A obesidade é uma das principais causas de problemas de saúde, portanto, não surpreende que quase todos os dias apareça uma nova dieta que prometa um resultado rápido, sem esforço visível por parte da perda de peso.
A maioria dessas dietas é construída de acordo com um esquema: pegamos um produto ou vários produtos, damos a eles “poder mágico” e criamos um plano projetado para convencer as pessoas de que apenas esse tipo de alimento ajuda a perder peso. Tais dietas são difíceis de seguir, possuem regras arbitrárias e proporcionam apenas perda de peso a curto prazo, mas o mais importante: eles são perigosos para a saúde.
O que é uma dieta da moda?
Uma dieta da moda se traduz em uma dieta sofisticada. Essas dietas incluem qualquer dieta desequilibrada e saudável que promete rápida perda de peso.
Dietas da moda permitem que você coma apenas certos alimentos e limite severamente a ingestão de calorias. Eles prometem rápida perda de peso sem nenhum treinamento. Apenas alguns alimentos são permitidos, o que torna qualquer dieta da moda desequilibrada, doentia, prejudicial e às vezes mortal. Quando uma pessoa se senta em uma dieta da moda, ela geralmente não queima gordura, mas perde água, de modo que dietas sofisticadas não ajudam na perda de peso a longo prazo.
Como reconhecer uma dieta da moda?
Dietas sofisticadas são para pessoas que estão desesperadas para perder peso rapidamente ou sem nenhum treinamento. Essas dietas estão associadas a restrições alimentares extremas e são difíceis de seguir a longo prazo.
Seguir essas dietas pode levar a efeitos colaterais perigosos para a saúde.
Quando você se deparar com uma descrição de uma nova dieta para você, faça as seguintes perguntas:
- A dieta promete um resultado rápido? Algo como "menos 4 kg por semana".
- Uma dieta é escrita ou anunciada por uma celebridade?
- Dieta promete que você vai perder peso sem exercício?
- A dieta envolve o uso de métodos estranhos ou perigosos?
- A dieta sugere restrições alimentares extremas?
- A dieta possui uma lista de alimentos saudáveis e não saudáveis?
- A dieta atribui uma importância particular à compra de um produto específico de uma empresa?
- As promessas parecem boas demais para ser verdade?
Se você responder sim à maioria das perguntas, então você tem uma dieta da moda.
5 dietas com maior risco de vida no mundo
1. Dieta com Limão
Esta dieta afirma que você perderá até 9 kg em 10 dias e limpará seu corpo de toxinas. Por 10 dias você tem que dizer adeus a alimentos sólidos. Existem várias opções de dieta, mas a mais popular é a seguinte: 4 xícaras de água salgada todas as manhãs, 1 xícara de chá laxante à base de plantas à noite e 6 a 12 copos de “limonada” por dia. "Limonada" significa uma mistura de suco de limão ou suco de limão, xarope de bordo, pimenta caiena e água. Permitido consumir não mais que 650 calorias por dia. Após 10 dias, um retorno gradual aos alimentos sólidos começa através de sopas e sucos de frutas.
O perigo da dieta de limão
Dez dias de jejum podem ser arriscados. O corpo não recebe os nutrientes e vitaminas necessários. Na verdade, você usa apenas diuréticos, para não perder gordura, mas água. Depois de voltar para alimentos sólidos, você ganhará peso de volta.
Efeitos colaterais da dieta do limão: fadiga, náusea, tontura e desidratação. Além disso, essas dietas de baixa caloria levam à perda de massa muscular e à diminuição do metabolismo, o que tornará mais difícil a perda de peso no futuro. E não há um único fato científico que confirme que a dieta do limão alivia o corpo de toxinas.
2. Dieta da Bela Adormecida
Se você dorme, você não come. Essa dieta leva esse fato a extremos, incentivando as pessoas a usar sedativos para dormir o dia todo.
O perigo da dieta da Bela Adormecida
De fato, a dieta de uma bela adormecida é a fome, acompanhada de atrofia muscular. A recusa de alimentos por vários dias diminui o metabolismo e causa desidratação. Quando você toma remédios para dormir, corre o risco de morrer em um sonho. Obviamente, você pode acordar e descobrir que perdeu 1 ou 2 quilos, mas também não consegue acordar.
3. Dieta de algodão ou dieta com bola de algodão
Outra dieta da moda louca e mortal. Ela ganhou popularidade depois que a filha de Eddie Murphy, Bria Murphy, admitiu que as modelos, para ficar magras, comem bolinhas de algodão embebidas em suco. Bolas de algodão são embebidas em suco e comidas para reduzir o apetite.
O perigo de uma dieta de algodão
Algodão é pano, não comida. Além disso, a maioria das bolas de algodão não é feita de algodão, mas de fibras sintéticas branqueadas que contêm toxinas. Engolir bolas de algodão reduz drasticamente a ingestão de calorias e os efeitos colaterais incluem desnutrição e obstrução intestinal.
4. Dieta da nicotina
Para aumentar as vendas, as empresas de tabaco na década de 20 anunciaram seus produtos para as mulheres como uma maneira de perder peso. A "dieta" era simples: fumar o maior número possível de cigarros e comer somente quando você sentir fome, e isso será pouco frequente, pois a nicotina suprime o apetite. Em seguida, a dieta foi transformada em uma "dieta modelo", composta principalmente por cigarros e água.
O perigo de uma dieta de nicotina
Um estudo da Universidade de Lausanne mostrou uma relação entre tabagismo e ganho de peso:
- fumar aumenta o risco de síndrome metabólica e diabetes, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares;
- fumar aumenta a resistência à insulina e leva à obesidade central (gordura no abdômen).
Assim, uma dieta de nicotina aumenta o risco de obesidade. Afeta negativamente o açúcar no sangue, o que leva ao ganho de peso.
O tabagismo causa problemas respiratórios e câncer de pulmão. Cerca de uma em cada cinco mortes causadas por doenças cardíacas está diretamente relacionada ao tabagismo.
Ao mesmo tempo, muitas pessoas têm medo de parar de fumar porque sabem que um efeito colateral de parar de fumar é o ganho de peso: 75% dos fumantes ganham mais quilos quando abandonam a nicotina. No entanto, estudos mostraram que uma dieta e exercícios equilibrados ajudam a evitar o ganho de peso causado pelo abandono do cigarro.
5. Dieta da tênia
A dieta apareceu no início dos anos 1900, mas ainda existem pessoas que querem experimentá-la. Por exemplo, Chloe Kardashian anunciou seu desejo de engolir a tênia. Há também uma lenda urbana de que Maria Kallas usou a dieta da tênia.
A essência da dieta: você engole uma tênia ou cápsula com ovos de tênia e infecta seu corpo com parasitas. O verme come os alimentos que você engole, para não ganhar peso e, quando o parasita aumenta de tamanho e consome mais e mais nutrientes, você começa a perder peso rapidamente. Tendo alcançado o resultado desejado, você vai ao hospital, onde, com a ajuda de medicamentos antiparasitários, se livra da tênia.
O perigo das dietas de tênia
A tênia absorve não apenas calorias, mas também todos os nutrientes, exaustão tão séria, anemia, dor debilitante no estômago e náusea e diarréia constantes são apenas alguns dos efeitos colaterais comuns.
Essa dieta é mortal porque as tênias podem botar ovos no hospedeiro e migrar para a corrente sanguínea, infectando todos os tecidos do corpo e causando cistos no fígado, pulmões, olhos e medula espinhal ou cérebro.
E mais uma coisa: quando o parasita morre, você volta a ganhar peso.
Conclusão
Dietas da moda não desaparecem. Eles vão inventar novos, reciclar velhos e serão sentados por pessoas cujo comportamento é controlado pelas emoções e pela opinião pública, e não pelo pensamento crítico. As pessoas são emocionais e impacientes, então sempre haverá uma tentação de tentar uma dieta estranha. No entanto, mudanças simples na visão de mundo impedirão a tentação ou retornarão ao caminho certo.
- Entenda que a saúde é o seu principal valor. Isso por si só irá salvá-lo de dietas da moda.
- Não pense em perder peso. Concentre-se na queima de gordura e no aumento da massa muscular. A questão não é quantos quilogramas você tem, mas em que consiste o seu peso. Tendo percebido isso, você começará a ficar longe das dietas da moda em um nível inconsciente.
- Concentre-se no objetivo de se tornar mais saudável e mais forte. Você pode perder peso com uma dieta, mas nenhuma dieta o tornará mais resistente ou mais forte; o exercício o fará.
Não existe dieta mágica. Um verdadeiro milagre é uma dieta equilibrada combinada com esportes e pensamento adequado.