Hollywood costuma recorrer a estereótipos nacionais quando mostra vilões no cinema. Então, em 2014, a fábrica dos sonhos esqueceu uma atitude tolerante em relação à Rússia e voltou à ideia de bandidos russos. Isso pode ser visto no drama criminal "Common", filmado de acordo com o roteiro de Dennis Liheyn. O filme tem brutais chechenos, às vezes chamados de russos.
Apresentando você Filmes americanos sobre a Rússia, uma lista de dez filmes icônicos de Hollywood que mostram uma mudança na imagem dos russos no século XXI. A lista foi compilada com base em uma amostra da revista Forbes.
10. A 25ª hora, 2002
O filme é sobre um jovem traficante de drogas, para quem existe o último dia de liberdade antes de ficar preso por 7 anos. Os russos no filme são mostrados como mafiosos, e o principal é Levan Uchaneishvili. Ele era um associado de Boris Berezovsky no filme "Oligarca".
9. O vício da exportação, 2007
Os eventos do filme acontecem em Londres entre emigrantes e ladrões russos. O vício em exportação demonstra a imagem não apenas de um inimigo cruel, mas também atraente, interpretado por Viggo Mortensen.
8. “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, 2008
Envelhecido e ainda enérgico, o Dr. Jones encontra agentes KGB não menos enérgicos liderados pela coronel Irina Spalko. Felizmente, neste filme, os russos não ostentam botas e cantam em um coro de "Olhos Negros", embora haja um martelo e uma foice, e as danças noturnas agachadas ao redor do fogo. O filme é interessante, pois previu mudanças nas relações entre a Rússia e o Ocidente, uma sugestão da qual durante as filmagens ainda não era.
7. "Homem de Ferro 2", 2010
Gasto com a vida, mas ainda carismático, Mickey Rourke interpreta o principal vilão, o físico russo. Este não é um vilão modelo que constantemente bebe vodka e depende apenas da força muscular, mas um inventor brilhante, uma personalidade extraordinária, embora em tatuagens da cabeça aos pés.
6. Sal, 2010
As incríveis aventuras de um espião russo nos Estados Unidos, com Angelina Jolie no papel-título. Nos anos 90, Hollywood mostrou russos estúpidos e maus, sem perceber as mudanças que estavam ocorrendo em nosso país. Em 2010, apesar de vários anos atrasado, ele começou a mostrar uma Rússia forte e admitiu que não há apenas russos ruins, mas também bons. Com tudo isso, "Salt" mostra bem que os russos ainda têm medo e são considerados a principal ameaça para a América.
5. “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”, 2011
Em quinto lugar na lista de filmes americanos sobre russos, como no caso de Salt, a Rússia parece ser um país forte, apenas agentes especiais russos (representados por Vladimir Mashkov) não são brilhantes. Ao contrário de Tom Cruise, é claro. Mas, no final, a Rússia é mostrada como assistente e amiga.
4. Morrer duro: um bom dia para morrer, 2013
Neste filme caro sobre as desventuras de John McClain, Sr. e Jr. em Moscou, você não consegue encontrar bons russos. E o fato de um americano em um caminhão roubado transportar metade da capital russa não vale as pequenas coisas. Esta parte de Die Hard é o primeiro filme de Hollywood da segunda metade da década de 1990, em que há referências às realidades políticas específicas da URSS e da Rússia.
3. "Jack Ryan: Teoria do Caos", 2014
A Rússia é novamente chamada o principal inimigo da América, como era nos anos 90. Ao mesmo tempo, o filme foi filmado em 2013, quando a Crimeia ainda não havia se mudado para a Rússia. Mas se a fábrica dos sonhos novamente produzir um monstro da Rússia, isso significa que o público americano exige, pelo qual o filme é filmado.
2. "Pesquisa", 2014
A foto do diretor Michel Hazanavicius sobre a guerra no norte do Cáucaso mostra os soldados russos nojentos, sádicos e assassinos e os maravilhosos chechenos. Não há terceiro.
1. "O homem de novembro", 2014
Completar os 10 filmes icônicos de Hollywood mais importantes sobre a atitude em relação à Rússia é um thriller de espionagem, no qual Pierce Brosnan interpreta um oficial aposentado da CIA realizando sua última missão em Moscou. O filme está repleto de cranberries: o principal vilão é o general russo Arkady Fedorov, que estuprou as meninas durante o conflito na Chechênia. Ele pretende se tornar o chefe da Rússia. Tendo vencido a eleição presidencial, Fedorov quer liderar a Rússia no bloco da OTAN. Ele é assistido pela CIA, que está interessada em depósitos de petróleo checheno. E como a Rússia está agora se opondo ao Ocidente, Hollywood provavelmente ainda não deixará de lado o tema dos "russos feios".