Existem vários oceanos enormes em nosso planeta que podem acomodar continentes inteiros em suas águas. E o maior oceano do mundo é o Oceano Pacífico, cuja área juntamente com os mares é 178,6 milhões de km² (e sem eles - 165,2 milhões de km²).
Esta lagoa gigante pode acomodar todos os continentes da Terra e a maioria dos outros três maiores oceanos. Ocupa 50% dos oceanos do mundo e se estende do Estreito de Bering, no norte, até a Antártica, no sul, com fronteiras nas Américas do Norte e do Sul, no leste, e na Ásia e na Austrália, no oeste. Inúmeros mares são uma parte adicional do Oceano Pacífico. Estes incluem o mar de Bering, o mar do Japão e o mar de corais.
No entanto, o Oceano Pacífico diminui anualmente em 1 km. Isto é devido à influência das placas tectônicas na área. Mas o que é ruim para o Pacífico é bom para o Atlântico, que cresce a cada ano. É o maior oceano da Terra depois do Pacífico.
E o Oceano Pacífico ostenta o título de "oceano mais profundo". O pico mais alto do mundo, o Monte Everest, desapareceria se caísse na Fossa das Filipinas, cuja profundidade é de 10 540 metros. E essa não é a vala mais profunda do Pacífico, a profundidade de Mariansky é de 10.994 metros. Para comparação: a profundidade média no Oceano Pacífico é de 3984 metros.
Como o Pacífico recebeu esse nome
Em 20 de setembro de 1519, o navegador português Ferdinand Magellan partiu da Espanha, tentando encontrar a rota marítima ocidental para as ilhas ricas em especiarias da Indonésia. Sob seu comando havia cinco navios e 270 marinheiros.
No final de março de 1520, a expedição organizou um inverno na baía argentina de San Julián. Na noite de 2 de abril, os capitães espanhóis se rebelaram contra o capitão português, tentando forçá-lo a voltar para a Espanha. Mas Magalhães interrompeu a rebelião, ordenando a morte de um dos capitães e deixando outro em terra quando seu navio deixou a baía em agosto.
Em 21 de outubro, ele finalmente descobriu o estreito que procurava. O Estreito de Magalhães, como agora é conhecido, separa a Terra do Fogo e a América do Sul continental. 38 dias se passaram para atravessar o estreito aguardado, e quando o oceano foi visto no horizonte, Magalhães chorou de alegria. Por muitos anos, ele permaneceu o único capitão que não perdeu um único navio durante a passagem ao longo do estreito de Magalhães.
Sua frota fez a travessia ocidental do Oceano Pacífico em 99 dias, e todo esse tempo a extensão da água era tão calma que o maior oceano do mundo foi chamado de "Pacífico", da palavra latina "pacificus", que significa "calma". E o próprio Magalhães foi o primeiro dos europeus a ter sucesso do Oceano Atlântico ao Pacífico.
Flora e fauna do Oceano Pacífico
Embora o ecossistema costeiro do Pacífico possa ser dividido em vários subtipos - manguezais, costas rochosas e praias arenosas -, ele possui flora e fauna semelhantes.
- Caranguejos, anêmonas marinhas, algas verdes e outros organismos vivos são atraídos para as águas relativamente brilhantes e quentes desta zona. Mamíferos marinhos, como golfinhos e baleias, também são freqüentemente encontrados relativamente perto da costa.
- Muitos corais crescem perto da costa, mas os recifes que formam são considerados seu próprio tipo único de ecossistema. Os recifes de coral são organismos vivos que são constituídos por milhares de minúsculos invertebrados marinhos (pólipos de coral).
- Os recifes de coral abrigam inúmeros animais e plantas, incluindo trutas, algas, robalos, esponjas, baleias, cobras e moluscos.
E a flora e fauna em mar aberto, também chamada zona pelágica, é tão diversa quanto qualquer ecossistema na Terra. As algas e o plâncton prosperam perto das águas superficiais e, por sua vez, tornam-se um recurso alimentar para baleias, atuns, tubarões e outros peixes. Pouca luz solar penetra a uma profundidade de 200 metros, mas essa profundidade é o local onde vivem águas-vivas, cobras e cobras. Alguns dos animais mais bizarros do planeta - como lulas, escotilhas e vampiros infernais - vivem nas profundezas do Pacífico abaixo de 1000 metros.
Na parte norte do Oceano Pacífico, predominam espécies de peixes de fundo, como pescada e escamudo.
Em uma zona tropical quente, aproximadamente entre as correntes equatoriais do norte e do sul, o número de animais marinhos aumenta acentuadamente.
Uma variedade de vida animal oceânica prevalece no Pacífico ocidental, onde um clima quente de monções e formas de relevo incomuns contribuíram para a evolução de formas marinhas únicas. O Oceano Pacífico ocidental também possui os recifes de coral mais pitorescos e extensos do que qualquer outro oceano.
No total, cerca de 2.000 espécies de peixes, em particular, e cerca de 100 mil organismos vivos no total, vivem no Oceano Pacífico.
Recursos úteis do Pacífico
O sal (cloreto de sódio) é o mineral mais importante obtido diretamente da água do mar. O México é o país líder no Pacífico para extrair sal do mar, principalmente por evaporação solar.
Outro elemento químico importante é o bromo, que, como o sal, é extraído da água do mar. É utilizado nas indústrias alimentícia, farmacêutica e fotográfica.
Outro mineral necessário para as pessoas - o magnésio - é extraído por um processo eletrolítico e depois usado em ligas de metais industriais.
Areia e cascalho extraídos do fundo do mar também são importantes. Um de seus principais produtores é o Japão.
Minérios de sulfeto marinho contendo ferro, cobre, cobalto, zinco e vestígios de outros elementos metálicos são depositados em grandes quantidades como resultado da ação de fontes hidrotermais em águas profundas perto das Ilhas Galápagos, no Estreito de Juan de Fuca e na bacia da Ilha Manus, perto da Nova Guiné.
No entanto, a principal riqueza do Oceano Pacífico são os depósitos de petróleo e gás. Este é o combustível mais valioso e procurado da economia global moderna.
- As principais direções da produção de petróleo e gás na parte sudoeste do Oceano Pacífico estão no Mar da China Meridional, perto do Vietnã, na ilha chinesa de Hainan e na plataforma continental a noroeste da ilha de Palawan, nas Filipinas.
- Na parte noroeste do Oceano Pacífico, as principais direções da produção de petróleo e gás estão localizadas no noroeste da ilha de Kyushu, no Japão, na parte sul do Mar Amarelo e na Bacia de Bohai, bem como perto da ilha de Sakhalin.
- Poços de petróleo e gás foram perfurados no mar de Bering, no norte e ao largo da costa do sul da Califórnia, no leste do Pacífico.
- No Pacífico Sul, a produção e exploração de hidrocarbonetos é realizada no noroeste e norte da Austrália e na Bacia de Gippsland, no sudeste da Austrália.
Turismo do Pacífico
Quando os viajantes pensam em visitar as ilhas, a imaginação desenha imagens de águas azuis, praias e palmeiras magníficas. Mas o Oceano Pacífico é o maior oceano do mundo, com muitas ilhas, incluindo a segunda maior ilha da Terra.
E para que você não precise escolher longa e penosamente entre o bom e o melhor, diremos a você quais ilhas devem prestar atenção em primeiro lugar.
- Palau, Micronésia.
Uma pequena ilha cercada por águas azul-turquesa. Seu principal "truque" turístico é o mergulho. Se você planeja mergulhar em Palau, pode ver naufrágios e uma emocionante e variada vida oceânica. - Taiti, Polinésia Francesa.
Esta é uma meca para os surfistas. Eles se reúnem no Taiti ano após ano para ondas incríveis e condições climáticas. Os meses preferidos para o surf são de maio a agosto. E se você visitar a ilha em julho, será levado ao festival Heiva, que exibe artesanato taitiano e danças folclóricas. - Bora Bora, Polinésia Francesa.
Esta é uma das ilhas turísticas mais populares do Pacífico Sul. Existem muitos resorts e hotéis de luxo nele, e o tipo mais popular de acomodação em Bora Bora são os bangalôs de superfície. Um lugar ideal para uma lua de mel. - Lord Howe no mar da Tasmânia.
Ele quase não foi tocado pela mão de um homem, uma vez que plantas e animais raros (e protegidos legalmente) vivem na ilha. Este é um excelente lugar para os ecoturistas que desejam evitar lugares lotados e estão prontos para observar os pássaros em paz, mergulhar e pescar. - Tanna, Vanuatu.
Nesta ilha é o vulcão ativo mais acessível Yasur do mundo. É também a principal atração local. Mas, além do vulcão, a ilha possui fontes termais, florestas tropicais e plantações de café, além de praias isoladas e uma vida calma e medida, que vale a pena viver para os habitantes da cidade que estão acostumados à agitação das megacidades. - Ilhas Salomão.
Um ótimo lugar para os aficionados por história, pois a região foi palco de hostilidades durante a Segunda Guerra Mundial durante a ocupação japonesa. Atualmente, as Ilhas Salomão são um ótimo lugar para canoagem, mergulho, mergulho com golfinhos e uma selfie em um cenário de orquídeas em flor.
Ilha do Lixo do Pacífico
No centro do Oceano Pacífico Norte, há uma enorme "ilha de lixo" (outro nome é um grande ponto de lixo do Pacífico), consistindo principalmente de lixo plástico. Em tamanho, é duas vezes maior que o Texas, que ocupa 695.662 km².
A ilha de lixo foi formada devido às correntes oceânicas, que também são chamadas de ciclo subtropical. Essas correntes se movem no sentido horário e transportam todo o lixo e resíduos para o local no meio do Oceano Pacífico Norte.
Mas, embora as pessoas possam evitar encontrar-se com o local de lixo do Pacífico, os animais marinhos não conseguem fazer isso e se tornam vítimas de um depósito de plástico. Afinal, uma ilha improvisada inclui não apenas plástico, mas também substâncias tóxicas e redes de pesca nas quais as baleias e os golfinhos morrem. E os organismos marinhos absorvem partículas de plástico, confundindo-o com plâncton, e assim os resíduos de plástico são incluídos na cadeia alimentar. Pesquisas científicas do Instituto Americano de Oceanografia Scripps mostraram que restos de 5 a 10% dos peixes do Pacífico contêm pequenos pedaços de plástico.
O mais triste é que o lixo e o lixo acumulados são difíceis de limpar da superfície do maior oceano da Terra. Segundo alguns pesquisadores envolvidos no tópico Ilha do Lixo, a operação de limpeza é tão cara que pode levar à falência de vários países ao mesmo tempo.
O Oceano Pacífico é um dos componentes mais importantes da vida na Terra. Fornece às pessoas alimentos, recursos valiosos, as rotas comerciais mais importantes, trabalho e muitos outros benefícios. E um estudo completo de todas as riquezas e mistérios deste maior de todos os oceanos do planeta levará mais uma década.
Mas aqui está a lista dos oceanos do mundo, se você os organizar do menor para o maior (depois do Pacífico, é claro):
- Oceano Ártico, com uma área de 14,75 milhões de km².
- Oceano Antártico (não oficial) - 20,327 milhões de km².
- Oceano Índico - 76,17 milhões de km².
- Oceano Atlântico - 91,66 milhões de km².