Os fones de ouvido são um atributo integral de qualquer pessoa moderna. Tente caminhar pela manhã em transporte público - absolutamente todos os passageiros de 10 a 80 anos ouvem música.
As prateleiras das lojas estão cheias de uma variedade de "orelhas". O preço de alguns é comparável a uma xícara de café, enquanto para outros, o preço ultrapassa facilmente a marca de mil dólares e avança alegremente. Como fazer a escolha certa e não se arrepender mais tarde?
Mount
A maneira como os futuros fones de ouvido serão montados em sua cabeça desempenha um papel importante. Escolha o design errado e, como resultado, fique desconfortável, decepcionado e estragado durante todo o dia.
As seguintes opções de montagem são comuns no mercado:
- Arco de montagem.
Em geral, não é um clássico desatualizado. Os fones de ouvido dobram a cabeça do ouvinte, ajustando-se confortavelmente aos ouvidos. Esses fones de ouvido são portáteis e "domésticos". O último não pode ser levado para a rua com você por causa do seu tamanho (eles são grandes e é difícil carregá-los o dia inteiro);
- Inserções.
Os modelos desse tipo geralmente vêm completos com um smartphone ou MP3 player adquirido. O fone de ouvido é inserido no ouvido, agarrando-se levemente à aurícula. A desvantagem mais óbvia é que os fones de ouvido cairão durante qualquer movimento repentino. Além disso, esses modelos não diferem na qualidade de som especial;
- Auscultadores a vácuo.
Por design, eles são semelhantes à versão anterior, mas têm várias vantagens indiscutíveis. Primeiro, eles são completamente inseridos na abertura do ouvido, bloqueando qualquer som externo. As dicas são feitas de um material especial que ajuda a isolar o ruído. Em segundo lugar, a qualidade do som é muitas vezes melhor que a das mesmas inserções. Das desvantagens - você corre o risco de plantar seriamente sua audição, constantemente usando este modelo;
- Hooks.
Esses modelos são caracterizados pela montagem dos fones de ouvido atrás da aurícula. O princípio é o mesmo que colocar óculos na cabeça de uma pessoa. Há também uma opção para conectar o gancho esquerdo e direito com um arco occipital especial. Os ganchos, a propósito, não são muito comuns no mercado, pois apresentam várias desvantagens ao usar.
Especificações
Depois de escolher o tipo de fone de ouvido, vale a pena se familiarizar com as características técnicas da instância selecionada. Tudo aqui não é tão simples: muitos fabricantes "desenham" em caixas com dispositivos tantas etiquetas, gráficos e números diferentes que é fácil ficar confuso. O cálculo é feito sobre isso: o comprador verá muitas palavras inteligentes, muitos números obscuros e grandes e as comprará. Mas o que realmente?
Pouco depende do diâmetro do alto-falante, pois é apenas um tamanho. Podemos torná-lo arbitrariamente grande, mas não soará melhor com isso. Portanto, aqui você deve ser guiado apenas por sua própria conveniência. Sensibilidade e potência sonora são muito mais importantes. Eles são responsáveis pelo som rico e alto.
A resposta em frequência é um parâmetro muito importante. De acordo com sua programação, os conhecedores de música podem determinar com bastante precisão se a instância está na frente deles ou não. Idealmente, a imagem da resposta em frequência não deve conter curvas acentuadas e ter um comprimento de quase todo o gráfico. Nesse caso, pode-se esperar a interpretação precisa mais antiga da composição. Mas você não pode confiar apenas nessa característica ao escolher bons fones de ouvido.
Outro parâmetro importante é o coeficiente de distorção harmônica. Idealmente, se o dispositivo selecionado tiver esse coeficiente menor que 1%. Se for maior, ou o valor correspondente não for indicado, você não deve esperar um bom som.
Conclusão
Então, a primeira coisa que prestaremos atenção é a forma. Os fones de ouvido devem sentar-se perfeitamente, sem causar desconforto. Se você é assombrado pelo desejo de removê-los e jogá-los fora, então, aparentemente, você se enganou com o modelo.
Em segundo lugar, você deve examinar as principais características: coeficiente de distorção harmônica, gráfico de resposta em frequência, sensibilidade e potência do dispositivo.
E em terceiro lugar, você não deve aderir à opinião de que quanto mais caras as "orelhas", melhor. É melhor ainda basear-se em indicadores objetivos, e não no grau de popularidade dos fabricantes.
Autor: Gladkov Vyacheslav Vladimirovich