Agora a moda para telefones grandes. No entanto, mais não significa melhor. Os phablets devem ser segurados com as duas mãos, são pesados e nem sempre cabem no seu bolso. O que fazer com aqueles que preferem telefones celulares pequenos e elegantes?
Especialmente para eles, fizemos uma classificação dos menores smartphones do mundo em 2019, que, embora em muitos aspectos inferiores aos melhores smartphones emblemáticos de 2019, se encaixam perfeitamente, mesmo em uma pequena bolsa.
10. Sony Xperia X1 Compact
Dimensões: 129 x 65 mm
Embora o "Sonya" pareça enorme contra o pano de fundo de outros dispositivos participantes da classificação, é apenas o segundo do iPhone SE em termos de desempenho. Ela possui 4 GB de RAM, 32 GB de memória interna e um chipset de oito núcleos (processador Snapdragon 835 com uma frequência de 2,45 GHz e 1,9 GHz). Uma vez que essas especificações estavam no nível principal, e agora elas ainda são boas.
A caixa de metal parece elegante e cara e possui proteção contra água e poeira. A câmera frontal de 8MP faz uma selfie de boa qualidade. E a bateria de 2700 mAh sobreviverá sem recarregar até o final do dia.
A única coisa que deixa muito a desejar é a tela. Embora tenha uma diagonal de 4,6 mm, a resolução é de apenas 720. Esse defeito foi corrigido na segunda "geração" do dispositivo, o Sony Xperia X2, mas este produto já está longe de ser compacto (sua altura é de 143 mm).
9. BLU Vivo 5 Mini
Dimensões: 125,5 x 62 mm
Se você esperava que a versão mini do BLU Vivo 5 parecesse um irmão mais velho, o BLU Vivo 5, apenas menor, você ficará desapontado. No entanto, ainda restava algo - por exemplo, a capacidade de gravar vídeo com uma resolução de 1080. No contexto de pequenos dispositivos semelhantes, essa é uma grande vantagem.
Além disso, o dispositivo possui duas câmeras, 5 MP e 3,2 MP. Quanto ao desempenho, aqui o desempenho do modelo é medíocre. Ela possui um processador quad-core MediaTek 6580 com uma frequência de 1,3 GHz, no entanto, eles não terminaram o smartphone com RAM - são apenas 512 MB.
Mas eles não ficaram com a bateria, o que não é tão comum entre smartphones compactos, e colocaram uma bateria de 1500 mAh no gabinete. Você pode conversar no Vivo 5 Mini 24 horas seguidas e, no modo de espera, pode demorar até um mês. Em geral, essa é uma boa opção básica se você precisar de um pequeno smartphone para fazer chamadas e enviar mensagens.
Curiosamente, a Vivo também produz um dos maiores smartphones em 2019 - V15.
8. iPhone SE
Dimensões: 123,8 x 58,6 mm
Nos últimos anos, a Apple foi infectada com gigantomania, e cada novo smartphone era maior (e mais caro) do que o anterior. Uma exceção rara é o iPhone SE, lançado em 2016.
Embora este telefone não estivesse posicionado como um carro-chefe, no entanto, em suas características, era próximo disso. Ele possui o mesmo processador (Apple A9) e a mesma quantidade de RAM (2 GB) do iPhone 6S, então o carro-chefe.
O iPhone SE possui uma tela widescreen de 4 polegadas com resolução de 640 x 1136. O design também não decepcionou - a capa do telefone é feita de alumínio em duas cores. E a câmera é muito boa - a 12 MP, com flash LED True Tone e a capacidade de gravar vídeo em resolução 4K. Há também um scanner de impressão digital. Funciona o iPhone SE no iOS 12.
Em geral, esse é um telefone muito bom e, principalmente, é muito mais barato que seus parentes mais maciços.
A principal desvantagem de um smartphone é que ele é descontinuado. Portanto, se você realmente deseja obter um mini-brinquedo "maçã", é necessário comprá-lo manualmente.
7. Palm Phone
Dimensões: 96,6 x 50,6 mm
A classificação dos menores telefones é continuada pelo dispositivo lançado no ano passado pela empresa chinesa TLC. Foi ela quem comprou a famosa linha de telefones Palm.
Segundo os criadores do Palm Phone, este dispositivo móvel servirá como uma boa adição ao smartphone “principal”, servindo como uma espécie de transmissor portátil. Com o design, os chineses tentaram - o dispositivo é pequeno e agradável na aparência.
A tela de 3,3 polegadas é brilhante, clara e com boa reprodução de cores, e sua resolução (1280 x 720) é bastante alta para um bebê assim. Existem duas câmeras com uma resolução de 12 e 8 MP e a capacidade da memória é de 32 GB.
Infelizmente, isso é tudo o que se pode dizer sobre o telefone, porque sua funcionalidade deixa muito a desejar. O desempenho (processador Snapdragon 435 SoC) é bastante baixo, a carga da bateria é insignificante e o tamanho da tela é inconveniente ao enviar mensagens. Às vezes, 3-4 caracteres são pressionados imediatamente.
E o preço é o pior - pelos mesmos US $ 350-400 você pode comprar um bom iPhone SE usado, que é apenas um pouco mais.
6. Sudroid SOYES Super Mini
Dimensões: 95 x 45 mm
Este telefone celular foi claramente inspirado nos produtos da Apple. É verdade que é cerca de meia miniatura do que o iPhone 7 Plus, que é muito semelhante na aparência.
Obviamente, o produto de artesãos chineses não fará a concorrência do iPhone no campo do desempenho. Mas Soyes comeu o cachorro (metafórico) em pequenos smartphones. Ela até conseguiu fazer um smartphone do tamanho de um cartão de crédito!
O Sudroid SOYES Super Mini possui uma diagonal de tela de 2.54 polegadas e resolução de 432 por 240 pixels. Sob o capô, há um processador de 1,3 GHz e 1 GB de RAM. E embora pareça visualmente que o telefone tenha duas câmeras, na verdade é apenas uma e sua resolução é de 5 MP.
No caso pequeno do smartphone, também há uma bateria de 600 mAh, portanto no perfil ela é bastante gorda - 10 mm. Mas ele tem um fone de ouvido, além de 4G LTE e GPS.
5. Unihertz Jelly Pro
Dimensões: 92,4 x 43 mm
Um dos menores smartphones LTE não é tão fácil de usar, é tão pequeno. Mas esse é o ponto! É barato, é pequeno (peso 60 g), portanto cabe facilmente no bolso da calça jeans.
Além disso, os fabricantes, além de um cartão SIM e uma bateria, conseguiram empurrar um cartão microSD e duas câmeras para um bebê de 2,45 polegadas.
É verdade que, por essa compacidade, você deve pagar o fato de que a versão do Android em que o dispositivo trabalha é bastante reduzida em funcionalidade. Embora você possa conectar aplicativos do Google Play, a maioria deles funcionará.
Bem, a bateria, é claro, deixa muito a desejar. Ele aguenta apenas duas horas assistindo a um vídeo e, se você deixar o telefone à noite por uma taxa de 30%, ele será desligado pela manhã. O chipset Mediatek MT6737 1.1 Hz também não possui energia, portanto, os aplicativos carregam muito lentamente. E muitos jogos simplesmente não funcionam.
4. Anica i8
Dimensões: 90 x 45 mm
Em 2018, os chineses pareciam conspirar e decidiram lançar vários modelos de smartphones muito pequenos no mercado. Entre eles está o Anica i8.
Apesar das dimensões em miniatura, este dispositivo possui uma tela de 2,5 polegadas, que para um bebê assim, você vê, bastante. É verdade que é bastante rechonchudo (quase 8 mm de espessura). Mas, além de 200 gramas do smartphone, você obtém duas câmeras com uma resolução de 2 MP e 5 MP, uma bateria de 980 mAh, 2 GB de RAM e a capacidade de inserir dois cartões SIM.
No entanto, como muitos outros produtos chineses, o Anica i8 terá que ser "arquivado". Por exemplo, exclua manualmente alguns arquivos de som para que, quando você ligar o telefone, não "agrade" o proprietário com música chinesa alta.
3. Aiek M5
Dimensões: 86 x 55 mm
Em termos de dimensões, o Aiek M5 entre os 10 menores celulares é muito fino - sua espessura é de apenas 5,3 mm e seu peso chega a 35 G. E a diagonal da tela é de 1 polegada.
Este modelo está posicionado como um "cartão telefônico" e, sim, é do tamanho de um cartão bancário. Em uma foto promocional, os fabricantes adoram fotografá-los lado a lado. É claro que você não pode colocar uma bateria poderosa em uma tão fina, então eu tive que me limitar a uma capacidade de 320 mAh.
Ele tem um cartão SIM e a funcionalidade é bastante reduzida: há rádio, rádio, suporte para redes 2G e um alto-falante adicional. Você não pode sair da rede.
2.iLight 7S
Dimensões: 76,2 x 25,4 mm
Os criadores (ou promotores) do dispositivo posicionam o iLight 7S como o menor telefone Android e, ao mesmo tempo, no estilo do iPhone.
No entanto, se ao mesmo tempo você também deseja desempenho, é melhor procurar uma direção diferente. Este smartphone possui uma tela sensível ao toque de 2,4 polegadas, um processador MTK com 4 núcleos, 8 GB de memória interna, captura wi-fi, pode ser conectado sem fio ... Ah, sim, e possui uma caixa de metal. Não há outras opções, nem sequer há um fone de ouvido. Tem que usar sem fio.
1. Zanco Tiny T1
Dimensões: 46,7 x 21 mm
O menor telefone do mundo é tão pequeno que parece mais um brinquedo. De alguma forma, não acredito que dentro desse bebê exista um cartão SIM real e que você possa chamá-lo de verdade.
O Zanco Tiny T1 pode ser facilmente mantido entre o polegar e o indicador. Por design, lembra os exemplos clássicos do começo dos dois milésimos, com uma tela em preto e branco em miniatura e grandes botões de plástico.
Ele possui um fone de ouvido, um microfone embutido e é recarregado por uma porta micro-USB. A interface, é claro, é a simplicidade espartana. O máximo que você obtém é um ponteiro para sinalizar a força, a energia da bateria e o volume do som. Nem o Android nem o iOS suportam este telefone celular, portanto você não pode controlar sua voz.
Bem, em uma tela tão pequena, ler mensagens é um tormento; cabem no máximo uma ou duas palavras. Mas como seus amigos ficam surpresos quando um toque de sino soa do seu bolso ou carteira!