A Mãe Natureza povoou a Terra não apenas com criaturas fofas e fofas, os vídeos com os quais somos tocados no YouTube, mas também com máquinas de matar reais, o encontro com o qual uma pessoa costuma ser a última na vida.
Apresentamos a você os animais mais perigosos do mundo, de assassinos em miniatura aparentemente inofensivos a monstros enormes e mortais.
15. Sapos venenosos
Basicamente, todas as espécies venenosas de sapos vivem na América Central, do Sul ou em Madagascar. Sua peculiaridade reside no fato de suas glândulas produzirem veneno, que em sua força é capaz de matar um adulto ou até vários.
O nível de perigo dessa espécie é atenuado pelo fato de que eles não se atacam, mas podem prejudicar uma pessoa apenas se mantiverem tais sapos nas mãos por um longo tempo.
14. urso polar
Parece a menor criatura: os ursos polares se parecem com ursinhos de pelúcia, são os protótipos de muitos contos de fadas e personagens animados, os favoritos das crianças. Mas, na realidade, na vida real, são predadores de sangue frio que representam um enorme perigo para os seres humanos.
Algum tempo atrás, os caçadores furtivos os exterminavam ativamente, e os ursos polares eram muito raros, mesmo nas condições de seu ambiente natural. Quando seus números foram restaurados, por algum motivo, eles de repente pararam de ter medo das pessoas e até começaram a sair facilmente para os assentamentos, ameaçando a vida de muitas pessoas.
13. Crocodilo
Talvez um dos animais mais assustadores da nossa classificação. A mandíbula enorme de um crocodilo com dentes de ponta mergulha uma pessoa em horror. Além disso, este animal tem uma velocidade incrível, e é quase impossível perceber.
Enquanto os habitantes da África (onde vivem os crocodilos) os enriquecem, os turistas consideram esses predadores os mais ferozes do gênero.
12. Macacos
Provavelmente, parece estranho para muitos ver essas, à primeira vista, pequenas criaturas fofas em nosso ranking. Olhando nos grandes olhos redondos desses macacos encantadores, a língua não se vira para chamá-los de perigosos para os seres humanos, e nem para assumir isso. Mas, infelizmente, do jeito que está.
Agora, os macacos se estabeleceram mais perto de assentamentos urbanos e obtêm comida em um ambiente urbano, em conexão com o qual houve casos mais frequentes de ataques a pessoas (especialmente crianças pequenas).
11. Moscas
O líder no ranking dos animais mais perigosos do mundo é uma mosca. Uma mosca comum que podemos ver diariamente na rua ou em nosso apartamento. Por mais paradoxal que possa parecer, essa pequena criatura inofensiva pode causar um tremendo dano à saúde humana, às vezes até fatal.
O problema é que as moscas carregam bactérias nocivas que podem provocar doenças como tularemia, tracoma, antraz e muitas outras.
10. Cone
Um caracol com um nome engraçado é um predador da família dos gastrópodes. Você pode facilmente confundi-lo com qualquer outro caracol na praia, mas essa criatura é mortal. Apenas uma gota de veneno de cone pode matar vinte adultos.
Não existe antídoto para isso, o que significa que se você for mordido por um caracol, certamente morrerá em alguns minutos. A maioria dos cones vive em mares tropicais quentes, mas há quem viva em altas latitudes.
9. Buffalo
Esses gigantes com chifres podem pesar mais de 700 kg e até um leão tem medo de sair com um búfalo um a um. Os búfalos, em regra, mantêm-se em grandes grupos e não toleram a menor ameaça aos filhotes.
Seu ataque começa com uma corrida de decolagem, e a principal arma de "pancada", chifres longos, é usada. E quando o corpo da vítima cai no chão, o búfalo começa a pisotear com seus cascos. Na África, os búfalos matam mais de 200 pessoas por ano.
8. Mamba negra
O oitavo número de nosso desfile mortal é a maior cobra da África (com até três metros de comprimento). De fato, a mamba não é preta, suas escamas geralmente são de cor marrom ou verde-oliva, e a cobra recebeu o nome de cavidade interna da boca em preto-tinta, que mostra quando ameaçada.
Em busca de uma vítima infeliz, um réptil pode atingir velocidades de até 11 km por hora a uma curta distância. E, depois de apanhar, sem hesitar, liberará veneno tão forte que uma porção pode matar uma dúzia de pessoas em uma hora. Mamba faz mordidas até uma dúzia de vezes em um ataque. Sem um antídoto, sua mordida sempre termina na morte.
7. Elefante
Os elefantes estão entre os 10 animais mais inteligentes, mas podem ser agressivos e participar de ações destrutivas contra as pessoas. Na Índia, os elefantes machos entram regularmente em aldeias à noite, destruindo casas e matando moradores.
Segundo as estatísticas de um artigo da National Geographic (2005), cerca de 500 pessoas morrem a cada ano devido a ataques de elefantes.
6. Grande tubarão branco
Este predador pode ser encontrado em todos os oceanos do mundo. Um peixe enorme (geralmente um tubarão adulto cresce até 6,4 metros de comprimento) é responsável pela maioria dos ataques de tubarão em seres humanos.
Apesar da reputação e do que você viu em filmes como o popular Tubarão, os grandes tubarões brancos não preferem os seres humanos a todos os outros "pratos". As pessoas são ossudas demais para elas e provavelmente cuspirão após a primeira mordida.
A maioria dos ataques acontece porque o tubarão faz uma mordida de teste para garantir que a presa seja comestível (isso é feito não apenas com pessoas, mas também com bóias, fragmentos de pranchas de surf e barcos).
5. Vespa do mar
O quinto lugar no ranking dos animais mais mortais da Terra é ocupado por uma água-viva quadrada que vive nas costas do norte da Austrália. É chamada de caixa de água-viva ou vespa do mar por causa dos tentáculos, cada um dos quais equipado com células pungentes. Eles liberam picadas microscópicas que injetam veneno na vítima.
É difícil ver essas criaturas do mar, porque são quase transparentes e banhistas descuidados podem tropeçar nos tentáculos de uma vespa do mar por acidente.
Surpreendentemente, o vinagre comum é um tratamento eficaz para alguém picado por uma caixa de água-viva. O vinagre deve ser aplicado na área picada e esperamos que esse conselho nunca seja útil.
4. Hipopótamo
O hipopótamo, ou "cavalo do rio", mata pessoas com mais frequência do que outros animais de grande porte. Ao contrário da crença popular, os hipopótamos não conseguem respirar de verdade debaixo d'água, mas prendem a respiração por um longo tempo e, sendo mais pesados que a água, podem andar pelo fundo "como uma terra seca".
As fêmeas com filhotes pequenos são as mais perigosas e, se você é uma pessoa sã, prefere ficar longe de suas mandíbulas enormes e presas de 51 centímetros. Acredite ou não, a baleia é o parente vivo mais próximo dos hipopótamos.
3. aranha errante brasileira
Em 2010, apareceu no Guinness Book of Records como a aranha mais venenosa do mundo. Esse aracnídeo potencialmente mortal é encontrado na América do Sul tropical e uma espécie vive na América Central.
A palavra "vagando" em nome da aranha é explicada por sua tendência a vagar pela floresta à noite. Ao contrário de muitas aranhas que evitam seres humanos, essas aranhas geralmente se instalam perto da habitação humana. Eles costumam se esconder em casas, roupas, carros, botas e caixas.
A única boa notícia é que existe um antídoto eficaz que neutraliza rapidamente o veneno quando mordido por um andarilho de várias pernas.
2. Leão
O segundo lugar na lista dos animais mais perigosos do mundo foi o maior gato. Um leão pode atacar uma pessoa enfraquecida ou ferida. Na Tanzânia e Moçambique, os leões matam centenas de pessoas anualmente.
1. Mosquito - o inseto mais perigoso
Os mosquitos podem parecer inofensivos e não podem ser chamados de animais mais incríveis, mas são muito mais mortais do que qualquer outra criatura do planeta. De 2 a 3 milhões de pessoas morrem a cada ano por doenças transmitidas por mosquitos.
Os mosquitos vivem em quase todas as regiões do mundo, apenas a Antártica e a Islândia estão livres deles. Eles são ativos durante todo o ano em áreas tropicais quentes e úmidas, mas passam o inverno em regiões mais frias.
Além da malária, esses insetos sugadores de sangue podem espalhar doenças como elefantíase (elefantíase), febre amarela e vírus do Nilo Ocidental.
Hoje, juntamente com o desenvolvimento do turismo, as estatísticas de mortalidade de pessoas por animais selvagens estão crescendo. O que não surpreende: quando viajam, por exemplo, para ilhas tropicais, as pessoas raramente pensam em seus métodos de segurança e precaução, raramente estudam a literatura científica sobre a flora e fauna locais. No final, isso leva à maioria dos casos à morte. Portanto, se você estiver saindo de férias, deve saber definitivamente quem deve ser cauteloso. Isso, é claro, ajudará você com nosso artigo.