Para muitos itens domésticos que enchem as prateleiras das lojas, você deve agradecer aos profissionais de marketing e testadores que mudaram a ideia original do produto. Apresentando você 5 principais itens que não são usados conforme o planejado.
5. Vaselina
Um líquido oleoso é geralmente aplicado sobre a pele e os lábios para amaciar e hidratar. Mas o criador da vaselina tinha um conceito um pouco diferente. Ele queria que as pessoas comessem vaselina.
Este produto apareceu quando os petroleiros americanos limparam um sedimento estranho e pegajoso dos Boers e decidiram "e se essa substância puder ser esfregada na pele com queimaduras e cortes?" O químico Robert Chesbro, conversando com os petroleiros, viu o que eles fazem com a vaselina e como esse remédio funciona com sucesso em abrasões, cicatrizes e queimaduras. Logo ele começou a viajar por Nova York, queimando a pele com ácido e esfregando a ferida com "vaselina" na frente de uma multidão admiradora.
Chezbro não parou por aí. Ele insistiu que comer uma colher de vaselina todos os dias é bom para a saúde e a vitalidade. A ciência moderna sugere que levar vaselina para dentro não terminará em nada bom. Para ser justo, acrescentamos que Chezbro viveu até os 96 anos.
4. Flocos de milho
Segundo as estatísticas, os principais consumidores de flocos de milho atualmente são crianças em idade pré-escolar. Mas, a princípio, este produto era destinado a adultos "luxuriosos".
John e Will Kellogg, criadores de flocos de milho, possuíam um sanatório de onde vieram melhorar a saúde das celebridades. Os irmãos eram adventistas rígidos do sétimo dia e tinham idéias muito incomuns sobre como limpar não apenas o corpo, mas também a alma dos clientes.
John acreditava que o sexo era uma ocupação impura e prejudicial, incluindo o sexo entre marido e mulher. John e sua esposa dormiram em quartos separados para resistir à tentação. E o pecado mais terrível para João foi a masturbação. Ele projetou especificamente flocos de milho como a comida menos sexy, sem açúcar e especiarias. Afinal, esses produtos, segundo Kellogg, inflamavam a luxúria das pessoas. Ele alimentava cereais para seus pacientes, acreditando que seu sabor suave poderia suprimir seu desejo sexual.
John então tentou vender flocos de milho como café da manhã infantil, esperando que uma geração de crianças em todo o mundo se cansasse do sexo. É improvável que alguém compre esse alimento "casto", se não for para Will Kellogg, que adicionou açúcar aos flocos de milho. Isso enfureceu John tanto que ele processou seu irmão.
3. plástico bolha
Em quinto lugar no ranking, está o filme favorito de todos, inventado por Alfred Fielding e Mark Shawan em 1957. Inicialmente, não era um pacote para encomendas. O filme deveria ser um papel de parede macio e sofisticado.
Mas os americanos não queriam que as paredes de suas casas fossem cobertas com plástico bolha, então Fielding e Shawan tentaram vender sua invenção como material de isolamento de estufa. Isso continuou até a década de 1960, até que o plástico bolha encontrou seu verdadeiro objetivo nas caixas de embalagem.
2. Refrigerantes
Há uma boa chance de que as bebidas que você dá a seus filhos nunca foram destinadas a eles. Como se viu, muitas bebidas populares começaram como coquetéis alcoólicos populares.
O Mountain Dew, por exemplo, foi originalmente projetado para ser usado com uísque. O Sprite foi vendido como um componente adicional para o uísque azedo.
Mas a bebida popular da Coca-Cola foi um medicamento desenvolvido por John Pemberton, farmacêutico e oficial ferido durante a Guerra Civil Americana. O ferimento de Pemberton causou dor e, como resultado, um forte desejo de morfina, com o qual ele lutava constantemente. Pemberton ouviu uma vez um novo medicamento que as pessoas usam para se livrar dos opiáceos: uma mistura de vinho e cocaína.
Pemberton tentou fazer seu próprio vinho com cocaína. Quando um assistente no laboratório acidentalmente adicionou água com gás à mistura, ele tentou e descobriu que estava segurando uma "mina de ouro" nas mãos. Pemberton vendeu sua invenção como uma panacéia para quase todas as doenças, incluindo "o estimulante mais notável da excitação sexual".
1. Tampões
Na primeira posição de nossa lista das coisas mais interessantes que são usadas para outros fins, estão as "amiguinhas das mulheres". Eles receberam uma massa de críticas elogiosas e negativas, em particular devido à síndrome do choque tóxico. No entanto, nem sempre as mulheres usavam tampões. Esses produtos de higiene estão intimamente relacionados ao serviço militar. No século 18, os livros de medicina continham recomendações para manter sempre cotonetes com você para remover feridas de bala.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Tampax produziu curativos militares para o exército. Tratavam-se principalmente de bandagens, mas o famoso produto da empresa encontrou sua aplicação nos homens. Há registros de soldados que usaram tampões de Tampax para parar o sangramento de uma ferida.