O medo de cobras é tão antigo quanto a própria humanidade, e "histórias de cobras" eram populares no mito e no folclore de diferentes nações muito antes do advento da Internet. O instinto nos deixa com medo deles, e parece haver boas razões, já que muitas das criaturas mais venenosas do mundo são cobras. E os menores são os mais mortais.
Mas a maioria dos maiores cobras do mundo não são venenosos e geralmente são mantidos como animais de estimação.
Nós oferecemos uma descrição e fotos das maiores cobras do mundo.
10. Mamba negra (Dendroaspis polylepis) - 3 metros de comprimento
Em tamanho, uma das cobras mais venenosas do planeta fica atrás apenas da rainha da 6ª linha da nossa classificação. É também uma das cobras mais agressivas do mundo, pois geralmente ataca sem motivo aparente. E fugir da mamba negra é muito difícil. Em distâncias curtas, desenvolve uma velocidade de até 11 km / h.
9. Pitão verde-oliva (Liasis olivaceus) - 4 metros
Às vezes, essa cobra não-tóxica, uma das maiores da Austrália, é confundida com uma mulga, uma cobra venenosa da família aspídica. Antes de tudo, o píton-verde-oliva sofre com essa semelhança, pois é freqüentemente morto, confundindo-o como um perigoso "duplo".
Os pítons de azeitona são inofensivos para os seres humanos, alimentam-se principalmente de pequenos mamíferos, pássaros e répteis.
8. Jibóia comum - 4,5 metros
Esses camaleões do mundo das serpentes podem se encaixar em qualquer habitat em que vivem. A cor de uma jibóia comum varia de verde e marrom a amarelo ou vermelho.
As jibóias podem ser encontradas na América Central e do Sul tropical. São excelentes nadadores, embora prefiram morar em terra. Eles podem comer qualquer coisa, desde pássaros a macacos. Boas comuns não são venenosas, elas têm pequenos dentes enganchados com os quais se agarram à presa antes de envolver todo o corpo ao redor e apertá-lo até a morte.
No entanto, dos caçadores muitas vezes se tornam vítimas, porque para a pele exótica dos jibóias há uma verdadeira caça. Portanto, este tipo de cobra está na lista de espécies ameaçadas de extinção.
7. Pitão-indiano, também conhecido como píton-tigre-claro (Python molurus molurus) - 5 metros
Uma vez que esta cobra era a rainha da selva da Índia, Sri Lanka e Índias Orientais. Os pítons indianos estão entre as espécies mais antigas de cobras e têm pequenas saliências na pele, indicando que podem ter pernas ao mesmo tempo. Eles não são venenosos, mas têm duas fileiras de dentes muito afiados que podem causar uma mordida muito dolorosa.
Os pitães preferem comer mamíferos e, como as outras maiores cobras do mundo, matam suas presas com asfixia. Eles são capazes de matar um cervo e engoli-lo inteiro.
Os pítons indianos vivem até 20 anos e são considerados criaturas muito úteis para o controle de pragas, como ratos e camundongos. Nas áreas onde as pessoas matavam cobras ou destruíam seus habitats, as pragas que transmitem doenças perigosas se tornaram uma séria ameaça à saúde humana.
6. Cobra-real (Ophiophagus hannah) - 5,6 metros
Esta é a maior cobra venenosa do mundo. É considerado um réptil muito perigoso, pois seu veneno pode causar a morte humana em 15 minutos. No entanto, quando possível, a cobra-rei evita colisões com pessoas. E durante um ataque, a fim de afastar um inimigo bípede, ele pode fazer duas ou três mordidas “únicas”, poupando veneno para a caça.
O nome latino Ophiophagus hannah significa "comedor de cobras". E isso é totalmente justificado, porque a dieta da cobra real consiste principalmente de outras cobras, incluindo venenosas.
5. O píton-tigre-escuro, também conhecido como píton-birmanês (Python bivittatus) - 5,74 metros
Esta cobra tem uma bela cor padronizada que lembra a pele de uma girafa e é conhecida por sua disposição calma. Pitães birmaneses são frequentemente mantidos como animais de estimação.
Em seu habitat natural, essas cobras podem ser encontradas no sul e sudeste da Ásia. Sua dieta consiste em pequenos mamíferos e pássaros e, como a anaconda, os pitães birmaneses espremem suas presas até que se sufoque. Depois, engolem toda a vítima e só podem comer duas ou três vezes por ano.
Devido à deterioração das condições de vida e à demanda de pele e carne de cobra, essas criaturas gigantes se tornam espécies ameaçadas de extinção na natureza. No entanto, em cativeiro, seus números permanecem altos.
4. Pitão hieroglífico (Python sebae) - 6 metros
Os pítons hieroglíficos adultos geralmente atingem um comprimento de 4,8 metros. Mas há informações não confirmadas de que em 1958 um píton de sete metros foi morto, no estômago do qual foi encontrado um crocodilo do Nilo de 1,5 metro. Agora é difícil dizer se essas informações eram verdadeiras, pois não há foto ou vídeo de uma das maiores cobras do mundo.
Esses pitões também atacam pessoas. Em 2002, uma cobra engoliu um garoto de dez anos na África do Sul.
3. Pitão ametista (Morelia amethistina) - 6 metros
Esta espécie é encontrada na Indonésia, Austrália e Papua Nova Guiné. A ametista se distingue dos outros pitães por escudos grandes e simétricos que cobrem a parte superior da cabeça. Essas cobras têm uma bela cor amarelo-oliva ou marrom-oliva, com um tom de arco-íris.
Os pítons de ametista se alimentam de pequenos animais (incluindo galinhas) e costumam se arrastar para o quintal de pessoas segurando pássaros.
2. Anaconda gigante ou verde (Eunectes murinus) - 9 metros
Existem muitas lendas e rumores sobre o tamanho da anaconda. O britânico Percival Fossett descreve as sucuris com mais de 18 e 24 metros de tamanho. E em 2015, uma foto de uma anaconda gigante de 40 metros de comprimento e 2067 kg., Que supostamente matou 257 pessoas e 2325 animais, foi distribuída na Internet. Os comandos britânicos da África levaram 37 dias para encontrá-la e matá-la.
No entanto, essa foto acabou sendo falsa, e a maior anaconda individual das mais famosas está localizada em Nova York, no terrário da sociedade zoológica. Ela tem cerca de 9 metros de altura e pesa 130 kg.
Anacondas verdes vivem principalmente na floresta amazônica e podem ser encontradas em pântanos, rios e córregos. Eles são muito ágeis na água e nunca se arrastam para longe dela. Sua dieta consiste principalmente em iguanas, pássaros, tartarugas e outras criaturas pequenas e médias. Esses gigantes escamosos matam suas presas, envolvendo-se em torno dela e apertando-a em um abraço fatal, impedindo-os de respirar o ar. Sua boca extremamente flexível lhes permite engolir toda a presa, mesmo que seja muito maior que a anaconda. E meses podem passar antes que a cobra queira comer novamente.
1. Malha python (Python reticulatus) - 14,85 metros
A maior cobra do mundo foi encontrada na selva da ilha de Sumatra. Seu comprimento ultrapassava 14 metros e seu peso era 447 kg. Os cientistas nunca viram uma cobra desse tamanho. O monstro recebeu o nome de Guihua e entrou no Guinness Book of Records. Não custa nada engolir uma pessoa e até uma vaca de tamanho médio. E após essa refeição, Guihua não pode comer nada por vários meses.
Os pítons reticulados regulares atingem 5-7 metros e são caracterizados por comportamento agressivo. Eles podem atacar pessoas e animais, tanto domésticos quanto predadores. Em um dos vídeos com as maiores cobras do mundo, uma píton matou e engoliu um pequeno jacaré
Essas cobras são capazes de deslocar a mandíbula para engolir presas perto de seu peso e crescimento a 1/4 do comprimento do corpo.
Apesar do fato de o píton reticulado ser bastante difundido na natureza, seu número está diminuindo gradualmente. Os caçadores caçam ativamente a pele de cobra, bem como a vesícula biliar, usada na medicina tradicional asiática.
A maior cobra que já viveu na Terra
Mas mesmo o maior pitão reticulado do mundo não cresceu para o tamanho de titanoboa. Esta espécie de cobra extinta - um parente próximo da jibóia - viveu na Terra cerca de 61 a 58 milhões de anos atrás. O comprimento do corpo de titanoboa chegou a 15 metros e pesava cerca de uma tonelada.
Havia uma cobra gigante na selva úmida e quente no território da Colômbia moderna. E se ela tivesse sobrevivido até hoje, Korney Chukovsky teria incentivado as crianças a não dar um passeio, não na África, mas onde esse monstro enorme se arrasta.