Quem pode avaliar melhor o estado ecológico de uma cidade melhor que seus habitantes? O portal Superjobs.ru compartilha essa opinião e, portanto, instruiu seus especialistas a entrevistar os moradores para determinar a cidade mais ecológica da Rússia em 2019. Afinal, quanto mais limpa a cidade, mais atraente é para a vida e o trabalho.
Os especialistas responderam: "Sim!" e entrevistou muitas pessoas em todo o país, vivendo em cidades de 500 mil ou mais. Portanto, a classificação das 10 cidades mais limpas da Rússia em 2019 foi compilada, de acordo com seus moradores.
10. Penza
Abre a lista das cidades mais limpas da Rússia em 2019, a capital da região de Penza. 11% dos cidadãos pesquisados acreditam que o ambiente em Penza é excelente e 49% pensam que tudo está bem com isso, poderia ser pior.
Especialistas do Ministério de Recursos Naturais e do Greenpeace concordam com a opinião dos moradores. E os animais selvagens concordam com os habitantes e especialistas, e vivem com prazer no cinturão da floresta, que faz parte da praça da cidade. Sim, praticamente em Penza vive não apenas lebres, mas também raposas e até alces. E nos arredores da cidade, muitas vezes você pode ver a silhueta de um falcão alto no céu.
Além do cinturão da floresta, a cidade possui uma abundância de parques, jardins, praças e avenidas, para que você possa respirar com facilidade e liberdade. Além disso, na cidade há um resort-sanatório climático!
No entanto, nem tudo é tão róseo. Não muito longe da cidade, há uma fábrica envolvida no descarte de armas químicas, o que, é claro, acrescenta preocupação às pessoas que moram nas proximidades. E a população do distrito de Oktyabrsky da cidade sofre com a presença de várias empresas industriais e, como sempre, com a abundância de carros e seus escapamentos associados.
9. Ufa
Uma das cidades mais longas da Rússia também possui um ambiente favorável. 12% dos cidadãos de Ufa estão satisfeitos e 47% são neutros.
Provavelmente, fatores como a área ocupada pela cidade, baixa aglomeração e, como resultado, fraca poluição de gases provocada pelo escapamento de automóveis provavelmente tiveram um papel importante.
E embora existam várias grandes empresas industriais dentro da cidade, a administração da cidade realmente se preocupa com o meio ambiente. Ufa é uma das raras cidades russas, onde é dada atenção especial à proteção da natureza. Portanto, apesar do desenvolvimento industrial geral da região, a situação com emissões e efluentes não apenas se deteriora, mas até melhora.
Em grande medida, é possível ter um número enorme de espaços verdes, para os padrões urbanos. A área total de jardins, parques, praças ocupa quase um terço da cidade.
8. Vladivostok
E aqui é a primeira cidade em que especialistas em meio ambiente discordam categoricamente da opinião dos moradores sobre a situação ecológica da cidade.
Alguns moradores (13%) acham que o ambiente em Vladivostok é bom e 45% acreditam que, em princípio, tudo não está ruim. Mas os especialistas acreditam que, com água e ar na cidade, tudo está ruim. As medidas ambientais na cidade não recebem muita atenção. E embora após o início da perestroika, a indústria pesada em Vladivostok tenha praticamente desaparecido (o que afetou a qualidade do ar), as consequências de sua permanência permaneceram.
Por exemplo, no local dos estaleiros outrora florescentes, o solo está contaminado com metais pesados. Levará mais de uma dúzia de anos para ela voltar ao normal. Há pouco transporte público, as pessoas viajam de carro, o que gera uma parcela impressionante de emissões (60%) no envenenamento aéreo.
7. Novosibirsk
Em termos de população, Novosibirsk está entre os líderes em toda a Federação Russa. Apesar do tamanho e do fato de a cidade ser o centro industrial e administrativo da região, os moradores geralmente ficam satisfeitos com seu status ambiental. Cerca de 14% acham que está tudo bem e 45% avaliam de maneira neutra o grau de pureza.
Talvez o papel seja desempenhado aqui pela posição geográfica favorável da cidade: é perfeitamente soprada pelos ventos, que espalham substâncias nocivas da atmosfera. E, é claro, as medidas tomadas pela administração influenciam:
- limpezas regulares para lixo e espaços verdes;
- o estado do ar e da água é monitorado;
- os sistemas de abastecimento de água e fornecimento de calor estão sendo modernizados;
- instalações de tratamento de empresas estão melhorando.
6. Barnaul
Em sexto lugar entre as cidades mais amigas do meio ambiente da Rússia está Barnaul. Sim, a mesma cidade, que, de acordo com os resultados de pesquisas realizadas por especialistas do Ministério de Recursos Naturais, está entre as dez principais cidades com o ar mais sujo.
No entanto, os moradores não concordam com a avaliação do Ministério de Recursos Naturais. 14% gostam da ecologia da cidade e 53% acreditam que, em geral, tudo está em ordem.
Provavelmente, o segredo desse otimismo reside no fato de que em Barnaul as condições de existência nos distritos são muito diferentes. Se em uma área os residentes não correm o risco de pendurar roupas do lado do vento devido à abundância de casas particulares com aquecimento de fogão, em outra, ventos fortes sopram toda a fumaça, poeira e fuligem. Se no centro da cidade, localizado no oco, a poluição dos gases é extremamente alta, os moradores da periferia perto do cinturão da floresta podem desfrutar dos aromas de flores e folhagens.
E, embora com o ar na cidade as coisas não sejam tão boas quanto gostaríamos, com a água tudo está em ordem. A administração da cidade presta atenção especial à sua limpeza.
5. Tomsk
Esta é uma verdadeira cidade misteriosa. Por um lado, os ambientalistas estão soando o alarme sobre a derrubada maciça de espaços verdes pela cidade. Por outro lado, 17% dos moradores avaliaram a situação da cidade como boa e 45% acreditavam que tudo em Tomsk estava em ordem com o meio ambiente.
Embora a capital da região de Tomsk tenha problemas suficientes. A cidade está crescendo, ela precisa de uma área; portanto, a liderança da cidade tomou uma decisão "sábia" de construir novos edifícios no local de florestas e praças, inclusive na já antiga zona de lazer. E casas já construídas, sem constrangimento, despejam resíduos líquidos nas terras florestais, terras aráveis, jardins e de maneira simples e brega no rio.
Aterros não autorizados surgem espontaneamente pela cidade, onde empreendedores inescrupulosos jogam lixo de origem biológica, industrial e doméstica. É verdade que, nos últimos dois anos, o governo se preocupou com os problemas ambientais e agora, como um Janus de duas faces, corta florestas com uma mão e planta praças com a outra. E eles começaram a brigar com montanhas de lixo.
4. Naberezhnye Chelny
Embora a cidade no Tartaristão se separe mais de dois mil quilômetros da capital da região de Tomsk, os residentes avaliam a situação ambiental de ambas as cidades igualmente. 17% dos residentes estão satisfeitos, 45% acham que está tudo bem.
A principal vantagem da cidade em termos de ar condicionado é a sua localização territorial. Está localizado em um local aberto a todos os ventos e, embora no inverno ventos fortes possam criar algum desconforto, a cidade é perfeitamente soprada. Mesmo apesar da abundância de empresas industriais localizadas em um círculo em torno de Naberezhnye Chelny; um deles é o gigante automobilístico KAMAZ.
A qualidade da água na cidade também é boa: na região, seus indicadores estão entre os melhores. Com espaços verdes, as coisas não são perfeitas, mas a administração da cidade está investindo tempo e dinheiro em cuidar das antigas áreas verdes e criar novas.
3. Kazan
Os moradores desta cidade antiga têm muito orgulho disso. Do ponto de vista deles, Kazan abre os três primeiros entre as cidades mais ecológicas da Rússia. 18% dos residentes acreditam que o ambiente em Kazan é excelente e 54% acham que a situação não é brilhante, mas bastante tolerável.
Entre as cidades com população superior a um milhão, esse é o melhor resultado. Kazan sofre com as doenças tradicionais das grandes cidades: poluição do ar, falta de água e baixa quantidade e qualidade de espaços verdes.
Mas, do ponto de vista da utilização de resíduos domésticos e industriais, Kazan pode servir de exemplo para muitos outros - esta é a única cidade grande em toda a Rússia que sozinha e completamente utiliza e processa seu próprio lixo.
2. Krasnodar
Em segundo lugar na lista das cidades mais limpas da Rússia, Krasnodar está confortavelmente localizado. Ele, como dizem, está bem estabelecido - exatamente na fronteira de duas zonas climáticas, levemente continentais e subtropicais.
E a cidade está localizada entre o quente Mar Negro e o maciço frio das montanhas, o que causa um choque de massas de ar e ventos fortes. Isso, como já sabemos, significa purgar, o que é sempre bom para a cidade.
Talvez seja precisamente o excelente clima de Krasnodar e a qualidade do ar que sejam a razão das boas avaliações dos residentes. 20% pensam que está tudo bem e 50% pensam que, em princípio, o estado de Krasnodar não é ruim.
No entanto, como sempre, os especialistas discordam deles. E embora, graças aos ventos, os moradores quase não notem emissões, eles ainda estão lá e em grandes quantidades. A poluição do ar no verão é sentida especialmente no verão, em áreas industriais e também, como de costume, perto de grandes artérias de transporte.
1. Tyumen
A cidade mais limpa da Rússia em 2019, de acordo com seus moradores, se torna uma grande cidade industrial da Sibéria - Tyumen. Até 39% dos entrevistados acreditam que o ambiente é excelente. E 44% consideraram normal.
E isso é simplesmente incrível para uma cidade com uma abundância de empresas industriais, certo? Além disso, a maioria deles se dedica ao processamento de petróleo e gás, além de instalações de engenharia e construção naval.
Qual é o segredo? No cargo de administração da cidade e região. Os funcionários de Tyumen realmente prestam atenção ao meio ambiente. O lixo e o lixo são descartados, as águas residuais são limpas, as árvores são plantadas, as empresas são ordenadas a usar o equipamento de purificação de ar mais avançado e assim por diante. O resultado, como dizem, é evidente - em termos do número de moradores felizes e satisfeitos com o meio ambiente, Tyumen quase dobra os resultados do segundo lugar na classificação.
Mas os moradores chamavam Chelyabinsk da cidade mais desfavorável da vida. Apenas 2% dos entrevistados estão satisfeitos com o meio ambiente, enquanto 79% o consideram ruim.
Resultados da pesquisa. Compartilhamento de respostas para a pergunta: "Como você avalia a situação ambiental da cidade?"
Cidade | Boa | Normal | Ruim | Eu estou perdido |
---|---|---|---|---|
Tyumen | 0.39 | 0.44 | 0.09 | 0.08 |
Krasnodar | 0.2 | 0.5 | 0.21 | 0.09 |
Kazan | 0.18 | 0.54 | 0.18 | 0.1 |
Tomsk | 0.17 | 0.45 | 0.23 | 0.15 |
Naberezhnye Chelny | 0.17 | 0.45 | 0.23 | 0.15 |
Barnaul | 0.14 | 0.53 | 0.22 | 0.11 |
Novosibirsk | 0.14 | 0.45 | 0.28 | 0.13 |
Vladivostok | 0.13 | 0.45 | 0.32 | 0.1 |
Ufa | 0.12 | 0.47 | 0.31 | 0.1 |
Penza | 0.11 | 0.49 | 0.3 | 0.1 |
Khabarovsk | 0.11 | 0.48 | 0.3 | 0.11 |
Ecaterimburgo | 0.11 | 0.4 | 0.38 | 0.11 |
Izhevsk | 0.1 | 0.47 | 0.3 | 0.13 |
Yaroslavl | 0.1 | 0.44 | 0.38 | 0.08 |
Permiano | 0.1 | 0.41 | 0.38 | 0.11 |
Voronezh | 0.09 | 0.51 | 0.28 | 0.12 |
Samara | 0.09 | 0.47 | 0.33 | 0.11 |
Ulyanovsk | 0.09 | 0.46 | 0.33 | 0.12 |
Rostov do Don | 0.09 | 0.42 | 0.4 | 0.09 |
Makhachkala | 0.09 | 0.41 | 0.38 | 0.12 |
Kemerovo | 0.09 | 0.37 | 0.47 | 0.07 |
Orenburg | 0.08 | 0.42 | 0.42 | 0.08 |
Irkutsk | 0.08 | 0.41 | 0.39 | 0.12 |
Astracã | 0.08 | 0.28 | 0.53 | 0.11 |
Kirov | 0.07 | 0.49 | 0.32 | 0.12 |
Nizhny Novgorod | 0.07 | 0.48 | 0.33 | 0.12 |
Moscou | 0.07 | 0.42 | 0.4 | 0.11 |
São Petersburgo | 0.06 | 0.41 | 0.36 | 0.17 |
Ryazan | 0.06 | 0.33 | 0.47 | 0.14 |
Lipetsk | 0.04 | 0.25 | 0.61 | 0.1 |
Omsk | 0.04 | 0.22 | 0.59 | 0.15 |
Tolyatti | 0.04 | 0.2 | 0.67 | 0.09 |
Krasnoyarsk | 0.04 | 0.18 | 0.71 | 0.07 |
Novokuznetsk | 0.04 | 0.15 | 0.73 | 0.08 |
Volgogrado | 0.03 | 0.36 | 0.53 | 0.08 |
Saratov | 0.03 | 0.29 | 0.57 | 0.11 |
Chelyabinsk | 0.02 | 0.14 | 0.79 | 0.05 |