Seja o oceano, o mar, o rio ou o lago - as profundidades da água estão cheias de coisas desconhecidas e interessantes. Não importa quão ativamente o ambiente aquático não seja estudado pelos cientistas modernos, muitos de seus habitantes ainda permanecem um grande mistério para a humanidade e nos surpreendem com sua aparência incomum. Apresentamos a sua classificação de atenção o peixe mais incomum do mundo com fotos e descrição.
10. Dragão marinho decíduo (Phycodurus eques)
A primeira pergunta que muitos leitores terão é o que é isso? O dragão marinho decíduo pertence à família dos cavalos-marinhos. Ele também é chamado de trapo por causa de seu corpo incomum, que realmente se assemelha a um trapo. No entanto, ele também se assemelha a um dragão devido à sua curvatura.
Um dragão decíduo é um animal completamente inofensivo - o máximo que pode fazer é se esconder nas algas e se disfarçar sob elas. A incomum de um dos peixes mais bonitos do mundo também se deve à sua nutrição - o “dragão” simplesmente suga todos os pequenos peixes e camarões ao seu redor, tantas vezes várias algas e até lixo entram em sua boca.
9. Peixe largemouth ou pelicano (Saccopharyngoidei)
Outra criatura misteriosa em nosso ranking é o peixe pelicano. Seu nome é explicado por uma enorme garganta alongada, que lembra mais um saco de bico de um pelicano. Esse peixe é incomum, pois, diferentemente da maioria dos parentes, não possui escamas, nadadeira e esqueleto ósseo.
O corpo do bolsherot é mantido às custas da cartilagem e dois ossos deformados, por isso parece mais um corpo de cobra. Vale ressaltar que, apesar do tamanho decente, esses peixes são muito leves.
8. Olho de barril (Macropinna microstoma)
Este peixe estranho com uma cabeça transparente tem sido pouco estudado até hoje, por isso é de grande interesse. Quaisquer tentativas dos cientistas de desviar o olhar da água terminaram em fracasso - a cabeça do peixe simplesmente explodiu ao entrar em contato com o ar. No entanto, graças aos veículos de alto mar, ainda era possível tirar algumas conclusões sobre as características deste peixe.
O olho de barril é muito inativo e pode "congelar" por muito tempo em um só lugar. Seus olhos estão dentro da cabeça e permitem ver tudo o que está acima do peixe, mesmo quando nada na direção horizontal. Essa estrutura incomum dos olhos oferece um serviço enorme ao caçar.
7. Peixe-tigre Golias (Hydrocynus goliath)
Como você provavelmente já adivinhou, esse peixe incomum ganhou esse nome devido ao tamanho gigantesco pelo qual o grande guerreiro Golias era famoso. Por que tigrado - porque nas laterais do corpo há grandes listras escuras.
O peixe Golias é um dos predadores mais perigosos do rio Congo. Por sede de sangue, pode ser comparado com piranhas. Ela também pode atacar pessoas e, às vezes, até crocodilos. Na África, a pesca desse peixe é extremamente popular entre os moradores locais.
6. Gota de peixe (Psychrolutes marcidus)
Uma gota de peixe é muito estranha na aparência e um dos animais mais incomuns do planeta. Podemos dizer que, no entanto, ele não se parece com peixe. Uma gota é chamada por causa da forma bizarra de "gotejamento" do corpo, olhos tristes e um grande nariz pendurado.
A cor deste peixe varia dependendo das condições ambientais em que vive. Basicamente, ele se esconde em corais ou se move lentamente ao longo do fundo em suas duas barbatanas. By the way, drop fish pode ser muito pesado e ganhar até 10 kg.
5. Peixe-dragão preto (Idiacanthus)
Apesar de seu tamanho pequeno, o peixe dragão preto é um predador feroz do fundo do mar. Possui corpo alongado e curvo e dentes afiados. A peculiaridade deste peixe é que, sob seus olhos, há uma fonte de luz vermelha, que ilumina perfeitamente seu caminho nas águas escuras do oceano.
O corpo de peixes de profundidade é frequentemente pontilhado de fotóforos; nesse caso, o peixe dragão não é exceção. Com seu brilho, os machos atraem as fêmeas durante o período de acasalamento, e o processo luminoso sob a mandíbula é uma excelente isca para presas.
4. Locomotiva a vapor de prata e peixes (Takifugu rubripes)
Este peixe estranho é um tipo de baiacu, a criatura mais venenosa do planeta. O fato é que sua pele e todos os órgãos reprodutivos contêm veneno altamente tóxico que pode envenenar não apenas os seres humanos, mas também as criaturas que a cercam.
Com qualquer contato com esse peixe, ocorre paralisia completa de todos os órgãos e, como resultado, morte por asfixia. Hoje, a locomotiva Silver Fish é um enorme perigo - devido ao aquecimento, atingiu o Oceano Pacífico a partir dos Mares Vermelho e Mediterrâneo e está "colonizando" ativamente novos territórios.
3. Peixe tripé (Bathypterois grallator)
Este peixe realmente se parece muito com um tripé ou tripé, então seu nome é absolutamente justificado. Com um corpo relativamente pequeno, o "tripé" possui longos raios atingindo um comprimento superior a um metro. As barbatanas longas permitem que ele se mantenha firmemente no fundo, mesmo contra a maré, e também atuam como tentáculos: os peixes os alcançam facilmente para presas.
Fato interessante: peixe tripé é um hermafrodita. Se um indivíduo não encontrar um parceiro de acasalamento, ele porá ovos por conta própria. No mundo, não existem muitas espécies de animais capazes de concepção imaculada.
2. Peixe Anabas (Anabas testudineus)
Ao contrário dos participantes anteriores na classificação, Anabas não difere na aparência incomum: não brilha no escuro e não possui barbatanas de medidor. No entanto, pode ser chamado com razão de um dos peixes mais estranhos e incomuns do mundo. O problema é que esse peixe adora ... escalar árvores.
Barbatanas duras com escamas duras em terra servem como pernas e permitem que Anabas escale pedras e árvores. Anabas vive em água doce: se instala em rios, pequenos lagos e, por mais selvagem que seja, em campos de arroz.
1. Peixe sapo psicodélico (Histiophryne psychedelica)
A característica mais incomum deste peixe é o seu estilo de movimento. Pelo princípio de um motor a jato, ele incha e com toda a sua força empurra a água através das brânquias. Assim, assemelha-se a um sapo pulando ao longo do fundo do oceano, ou a uma bola de tênis. E ela também tem pernas que também ajudam a se mover ao longo do fundo.
Os peixes psicodélicos não têm escamas, um muco tão espesso que envolve todo o corpo ajuda-a a se proteger de arranhões. Outra característica incomum desta criatura misteriosa é sua cor listrada brilhante.