Engenheiros talentosos, ano após ano, desenvolvem projetos ambiciosos, projetados para tornar a vida da população mundial mais confortável e segura. Bilhões de dólares estão sendo gastos na construção de usinas, pontes, túneis e até ilhas artificiais.
Hoje sugerimos que você dê uma olhada Os 10 edifícios mais caros do mundo. Naturalmente, incluímos apenas objetos modernos entre os dez primeiros, já que nem devemos tentar estimar o custo de estruturas como a Grande Muralha da China, o Kremlin e as Pirâmides de Gizé.
10. Ponte de Qingdao sobre a baía, China (US $ 6 bilhões)
Essa ponte já foi "marcada" em nossas 10 pontes mais longas do mundo. As características dessa estrutura grandiosa são as seguintes: 42 km de comprimento e seis faixas de tráfego. Mais de 30 mil carros passam pela ponte diariamente.
9. Large Hadron Collider, Suíça (US $ 6 bilhões)
O acelerador de partículas carregadas foi projetado e construído por especialistas de três dezenas de países. A construção tem dimensões impressionantes - o comprimento do anel principal do famoso acelerador é de 26 mil metros. A propósito, o nome collider vem do verbo em inglês “collide”, que significa “collide”. Afinal, os feixes de partículas são acelerados dentro do colisor em direções opostas e colidem nos pontos alocados.
8. Oleoduto Trans-Alasca (TAN), EUA (US $ 8 bilhões)
Um oleoduto de 1288 km de comprimento atravessa o Alasca de norte a sul. A TAN é um dos maiores oleodutos do mundo e pertence à Alyeska Pipeline Service Company. A construção inclui o próprio gasoduto, 12 estações de bombeamento e um terminal na cidade americana de Valdez.
7. A ilha artificial de Palm Jumeirah, Emirados Árabes Unidos (US $ 14 bilhões)
A construção da ilha em forma de palmeira foi realizada de 2001 a 2006. O tamanho do "Palm" artificial é de 5x5 km, e a área é de mais de 800 campos de futebol. A grandiosa criação de mãos humanas é visível a partir da órbita da Terra a olho nu. Hoje, a ilha artificial possui áreas residenciais, vilas particulares, hotéis e um parque aquático.
6. The Great Boston Tunnel, EUA (US $ 14,8 bilhões)
O edifício mais caro da história dos EUA é uma rodovia de 8 faixas, na qual participaram 5.000 trabalhadores. A propósito, as comunicações móveis não funcionam no túnel, pois a resina epóxi usada para conectar as paredes pode não suportar o peso adicional das estações base.
5. Usina Hidrelétrica Três Gargantas, China (US $ 25 bilhões)
A maior usina em operação no mundo está localizada no rio Yangtze, perto da cidade de Sandouping. Para alocar espaço para um enorme reservatório criado na barragem da usina hidrelétrica, o governo chinês transferiu 1,3 milhão de pessoas para outras partes do país.
4. Usina Hidrelétrica de Itaipu, Brasil / Paraguai (US $ 27 bilhões)
A enorme usina hidrelétrica no rio Paraná é líder mundial na geração de eletricidade por ano. A usina fornece mais de 20% das necessidades de eletricidade do Brasil e cerca de metade das necessidades do Paraguai. A propósito, em 2009, devido ao acidente de Itaipu, mais de 50 milhões de brasileiros e quase toda a população do Paraguai ficaram sem eletricidade por um dia.
3. Aeroporto Internacional Al Maktoum, Emirados Árabes Unidos (US $ 33 bilhões)
O portão aéreo de Dubai lidera os cinco maiores aeroportos do mundo recentemente publicados. Atualmente, o aeroporto opera apenas parcialmente, mas após a conclusão de todo o trabalho, esse enorme complexo permitirá receber quase 160 milhões de passageiros por ano.
2. Aeroporto de Cheklapkok, Hong Kong (US $ 20 bilhões)
A maior parte deste aeroporto está localizada em uma ilha artificial, o que explica o custo bastante grande da construção. Três terminais de aeroportos passam quase 50 milhões de passageiros e 4 milhões de toneladas de carga por ano.
1. Estação Espacial Internacional (US $ 157 bilhões)
15 países participaram da criação da ISS. O projeto preliminar da estação foi aprovado em 1995 e, em novembro de 1998, a Rússia lançou seu primeiro elemento em órbita - o bloco de carga funcional Zarya. Hoje, a ISS é a estrutura mais cara criada pela humanidade na história moderna.