Segundo as estatísticas compiladas pela revista Forbes, bilionários de 106 dólares vivem na Rússia. E enquanto os russos comuns reclamam que estão ficando mais pobres, o número de russos ricos está apenas crescendo. A lei de conservação de energia em ação diminuiu em algum lugar, o que significa que aumentou em algum lugar.
Na Forbes, eles calcularam quem e quantos aumentaram e fizeram uma lista das dez famílias mais ricas da Rússia em 2018cuja fortuna totaliza pelo menos 1,05 bilhão de dólares. É verdade que a revista incluía apenas aqueles que ganhavam seu capital (ou pelo menos grande parte dele) sem estar no serviço soberano no ranking das famílias mais ricas da Rússia. Caso contrário, a barra mais baixa do capital poderia ser muito mais impressionante.
Metodologia de Rating
Os dados sobre capitais familiares apresentados nos 10 principais são principalmente pressupostos de especialistas. Mas, como esse é o Forbes financeiro e econômico autoritário, e não algum tipo de "substantivo tablóide", ele tem uma rica experiência na identificação das verdadeiras dimensões de condições cuidadosamente ocultas.
- Antes de tudo, os jornalistas da Forbes são guiados pelo tamanho e valor dos bens pertencentes à família - isso inclui terrenos e edifícios, bens pessoais valiosos, como pinturas e outros objetos de arte, além de ações de empresas.
- Se as empresas cujas ações pertencem a membros da família estiverem abertas, a avaliação será baseada em dados conhecidos.
- Se a família preferir não anunciar dados financeiros, o método de analogia entra em jogo. Ou seja, empresas semelhantes são consideradas e o lucro estimado é calculado.
- Se recentemente houve transações grandes e de alto perfil, elas também são levadas em consideração.
Como resultado, de acordo com a Forbes, você pode obter dados mais ou menos precisos sobre quem ganhou quanto e quando.
10. Zubitsky - uma fortuna de US $ 1,06 bilhão
Após a morte de Zubitsky Sr., que, de fato, lançou as bases para o bem-estar da família ao privatizar a planta de processamento de carvão, a família começou a lutar pelos milhões de seu pai. Ou, simplesmente, uma guerra pela herança. E a herança é algo saboroso - a PJSC "Coca-Cola", uma das maiores produtoras de ferro fundido do mundo.
Detalhes marcantes: pouco antes de sua morte, Boris Zubitsky afirmou diretamente que pretendia transferir suas ações para um fundo de caridade, uma vez que o filho mais velho Yevgeny, encarregado da administração da fábrica, a administrava muito mal. Mas então Galina Zubitskaya, esposa de Boris, interveio e exigiu uma divisão de propriedades. Não se sabe como os eventos se desenvolveriam ainda mais - Boris morreu e, como resultado, a maioria das ações ainda estava nas mãos de Eugene.
9. Os Magomedovs - US $ 1,4 bilhão
Agora, o destino dos irmãos é invejável - eles estão na prisão de Lefortovo por suspeita de roubo e criação de uma organização criminosa. Onde eles sofrem terrivelmente com o serviço local, ou melhor, com a sua ausência - Ziyavudin Magomedov estava preocupado com o fato de que na barraca local houvesse apenas uma marca de creme para as mãos e o rosto.
Uma vez que os irmãos estavam próximos e assados juntos nas praias de Makhachkala, sua terra natal. Então, no início dos anos 90, eles organizaram um negócio juntos e venderam computadores e outros equipamentos de escritório com força e força. Quando, depois de uma década, Magomed sucumbiu aos senadores, e foi decidido elaborar os ativos para Ziyavudin - seu irmão, no entanto.
No entanto, após a conclusão da carreira de Magomed, a alma de Ziyavudin superou o dinheiro, então ele não teve pressa em dar a seu irmão metade dos ativos da empresa. Não é de admirar que, após vários anos de confronto, os sentimentos afins tenham desaparecido bastante. A prisão no centro de detenção antes do julgamento, bem como o fato de que após a prisão, o estado civil continua a diminuir, não melhorou as relações fraternas. Para 2018, os irmãos já perderam 350 milhões de dólares.
8. Os Bazhaevs - US $ 1,41 bilhão
Depois que os Bazhaevs ganharam seus primeiros milhões em petróleo, mas após a morte do patriarca da família, a famosa Zia Bazhaev, decidiu-se mudar o perfil da família. Agora eles estão interessados em metais preciosos, principalmente platina. Não está claro se a geração mais jovem está envolvida nos negócios da família. Provavelmente, ainda mais provavelmente sim - caso contrário, com que dinheiro o filho de um dos irmãos compra resorts na Sardenha?
7. Shamalovs - US $ 1,47 bilhão
Kirill Shamalov fez da sua família uma fortuna com um casamento bem-sucedido - ele se casou com Katerina Tikhonova, que é filha do próprio PIB ou não. Provavelmente, é a mesma coisa - caso contrário, como explicar o fato de que, depois da noiva lucrativa, os negócios dos Shamalov subiram? Cyril de repente se torna um dos proprietários da empresa de petróleo e gás de Sibur, e seu dinheiro começa a chegar a bilhões. Dólares naturalmente.
Nos EUA, eles imediatamente cortaram e impuseram sanções a Cyril. No entanto, as tradições de sanções opostas na família Shamalov são fortes - há quatro anos, o pai de Kirill caiu sob elas.
6. Sarkisovs - US $ 1,5 bilhão
Desde o início, a família Sarkisov estava sob os auspícios de Mikoyan, também armênio de nascimento. Ele era amigo do pai de Sergei Sarkisov e providenciou o patrocínio de seus compatriotas na nomenclatura. Embora no final da URSS eles tenham tentado lutar contra o nepotismo, tudo acabou mal para eles - então, em vez de Vneshtorg, onde ele pretendia organizar o pai, Sergei acabou em Ingosstrakh. E não desapareceu. Desde então, os irmãos Sarkisov se especializaram em seguros - eles têm uma participação fundamental no RESO-Garantia, além de alguns outros ativos em companhias de seguros estrangeiras.
Os irmãos preferem investir sua fortuna em imóveis de luxo - eles têm várias mansões na Inglaterra, França, América e todo um campo em Mônaco. Apesar da diferença de temperamento (o mais velho Sarkisov ainda é casado com uma namorada de sua juventude, enquanto Nikolai muda de mulher e de amante como luvas), os irmãos parecem morar juntos.
5. Rakhimkulovs - US $ 1,7 bilhão
Os Rakhimkulovs são outra família que ganhou os primeiros milhões em petróleo e gás. Foi o próprio destino quem ordenou Megdet Rakhimkulov - já nos anos 70, ele iniciou sua carreira no ramo correspondente do aparato estatal da URSS. Desde então, aparentemente, ele teve laços estreitos com a Hungria, onde transferiu gradualmente suas atividades - primeiro comprou equipamentos para a Gazprom de industriais húngaros, depois importou produtos petrolíferos da Gazprom para a Hungria, começou a comprar ativos locais de petróleo e gás e, finalmente, organizou uma empresa sediada na capital deste estado. Os ativos da empresa são gerenciados pela geração mais velha - Megdet e seu irmão. Mas a geração mais jovem, filho de Rakhimkulov, não deu livre-arbítrio. Ele já tem 49 anos, mas ainda assim, embora esteja no conselho, não possui sua propriedade.
4. Os Shaimievs - US $ 2,48 bilhões
Os filhos do primeiro presidente da República do Tartaristão, como muitos outros nativos das famílias da nomenclatura, cresceram em petróleo - eles possuem várias plantas petroquímicas. Os Shaimievs estão indo bem; no ano passado, eles ganharam 300 milhões. Radik, um dos irmãos, tem uma filha Camil, Ayrat, o outro filho Timur.
Até recentemente, Camille possuía ações da empresa e até entrou na lista das mulheres mais ricas da Rússia (de acordo com a mesma Forbes). Em 2015, ela tinha 190 milhões e tudo isso era a vontade do papa. Então Camille se casou e perdeu uma parte dos milhões de petróleo e gás. Mas os pais arranjaram para ela um lugar na startup Doc + - uma empresa para chamar médicos em casa; a verdade, quanto exatamente lhe pertence permanece um mistério.
O filho de Ayrat Timur, ao que parece, se tornará o herdeiro do petróleo e do gás - ele já é o chefe de uma modesta refinaria de petróleo.
3. The Gapontsevs - US $ 3,14 bilhões
É difícil para representantes de duas gerações diferentes encontrar uma linguagem comum - nessas palavras, Gapontsev, o pai, explicou por que eles quase não viram o filho. Mas uma vez juntos, eles começaram a construir seus próprios negócios. Os Gapontsevs aumentaram com lasers de fibra, e Valentine inventou e organizou a produção. Segundo a SPIE (uma organização que une cientistas no campo da óptica), ele está entre os 28 cientistas mais proeminentes nessa direção. Valentine tentou atrair seu filho para o seu próprio negócio, mas com o tempo eles se separaram. E Denis escolheu negociar imóveis na Rússia. As ações de seu pai não deixaram nada para ele - cerca de 2%.
2. Rotenbergs - US $ 4,85 bilhões
Rotenbergs ainda sofrem sanções - sua condição está crescendo, mas lentamente. Este ano eles não receberam nada - 650 milhões - apesar das dificuldades financeiras, a família é um todo - caso contrário, como explicar os constantes rearranjos dos chefes das empresas.
Quando os Estados Unidos e a UE sancionaram Arkady, seu filho Igor recebeu ações paternas nas principais empresas familiares. Quatro anos depois, os Estados Unidos cortaram um pedaço e sancionaram o próprio Igor. Mas os Rotenberg não estavam perdidos - além de Igor, Arkady também tem uma filha, Lilia! Agora ela é dona da participação de Igor na TPs Real Estate. Gostaria de saber quem será o próximo? Arkady preferirá seus netos (Igor tem três filhos) a seus próprios filhos de seu segundo casamento, quando os EUA sancionarem Lily? Manter contato!
1. Os Gutserievs - US $ 5,97 bilhões
O clã russo mais rico sofreu sérias perdas financeiras causadas pela decisão precipitada de Mikhail Shishkhanov, sobrinho do patriarca da família, de investir todos os ativos disponíveis para ele no instável Binbank. Como lembramos, tudo terminou tragicamente - Binbank foi reorganizado, anexado pelo Estado e seu sobrinho foi deixado para sempre da lista de pessoas ricas. Apesar disso, os Gutserievs ainda permanecem em primeiro lugar no top 10 das famílias russas mais ricas. E o Binbank, que já estava sob uma gerência diferente, em 2018 se tornou um dos bancos mais confiáveis da Federação Russa, de acordo com o Banco Central.
O sobrinho desonrado Mikhail Gutseriev, o chefe da família, quase o xingou - o culpou pelo fracasso da transação e pela perda de capital. E acrescentou que não há mais Gutseriev-Shishkhanovs, e apenas os Gutserievs permanecem. Felizmente, Mikhail tem muitos sobrinhos - agora ele aproximou mais um e o nomeou chefe da empresa M.Video com a mais alta vontade. O tempo dirá se este último justificará as esperanças do chefe da família de bilionários.