Não importa como a situação econômica do país se desenvolva, o mercado imobiliário é o único cuja condição é praticamente estável. Com qualquer agitação econômica, alguém está expandindo ou abrindo seus negócios, alguém está comprando apartamentos. Ao mesmo tempo, quase todos os compradores de imóveis russos já haviam desempenhado um papel de vendedor - ele vendeu imóveis para comprar outro.
Os imóveis na cidade portuária estão sempre em demanda, os imóveis em Vladivostok, tanto residenciais quanto comerciais, não são exceção. Muitas informações sobre a venda de casas, apartamentos, armazéns e escritórios no Território de Primorsky podem ser encontradas no bn.ru - um portal imobiliário das regiões russas. Nos boletins imobiliários, apenas as últimas ofertas e informações confiáveis.
Visão geral do mercado imobiliário residencial de Vladivostok
A cidade, construída com "Khrushchevs" obsoletos, precisa urgentemente de novas moradias mobiliadas dentro da cidade. Nos últimos anos, em Vladivostok, podemos falar sobre o "boom" da construção. Agora já podemos dizer que o estoque de moradias da cidade reabasteceu significativamente com moradias de qualidade. Novos microdistritos estão sendo construídos: Solnechnaya Dolina - em Trudovoy, Pátroclo, queda de neve - em Vladivostok.
Ao mesmo tempo, ao comprar imóveis em Vladivostok, observa-se a seguinte tendência: o hype em torno de apartamentos pequenos de um quarto está diminuindo gradualmente. A habitação de classe econômica ainda é a líder, mas não é "supercompacta", mas com melhores características de planejamento.
Ao comprar uma casa, os consumidores exigem mais seu conforto, o que deixa sua marca no custo por metro quadrado. O preço por metro quadrado no novo prédio varia de 55.000 a 70.000 rublos.
Visão geral do mercado imobiliário comercial de Vladivostok
O setor imobiliário comercial da cidade é pouco desenvolvido. A oferta total totaliza cerca de 300 mil metros quadrados. O centro de negócios, localizado na Okeansky Prospekt, é praticamente a única instalação da Classe A. Pouco mais de 10% do setor de escritórios pertence à Classe B e aproximadamente o mesmo da Classe C. Portanto, a maioria dos escritórios é da classe D.
O desenvolvimento de imóveis para armazéns está em um nível médio. Em Vladivostok, existe apenas um grande centro logístico, cobrindo uma área de 6000 metros quadrados. m
O setor imobiliário de varejo está se desenvolvendo em um ritmo mais rápido. A cidade possui cerca de sessenta shopping centers com um nível médio de organização comercial.
A falta de espaço comercial está associada a áreas limitadas adequadas para construção. Mas o desenvolvimento de áreas alocadas mesmo é muito lento.
O mercado secundário de Vladivostok é estável. Ele reagiu bastante restrito à queda temporária do rublo no início de 2014. O preço do secundário aumentou de 1,2 a 1,5%.