As coisas que aparecem em filmes famosos, ou são usadas para criá-los, geralmente ganham sua própria popularidade. O vestido do personagem principal, o carro do personagem principal ou até uma estatueta de chumbo podem ficar muito altos por muito dinheiro.
Aqui estão os 10 itens mais caros da história do cinema mundial.
10. carro voador
Onde apareceu: o musical "Puff-puff oh-oh-oh-oh" (1968)
Preço: $ 805.000
Enquanto Mary Poppins (1964) é mais conhecida do público, Buck-oo-oo-oo-oo-o é outro musical britânico que pode causar nostalgia na infância, especialmente para aqueles que são fascinados por seu carro voador.
Na história, o inventor Karaktakus Potts, junto com sua namorada e dois filhos, viaja em um carro voador (e também flutua e dirige) pelo mundo de conto de fadas de castelos antigos e escapa do barão do mal Bomburst.
No total, seis carros foram criados para o filme, incluindo uma versão não motorizada, um carro para cenas voadoras, uma máquina para transformações e uma versão menor para cenas de direção.
Após o tiroteio, todos os seis foram equipados com motores e foram usados para anunciar o musical em todo o mundo. Um modelo era um veículo totalmente operacional com registro genuíno no Reino Unido. Este carro foi vendido em 2011 ao célebre diretor Peter Jackson.
9. Vestido Audrey Hepburn
Onde apareceu: o filme "Café da manhã na Tiffany" (1961)
Preço - $ 806.000
Um dos vestidos mais sexy da história do cinema foi criado pelo estilista francês Hubert de Givenchy (entre seus clientes estavam celebridades como Jackie Kennedy).
No café da manhã de Tiffany, Givenchy desenvolveu não apenas um vestido preto de cetim italiano, mas também escolheu acessórios para ele: um colar de pérolas, um porta-voz, um chapéu preto e longas luvas pretas.
Uma cópia do vestido foi vendida em 2006 por US $ 806.000. Duas outras cópias do vestido permaneceram: uma está nos arquivos da Casa Givenchy, a outra está em exibição no museu do figurino de Madri.
8. O James Bond Subaquático Lotus Esprit
Onde apareceu: o filme "O espião que me amava" (1977)
Preço - $ 860.000
O herói do cinema James Bond amava supercarros, e Lotus Esprit não é exceção. Este carro podia nadar debaixo de água, tendo “crescido” barbatanas, canhões de água e um periscópio em vez de rodas. Claro, apenas nos filmes.
Durante as filmagens subaquáticas, foi utilizado o estojo Esprits, no qual havia um dispositivo especialmente criado.
Após a conclusão das filmagens, Wet Nelly, como a equipe chamou o carro, foi colocado em armazenamento em Long Island, Nova York. Dez anos depois, ele foi leiloado por menos de cem dólares, e o comprador não estava ciente de seu conteúdo.
De 1989 a 2013, ele ocasionalmente colocou o carro em leilão, restaurando seu exterior. No final, foi leiloado em Londres em 2013 para o magnata dos negócios Ilon Mask.
7. Fato de corrida de Steve McQueen
Onde apareceu: Filme de Le Mans (1971)
Preço: $ 984.000
Embora o filme "Le Mans" tenha falhado inicialmente nas bilheterias, ele foi elogiado muitas vezes por seu realismo: a pista real de Le Mans, as cenas de corrida capturadas nos carros participantes e a presença de pilotos famosos na foto. Um deles foi Steve McQueen, que interpretou o protagonista principal - o americano Michael Delaney, que quer ganhar o ouro em Le Mans.
Após o lançamento do filme, o traje de corrida de McQueen foi entregue ao jornal britânico The Observer como um teste de premiação sobre o tema de Le Mans. Thomas Davis, de 12 anos, ganhou, que posteriormente vendeu o traje em 2011 por US $ 155.000.
Três meses e meio depois, ele foi vendido novamente, desta vez no leilão Hollywood Icons em Beverly Hills, por US $ 984.000, tornando-o o material de corrida mais caro já vendido.
6. Trajes para a música "Do Re Mi"
Onde apareceu: musical "Sons da música" (1965)
Preço: US $ 1,5 milhão
Este musical foi outro sucesso de Julie Andrews depois de seu papel no filme Mary Poppins, um ano antes. Ele é um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, como Gone With the Wind (outro filme conhecido por suas roupas feitas de cortinas).
As roupas, que a personagem principal, a governanta Maria, fez para os sete filhos da família von Trapp, são realmente feitas de cortinas. A designer do Sound of Music, Dorothy Jackins, foi indicada ao Oscar por seu trabalho no filme.
Apesar de as roupas da música "Do Re Mi" serem feitas de material simples, ela foi vendida por US $ 1,5 milhão em 2013.
5. Traje de Leão Covarde
Onde apareceu: O filme "O Mágico de Oz" (1939)
Preço: 3 milhões de dólares
O papel mais reconhecível do ator Bert Lara foi um leão covarde em O Mágico de Oz. Embora ele não tenha cantado as músicas mais memoráveis e não fosse o mais carismático dos personagens, ele usava o figurino mais memorável. Foi feito de pele de leão natural e foi vendido em 2014 por US $ 3 milhões. Ironicamente, esse traje foi encontrado abandonado no antigo estúdio da MGM.
A roupa foi comprada no Museu de Televisão de Phoenix, Arizona, onde ainda está em exibição.
4. Estatueta "O Falcão Maltês"
Onde apareceu: O Falcão Maltês (1941)
Preço: US $ 4,1 milhões
O primeiro membro noir do filme foi John Houston, também conhecido pelos Tesouros da Serra Madre, Moulin Rouge e Rainha da África.
Humphrey Bogart desempenhou o papel principal em The Maltese Falcon, interpretando um detetive particular, Sam Spade, que está cansado da vida e procura uma figura misteriosa. Esta estatueta foi vendida em 2013 por US $ 4,1 milhões ao bilionário Steve Wynn.
Alguns argumentam que a estatueta não é a usada no filme, pois os atores supostamente usavam moldes de gesso e não um original de chumbo pesado. No entanto, o Falcão Maltês apareceu no filme; sua pena de cauda curvada pode ser vista no final do filme quando Spade o leva para fora de seu apartamento.
3. Carro Aston Martin
Onde apareceu: filme "Goldfinger" (1964)
Preço: US $ 4,4 milhões
Este é um dos dois carros que foram usados para criar o Goldfingra. O Aston Martin DB5 Convertible, dirigido por James Bond por Sean Connery, foi vendido em 2010.
Foi equipado com os gadgets da marca Bond, que permaneceram após o tiroteio. Curiosamente, Goldfinger foi o primeiro filme a usar gadgets, posteriormente se tornando uma parte essencial da franquia Bond.
Havia outro Aston Martin, equipado com vários aparelhos, como pistolas, que apareciam nas luzes traseiras. Ele foi seqüestrado em 1997 de um hangar no aeroporto de Boca Raton e ainda não foi encontrado.
2. Vestido Eliza Doolittle
Onde apareceu: o filme "My Fair Lady" (1964)
Preço: US $ 4,5 milhões
O vestido de renda preto e branco de Audrey Hepburn, mostrado acima, foi desenhado por Cecil Beaton, um renomado figurinista e figurinista inglês que recebeu o Oscar de figurino e direção artística por seus esforços.
O vestido (e o chapéu) foi vendido em 2011 por US $ 4,5 milhões, como parte da coleção da falecida atriz Debbie Reynolds. Ao longo de sua vida, ela colecionou mais de 3.500 figurinos de vários filmes de Hollywood - incluindo Gone With the Wind, Sounds of Music e Casablanca - na esperança de um dia criar um museu.
O vestido que Hepburn usou para o número da música do Ascot Gavotte continua sendo o item mais caro já vendido pela Profiles in History, com sede na Califórnia. Surpreendentemente, esse não era o vestido mais caro da coleção Reynolds.
1. Vestido Marilyn Monroe
Onde apareceu: o filme "Comichão do sétimo ano" (1955)
Preço: US $ 4,6 milhões
O vestido branco que Marilyn Monroe já usou é um dos vestidos mais famosos e os acessórios mais caros da história do cinema. Foi vendido como parte da coleção tardia de Hollywood da falecida Debbie Reynolds.
O momento em que a heroína Marilyn está na grelha de ventilação e uma rajada de ar levanta o vestido, expondo as pernas, foi parodiada em muitos filmes e desenhos animados, incluindo Shrek 2, Boys Like It e Woman in Red.
Inicialmente, a cena deveria ser filmada do lado de fora do pavilhão dos estúdios da 20th Century Fox, mas as câmeras e Monroe atraíram a atenção de centenas de fãs, e seu ruído estragou quadro a quadro. Como resultado, o diretor Billy Wilder decidiu refazer a cena em um ambiente calmo no pavilhão.