O tempo não poupa ninguém e, diante da velha com uma foice, ricos e pobres são iguais. Mas se a morte de uma pessoa pobre é notada apenas pela família ou por um animal de estimação, a morte de um homem rico é uma história completamente diferente. E o ponto aqui não é de todo as qualidades pessoais do falecido, mas aquele a quem ele deixará a herança?
Foi essa questão que os especialistas da Forbes russa decidiram esclarecer, classificando os herdeiros dos pais mais ricos da Rússia em 2019. No total, a lista incluía 48 pessoas, o número total de fábricas e jornais, cujos navios a vapor são estimados em 238 bilhões de dólares. E, diferentemente dos próprios bilionários, a Forbes não faz distinção entre filhos amados e não amados, e divide o estado dos pais em todos os filhos da família.
10. Victor Rashnikov
Os herdeiros: Tatyana, Olga
Compartilhar na herança: US $ 4,6 bilhões
Por um longo tempo, a filha mais velha de Viktor, Tatyana, trabalhou na empresa de seu pai, mas por razões desconhecidas, seus caminhos divergiram dois anos atrás. No entanto, ela manteve uma cadeira no conselho de administração da Magnitogorsk Iron and Steel Works.
Agora a Tatyana está envolvida de forma independente no negócio da construção. E a filha mais nova permaneceu com o papa como diretor financeiro. O próprio Viktor Rashnikov se orgulha da perspicácia comercial de seus herdeiros e do fato de que eles "se formaram como personalidades reais". O que quer que isso signifique.
9. Leonid Fedun
Os herdeiros: Leonid, Ekaterina
Compartilhar na herança: US $ 4,6 bilhões
Ao contrário de muitos participantes no ranking dos herdeiros mais ricos da Rússia, os filhos de Leonid provaram uma pequena fração da riqueza de seu pai agora. No outono passado, Leonid lhes deu ações no total de US $ 17 milhões.
Desde então, o preço das ações apenas aumentou, mas ainda não está claro se as crianças podem vendê-las e comprá-las, ou se estão em um fundo de caridade como um "pára-quedas de ouro" em caso de circunstâncias.
Como de costume na elite russa, os filhos de Fedun preferem passar um tempo no exterior. O mais velho administra um hotel de elite e o mais novo se casou com um gerente de futebol que atualmente não está trabalhando.
8. Andrey Kozitsin
Herdeira: Maria
Compartilhar na herança: US $ 4,6 bilhões
Pouco se sabe sobre a futura herdeira bilionária. Há quatro anos, Maria se formou no colegial com uma medalha de ouro e ingressou na Escola Superior de Economia, onde atualmente estuda. É verdade que ela não mostra nenhum sucesso no treinamento - sua nota média é 6,7 em um sistema de dez pontos.
7. Victor Vekselberg
Herdeiros: Irina, Alexander
Compartilhar na herança: 5,9 bilhões de dólares
Apesar do presente sancionado por seu pai, as atividades dos futuros herdeiros de Victor estão intimamente ligadas aos Estados Unidos.
A filha mais velha de Victor, Irina, viveu e trabalhou neste país por um longo tempo, trabalhou no campo financeiro. No entanto, ela inesperadamente retornou à sua pátria histórica, onde está estabelecendo relações comerciais russo-chinesas.
Mas o filho não tem pressa em voltar, investe o dinheiro do pai em projetos americanos e em seu tempo livre vende carros de luxo novos e usados. Alexander está agora em um bom relacionamento com seu pai, embora eles também tenham atrito. Uma vez Vekselberg Jr. reclamou que o pai não lhe dava uns miseráveis 3 mil dólares por cartões de corrida e ele despejou US $ 100 milhões por uma coleção de ovos Faberge.
6. Andrey Melnichenko
Herdeiros: Tara, Adrian
Compartilhar na herança: 6,8 bilhões de dólares
Os herdeiros do russo "rei do carvão e fertilizantes" adquiriram mais recentemente. Sua filha mais velha, Tara, nasceu há apenas sete anos e Adrian em 2017. Apesar de tão tenra idade, eles já estão a todo vapor na Europa com seus pais, passando de uma mansão luxuosa para outra em seu iate exclusivo.
Pouco se sabe sobre o filho e a filha de Melnichenko, os pais monitoram estritamente que não há fotos de crianças vazando para a imprensa.
5. Gennady Timchenko
Herdeiros: Natalya, Ksenia, Ivan
Compartilhar na herança: 6,8 bilhões de dólares
O nome da filha mais velha de Timchenko raramente é mencionado na imprensa. Sabe-se apenas que Natalya estudou na Inglaterra, recebeu um diploma de Oxford em literatura inglesa, mas decidiu voltar para a Rússia. Dizem que ela está envolvida no cinema, mas por muitos anos ninguém ouviu falar dela.
Mas a filha mais nova, Ksenia, é uma figura mais pública. Ela se casou com outro herdeiro rico - Gleb Frank - e está ativamente envolvida em negócios e caridade.
Filho Ivan estuda na Universidade de Genebra, estuda relações internacionais.
O próprio Timchenko argumentou repetidamente que ele realmente não precisa de bilhões e, a qualquer momento, está pronto para doá-los, ou seja, por nada, para transferi-los para o estado, pessoalmente nas mãos de Vladimir Vladimirovich. É verdade que é improvável que representantes não apenas do ouro, mas também da juventude do diamante sejam felizes com essa decisão do papa.
4. Iskander Makhmudov
Herdeiro: Jahangir Makhmudov
Compartilhar na herança: 7 bilhões de dólares
Ao contrário de muitos outros oligarcas, Iskander parece estar sistematicamente preparando seu filho para a administração de seu império. Ele estudou "menino de ouro" na Inglaterra, trabalhou nos Estados Unidos por alguns anos e, em seguida, papai o levou sob suas asas. E, primeiro, ele adicionou ao conselho de administração da produção de mineração da UMMC Holding e depois à fábrica de zinco de Chelyabinsk como vice-diretor.
E, recentemente, ele confiou a Jahangir outra posição importante - o chefe da empresa que fornece tecnologias digitais para a indústria pesada da Rússia. Entre os clientes, é claro, estão as fábricas da Makhmudov Sr.
Parece que o filho e o pai são muito próximos e costumam fazer suas coisas favoritas juntos - a caça.
3. Vladimir Lisin
Herdeiros: Dmitry, Yuri, Anastasia
Compartilhar na herança: 7,6 bilhões de dólares
Nos anos 90, uma casa de campo ardeu perto de Vladimir. Sentindo problemas, o bilionário enviou as crianças para o exterior e, desde então, mantém o paradeiro em sigilo absoluto.
Os filhos cresceram em segurança, mas o hábito de contenção permaneceu. Eles não divulgam informações sobre suas vidas pessoais e se comunicam com a imprensa brevemente e por meio de intermediários.
É curioso que Vladimir não tenha admitido seu filho mais velho em sua fábrica metalúrgica da NLMK, porque ele não possuía educação especializada. Dmitry passa de uma empresa para outra, especializada principalmente em logística e mídia.
E o mais novo, ao que parece, perdeu a esperança para o capital de seu pai e fundou sua própria empresa, que ensina outras pessoas ricas a administrar dinheiro adequadamente.
Anastasia ainda é pequeno demais para participar de dramas de gestão. Até o momento, ela tem roido bastante o granito da ciência na Universidade Estadual de Moscou.
2. Leonid Mikhelson
Herdeira: Victoria
Compartilhar na herança: 12,2 bilhões de dólares
A única filha de uma das famílias mais ricas da Rússia está mais interessada em arte do que em buscar um dólar longo. Ela leva uma vida tranquila, quase reclusa, não dá uma entrevista, não está envolvida em escândalos.
Leonid criou várias fundações de caridade e uma galeria de arte para Victoria. Lá ela apadrinha órfãos, além de artistas jovens e contemporâneos. O Museu de Arte Moderna de Nova York reconheceu seus esforços no campo da arte, fornecendo a Michelson uma cadeira no conselho de curadores.
No entanto, os genes do "dinheiro" parecem gradualmente melhorar o serviço das musas. No ano passado, Victoria foi vista em um canteiro de obras, e papai deu a ela sua própria empresa de construção.
Segundo dados não oficiais, Leonid tem um filho de sua amante Olga Yeskova, nascida em 2006 ou 2007. Não se sabe se, no futuro, ele reivindicará parte do estado do bilionário russo do gás.
1. Vagit Alekperov
Herdeiro: Yusuf
Compartilhar na herança: 21,8 bilhões de dólares
O herdeiro mais rico da Rússia é o único filho da família; portanto, a guerra pela grande fortuna de seu pai não o ameaça.
Apesar de sua juventude, Yusuf, 29 anos, ele já está transportando petróleo com força e força (não pessoalmente, é claro, mas possuindo ações da empresa de transporte de petróleo) e vendendo carros.
Ao contrário de muitos outros jovens bilionários russos, Yusuf não recebeu uma posição importante em uma das empresas de seu pai imediatamente após a formatura. Aos 22 anos, ele foi enviado para a Sibéria, mas não para o exílio, mas para trabalhar na OGPD Povkhneft, primeiro como operador de produção e depois como engenheiro de processos. Como Alekperov Sr. explicou, seu filho teve que percorrer todo o caminho até o topo de Lukoil desde o início, como o próprio Vagit havia feito.
Curiosamente, o testamento de Yusuf foi projetado para receber a participação do pai, mas ele não poderá vender nem uma pequena parte dela. Portanto, a estabilidade do Lukoil no futuro não levanta questões.