20 ml;
- suco de limão - 20 ml;
- cola - 100 ml;
- cubos de gelo - 150-200 gramas.
6. Martini de maçã
Apple Martini é a musa de todos os gourmets. O coquetel ganhou popularidade devido à combinação brilhante e "moderna" de martini seco e pedaços de maçã (que em alguns casos são substituídos por suco de maçã). Uma pequena quantidade de suco de limão e uma fatia de maçã complementam a bebida com muita elegância.
Fato interessante: o martini de maçã é um coquetel favorito do famoso comediante americano Conan O'Brien.
- vodka - 3 partes (30 ml);
- aguardente de maçã - 1 parte (10 ml);
- Licor Cointreau - 1 parte (10 ml).
5. Maria Sangrenta
O coquetel foi inventado, presumivelmente, em 1939 pelo americano George Jessel. O autor sugeriu misturar vodka e suco de tomate como remédio para uma ressaca forte. A atual International Barmen Association recomenda a seguinte receita:
- 45 ml de vodka (a marca não é importante)
- 90 ml de suco de tomate.
- 2-3 gotas de molho Worcester.
- 15 ml de suco de limão
- Molho de Tabasco a gosto
- Suco de aipo a gosto
- Pimenta preta
4. Chave de fenda
Uma mistura de vodka e suco de frutas foi inventada por petroleiros americanos que trabalharam na Arábia Saudita em meados do século passado. Para beber impunemente em um país muçulmano, eu tive que ser inteligente e uma chave de fenda nasceu. A receita do coquetel é simples:
- 3/10 vodka
- 7/10 de qualquer suco de frutas
- Gelo
- Uma fatia de laranja como decoração
3. Martini seco
O coquetel recebeu o nome de seu inventor - o famoso Martini de Anna de Toggia. A receita clássica é esta:
- 50% de vermute
- 50% de gin
Embora hoje em dia seja mais comum uma combinação de três partes de gin e uma parte de vermute. O coquetel é decorado com raspas de azeitona e limão.
2. Daiquiri
A bebida recebeu esse nome em homenagem à cidade cubana de Daiquiri. A receita clássica de coquetel é a seguinte:
- 9 partes de rum
- 1 parte de açúcar
- 4 partes de suco de limão
- gelo
1. Tequila Sunrise
Este cocktail extraordinariamente bonito foi inventado no século passado no hotel no Arizona Biltmore Hotel. O nome "Dawn" era uma mistura de tequila, granadina e suco de laranja devido à gradação de flores em um copo semelhante ao amanhecer. A receita para o nascer do sol de tequila é:
- Tequila 45 ml
- 15 ml de xarope de granadina
- 90 ml de suco de laranja
Todos os dias, bartenders de todo o mundo criam cada vez mais combinações, inventam novos sabores, cada um dos quais sem dúvida encontrará seu próprio conhecedor. No entanto, a maioria das pessoas ainda escolhe coquetéis clássicos. Seja Califórnia vibrante ou um requintado martini de maçã, todos deixaram sua marca na lista de vinhos do mundo. Eles dizem: "você precisa conhecer os clássicos". E de fato é.