Os serviços de inteligência são considerados o principal pilar de segurança em qualquer país. Mas tudo o que fazem, eles fazem "nos bastidores", de modo que os resultados de seu trabalho geralmente não são visíveis para os não iniciados.
Aqui 10 melhores serviços de inteligência do mundo em 2015, de acordo com a publicação online estrangeira ExpertSecurityTips, dedicada à segurança, proteção pessoal e autodefesa.
10. Escritório de Inteligência e Forças Especiais (MOSAD), Israel
Esta organização está envolvida na coleta e estudo da inteligência, está envolvida na luta contra o terrorismo e elimina os inimigos de Israel em todo o mundo. O diretor da agência informa suas atividades diretamente ao primeiro-ministro de Israel.
9. Ministério de Segurança do Estado (MSS), China
Responsável por contra-inteligência, inteligência estrangeira e segurança política. Os funcionários deste ministério também extraem tecnologias avançadas estrangeiras e controlam dissidentes e estudantes fora da RPC.
8. Serviço Secreto de Inteligência Australiano (ASIS)
O principal papel da agência é coletar informações e transferi-las para vários serviços especiais do país. Entre outras agências secretas ao redor do mundo, a inteligência australiana é conhecida por seu excelente progresso tecnológico.
7. Direção Geral de Segurança Externa (DGSE), França
Em 1982, ele substituiu o serviço externo de documentação e contra-inteligência. O departamento emprega até 5.000 pessoas. Os sucessos da inteligência francesa não são bem conhecidos do público em geral, mas a agência de inteligência alega ter impedido 15 ataques terroristas na França.
6. Departamento de Pesquisa e Análise (RAW), Índia
A principal atenção da agência está focada no vizinho e principal inimigo do país do Kama Sutra e Bollywood - Paquistão. É responsável pela desinformação, sabotagem e espionagem contra o Paquistão e outros países. Até o parlamento indiano não sabe sobre o orçamento, estrutura, composição e equipe do serviço de inteligência.
5. Serviço Federal de Inteligência (BND), Alemanha
Ele realiza operações de espionagem regularmente desde 1956. Ele se concentra em coletar e analisar informações classificadas, detectar ameaças em potencial e informar o governo alemão sobre atividades criminosas terroristas.
4. Serviço Federal de Segurança (FSB), Rússia
A classificação dos melhores serviços de inteligência do mundo seria incompleta sem um sucessor do Comitê de Segurança do Estado da URSS. O FSB foi formado em 1995 e está envolvido não apenas em inteligência e contra-inteligência, mas também na luta contra o terrorismo, combatendo o contrabando de drogas, garantindo a segurança da informação e melhorando a segurança de defesa do país.
3. Serviço de Inteligência Secreta (MI-6), Reino Unido
A existência de um emprego de James Bond não foi oficialmente reconhecida pelo governo britânico até 1994. A agência trabalha em colaboração com o Mossad e a CIA para eliminar qualquer ameaça potencial à Inglaterra. Essa inteligência é conhecida por seus agentes mortais e de sangue frio, que antes de realizar a operação por um longo tempo não se destacavam entre os respeitáveis habitantes.
2. Agência Central de Inteligência (CIA), EUA
Oficialmente, a CIA, fundada em 1947, é uma organização civil. Suas tarefas incluem: obter e analisar informações sobre estrangeiros, monitorar e coordenar a coleta de informações fora dos Estados Unidos por meio de uma rede de agentes, mantendo a segurança nacional e várias funções relacionadas às atividades de inteligência.
1. Inteligência Interinstitucional do Paquistão (ISI)
O principal órgão de inteligência e contra-inteligência do Paquistão, fundado em 1948, imediatamente após a divisão da Índia e do Paquistão. Mantém contatos com outros serviços especiais de vários países, incluindo a CIA americana e o MI-6 britânico. Ele lidera as 10 melhores agências de inteligência do mundo em alta eficiência operacional, especialmente em operações no Afeganistão, Caxemira e durante a guerra de Kargil. Ela não odeia de forma alguma alcançar seus objetivos. A inteligência mais forte do mundo tem sido acusada de usar grupos terroristas e militantes para conduzir guerras indiretas contra vizinhos.