Viajar na estrada é liberdade de movimento, vistas pitorescas e economia significativa se você viaja em uma grande empresa. Mas alguns não se atrevem a realizar seu sonho por causa das dificuldades organizacionais dessa viagem. E é verdade - antes de sair, você precisa levar em consideração muitas nuances diferentes e se preparar bem. Especialmente se a viagem for planejada por muito tempo. Mas então as impressões permanecerão por toda a vida.
Coisas para resolver, a fim de lembrar os dias passados na estrada com um sorriso, disse Kirill Sinelnikov, especialista em marcas da Thule.
Dicas antes de viajar em uma viagem
1. Faça um check-up
Imagine: nos últimos preparativos, você entra no carro - inspirado e cheio de expectativa alegre. Depois de alguns dias (ou talvez semanas?) Da jornada tão esperada. Mas antes que você conseguisse dirigir uma dúzia de quilômetros, ocorre um colapso infeliz. É uma pena, certo?
Para que sua jornada não termine tão claramente e não inicie, você deve cuidar antecipadamente das condições técnicas da máquina. Mesmo se você passou na inspeção recentemente, não tenha preguiça de fazê-la novamente. Preste atenção especial ao sistema de freio, chassi e motor. Em segurança, nem dinheiro nem tempo podem ser economizados.
2. Faça uma lista das coisas necessárias
Se você é um proprietário feliz da memória fenomenal, pode negligenciar esse ponto. Mas recomendamos que você jogue com segurança, para não se censurar por seu descuido. É mais conveniente fazer uma lista de itens por categoria: kit de primeiros socorros, roupas etc. Nesse caso, o risco de ficar confuso e pular algo importante é mínimo. O cabeçalho padrão do viajante automático tem a seguinte aparência:
- Conjunto completo de documentos: passaporte, apólice de seguro, carteira de motorista, um pacote completo de documentos para o carro. Se você planeja atravessar a fronteira, não esqueça de descobrir com antecedência quais documentos adicionais podem ser necessários.
- Kit de primeiros socorros para você: analgésicos, antipiréticos, medicamentos para indigestão e alergias, curativos e anti-sépticos.
- Kit de primeiros socorros para automóvel: um manômetro para medir a pressão dos pneus e um compressor para inflar, um cabo de reboque, um macaco, um conjunto de chaves, alicates e alicates, uma pá de sapador e um triângulo de advertência.
- Conjunto de campismo: queimador de gás, pratos, latas ou garrafas de água potável, tábua de cortar, faca dobrável. Mesmo se você planeja comer em um café, mais cedo ou mais tarde você vai querer parar em um lugar pitoresco e tomar uma xícara de chá ao ar livre.
- Conjunto de supermercado: chá, café, um pouco de açúcar e sal, ensopado, pães ou bolachas, biscoitos, barras energéticas. Obviamente, se você planeja passar a maior parte da jornada "selvagem", a lista de compras precisa ser expandida. Por exemplo, você pode pegar um pacote de macarrão ou cereais.
3. Traga uma bolsa mais fria
Essa dica é especialmente relevante para viagens de verão. Obviamente, é melhor não levar produtos perecíveis com você. Mas ao longo do caminho, você pode ser tentado por melancia madura ou outro alimento que exija frio para armazenar. Nesse caso, a bolsa mais fria será indispensável.
Como bônus, você receberá outro truque de vida (o que, esperamos, não será útil para você): blocos de frio de uma bolsa térmica podem ser usados como primeiros socorros para queimaduras e contusões.
4. Distribua as coisas corretamente
Coloque os itens de que você precisa na estrada mais perto - é melhor ir ao salão para que eles possam ser levados sem parar. Por exemplo, pequenas garrafas de água, lanches ou roupas quentes, se o tempo estiver frio. Coloque os itens em massa no tronco em ordem de prioridade.
A distribuição adequada da bagagem também é uma questão de segurança. Se o carro estiver sobrecarregado em qualquer lugar, isso levará a uma mudança no centro de gravidade e tornará o carro menos estável. Uma ótima solução é colocar algumas coisas no telhado. Caixas automáticas convenientes ajudarão. Agora, há uma grande variedade desses acessórios de viagem, por isso é fácil encontrar o ideal para você em tamanho e funcionalidade.
5. Planeje seus pontos de férias com antecedência.
Quanto mais silencioso você for, mais longe ficará. Este ditado nunca deixará de ser relevante. A concentração e o bem-estar do motorista são a chave para a segurança de qualquer viagem. Portanto, ao construir uma rota, pense em onde você vai relaxar e passar a noite. Tente garantir que a distância entre os pontos não exceda 300-400 km por dia. No caminho, você pode fazer pequenas paradas para comer e esticar as pernas um pouco.
6. Crie uma lista de reprodução
Você sabia que cantar junto une as pessoas? Acredita-se que isso forma uma conexão emocional especial. Viagem por estrada é uma ótima oportunidade para testar essa teoria! Portanto, tente pré-compor uma lista de reprodução de suas músicas favoritas. Só não se esqueça de levar em consideração os gostos musicais de todos os participantes da viagem; caso contrário, em vez de um senso de unidade, você encontrará comentários e argumentos insatisfeitos.
Em um longo caminho
7. Mantenha a ordem no carro.
Disponha as coisas delicadamente no início da viagem - é apenas metade da batalha. É muito mais difícil manter a ordem ao longo da jornada. Ainda assim, tente fazê-lo. Cada item do seu carro deve ter seu próprio lugar, para o qual retorna após o uso. E deixe você ser chamado de chato. Mas, no caso de força maior, você saberá exatamente o que e para onde procurar.
8. Não negligencie o resto
Aos primeiros sinais de fadiga - olhos grudam, peso aparece na parte de trás da cabeça, fica difícil focar os olhos - pare de se mover imediatamente. Mesmo se você não tiver tempo para chegar ao ponto de descanso planejado, pare no local mais próximo possível. Não tente heroísmo, estabeleça recordes e aposte "mas apostamos que eu dirijo 1000 km em um dia". É sempre melhor não dirigir um pouco do que "mover".
9. Use o navegador e os mapas
Todo percurso automático deve ter um elemento de espontaneidade. Mas poucas pessoas querem chegar à meia-noite no meio de uma estrada desconhecida. O navegador ajudará a evitar essa mudança de eventos. Lembre-se de que nem sempre a cobertura da Internet móvel na estrada será bastante estável. Portanto, baixe um mapa off-line com antecedência ou, melhor ainda, pegue-o em papel.
10. Aproveite!
"Em qualquer viagem, mesmo na mais ponderada, algo definitivamente vai dar errado", diz Cyril Sinelnikov. - E sua tarefa é perceber o problema como uma aventura. Mesmo uma experiência desagradável pode ser uma ótima história e fornecerá dezenas de razões para dizer no futuro: "Você se lembra de como nós ..." Portanto, colete uma empresa calorosa, entre no carro e tenha certeza: você fará uma ótima viagem! "