Quase 70% as empresas mais inovadoras do mundo em 2017 eram americanos no ano passado. Estes são os resultados de um novo estudo do Boston Consulting Group (BCG) - uma empresa internacional de consultoria e uma consultora líder global de estratégia de negócios.
Apple, Google, Tesla, Microsoft, Amazon e Netflix ocuparam os seis primeiros lugares da pesquisa anual de 1.500 gerentes das 50 maiores empresas de diferentes países.
A Apple lidera a parada de sucessos do BCG pelo 11º ano consecutivo, o que não é surpreendente, considerando os enormes fundos que a corporação dedica à pesquisa e desenvolvimento. Em 2016, a gigante de eletrônicos de consumo gastou US $ 10 milhões nessas metas (de acordo com estatísticas publicadas para o ano fiscal que terminou em 24 de setembro).
O Google, graças à sua tática de "20%", que incentiva os funcionários a alocar 20% de seu tempo em projetos de terceiros, ficou em segundo lugar entre as 50 empresas mais inovadoras pelo terceiro ano consecutivo.
Duas empresas asiáticas imediatamente se tornaram líderes no ranking de empresas inovadoras globais: o sul-coreano Samsung Group no número sete e o japonês Toyota Motor na oitava posição. No total, a lista inclui seis participantes asiáticos no mercado de inovação.
Mais empresas européias - até dez, incluindo Bayer no número 11, BMW no número 14 e Damler no número 16.
Mas as empresas russas não estão na lista do BCG.
Os inovadores mais bem-sucedidos hoje mantêm um equilíbrio estratégico entre inovação interna e externa. São inteligentes e eficazes na busca de idéias externas e habilmente as colocam em prática.
Um estudo do BCG descobriu que os inovadores mais poderosos usam uma abordagem analítica para a busca de novas idéias. 65% das novas idéias que as empresas inovadoras mais bem-sucedidas conseguiram encontrar nas redes sociais e graças à análise intelectual do big data. Pessoas de fora da parcela de classificação de tais idéias é de 14%.