Todo pai quer entender, apoiar, desenvolver seu filho. Infelizmente, nem sempre é possível entender os motivos das ações das crianças, construir adequadamente seu comportamento e criar condições para um desenvolvimento harmonioso.
E aqui, o conselho de psicólogos e educadores experientes ajuda em tempo hábil, com vasta experiência em trabalhar com uma grande variedade de crianças e seus pais. Hoje oferecemos Os 10 melhores livros sobre parentalidade adequada.
10. Ibuka, “Depois das três é tarde demais”
O professor e psicólogo Masaru Ibuka está confiante de que uma criança pequena pode aprender qualquer coisa. Ele dirige seu livro para as mães e pais que desejam liberar todo o potencial de seu bebê nos primeiros 3 anos de sua vida.
9. Murashova, "Seu filho incompreendido"
Murashova é um dos psicólogos de família mais famosos da Rússia. Suas obras são sempre distinguidas por sua linguagem acessível. "Seu filho incompreendido" é um livro sobre como superar a agressão, medos, isolamento de uma criança e entender o que está acontecendo em sua alma.
8. Druckerman, "crianças francesas nunca cospem comida"
O livro de um jornalista americano que vive em Paris há vários anos causa muita controvérsia. Mas a abordagem de Druckerman, baseada em seguir o regime e as regras estabelecidas, destaca-se no contexto geral de centenas de livros, cujo leitmotivo é "tudo para crianças".
7. Hanhasaeva: "Minha filha está crescendo, meu filho está crescendo"
O autor é jornalista e mãe de quatro filhos. Em seu livro, Irina considera questões como adaptação a um berçário e jardim de infância, jogos e atividades para crianças e os caprichos das crianças. O livro foi escrito nos tempos soviéticos, mas o conselho de Hanhasaeva é relevante até hoje.
6. Korczak, “Como amar uma criança”
Korczak amava crianças, de modo que durante a guerra ele foi morto pelas mãos dos nazistas, junto com seus alunos do internato, recusando-se a ser libertado. O leitmotiv das obras de Korczak é a primazia da voz do coração. A capacidade de ouvir e seguir nossos próprios sentimentos é o que nos falta hoje.
5. Gray, "Filhos do Céu"
A ideia do autor é substituir a obediência pela cooperação. Gray ensina os pais a não protegerem o filho de todos os problemas, mas a ajudá-lo a superar as dificuldades, desenvolvendo e descobrindo o mundo ao seu redor.
4. como? "
Este livro é um dos dois livros do Hippenreiter sobre comunicação entre pais e filhos. O livro tem muitos exemplos práticos, dicas claras e acessíveis. O autor é um psicólogo infantil com vasta experiência prática.
3. Taxa, “Uma criança nova e fora do padrão”
Este livro do famoso psicólogo é um verdadeiro best-seller entre os pais de milhares de crianças. Levy ensina a compreensão mútua entre um adulto e uma criança, com base no amor e no cuidado.
2. Latta, "Sonologia"
O livro é dedicado à educação de crianças e adolescentes, especialmente meninos. O autor fala sobre as características da psique, fisiologia e pensamento de filhos em diferentes idades. Com calma e humor, Latta ensina como sair de qualquer situação difícil.
1. Montessori
Dmitrieva descreveu em detalhes todas as técnicas para criar um ambiente de desenvolvimento único para a criança, desenvolvido pela famosa Maria Montessori. Dicas e exemplos simples visam educar uma pessoa bem-sucedida e autoconfiante.