O dólar dos EUA é uma das principais moedas de reserva e o meio de pagamento mais popular do mundo. O aparecimento de notas verde-acinzentadas é conhecido por todos e por todos, mas muitos fatos interessantes estão relacionados à origem, história e circulação do dólar.
Por exemplo, o tamanho das notas de dólar não depende do valor nominal e o custo de faturar uma conta é de 5,7 centavos. Outros detalhes interessantes que reunimos nos 10 principais fatos de hoje sobre o dólar americano.
10. O valor nominal da maior nota em dólares é de 100 mil
Centenas de milésimas notas de banco estavam em circulação até 1969. O presidente Richard Nixon limitou as capacidades da impressora, estabelecendo a barra superior para o valor nominal das notas - 100 dólares americanos. A propósito, cem milésimas notas emitidas antes de 1969 podem ser trocadas por aquelas em circulação entrando em contato com o Federal Reserve System.
9. Os dólares são impressos de acordo com o padrão de 1929
O aparecimento das notas mais famosas do mundo foi aprovado em 1929. Em seguida, verificou-se que na parte da frente há um retrato e na parte de trás - monumentos da história, arquitetura e natureza. A propósito, o retrato de uma mulher caiu em dólares apenas uma vez - em 1886. Uma nota de 1 dólar representava Martha Washington.
8. Os dólares são extraordinariamente duráveis
As notas modernas suportam mais de 4 mil curvas sem quebrar. Embora cada projeto de lei tenha vida própria: por US $ 100 - 5 anos e por US $ 20 - apenas 25 meses. A lógica é simples - notas de uma denominação menor geralmente passam de mão em mão e se desgastam mais.
7. Todos os dias, são publicadas 35 milhões de notas.
Dólares americanos frescos e crocantes são colocados em circulação diariamente. Cerca de 35 milhões de notas de várias denominações foram projetadas para substituir as usadas. Se as somas são resumidas, verifica-se que todos os dias os Estados imprimem dinheiro no valor de cerca de US $ 635 milhões. É verdade que quase a mesma quantia de contas desgastadas é retirada da circulação diariamente.
6. Em cada moeda e nota está a inscrição "Em Deus Confiamos"
Pela primeira vez, a inscrição "Esperamos e confiamos em Deus" apareceu nas moedas americanas em 1864. E apenas cem anos depois, a presença obrigatória da lendária inscrição em todas as notas, sem exceção, foi fixada na lei.
5. A nota mais comum - US $ 1
Cerca de metade de todas as notas impressas são de US $ 1. Mas as notas de dois dólares foram impressas pela última vez em 2003 e estão sendo gradualmente eliminadas.
4. Materiais para a produção de dólares - linho e algodão
O papel em que os dólares são impressos inclui 25% de linho, 75% de algodão e as menores fibras sintéticas em uma pequena quantidade. Essas fibras têm cores azul e vermelha e são visíveis em toda a superfície da conta. O peso aproximado da nota é de 1 grama.
3. A palavra "dólar" vem do alemão "Taler"
O primeiro nome "dólar" foi recebido não pelo dinheiro americano, mas pela moeda escocesa, circulando de 1567 a 1571. Na América, os thaler, que deram o nome aos dólares, trouxeram os colonos holandeses. O nome "dólar" foi oficialmente atribuído à moeda americana em 1794.
2. A gíria "dólares" vem do nome de uma pele de veado
Em inglês, a pele de um fanfarrão é fanfarrão. Essas peles eram quase o principal assunto do comércio com os índios, que alegremente as mudaram para "água de fogo", sal, cartuchos, etc. Há também uma versão que liga dólares com o nome do antigo deus da vinificação Baco.
1. O dólar dos EUA é a moeda oficial, não apenas nos Estados
A moeda nacional dos EUA é oficial em países como El Salvador, Timor Leste, Equador, Zimbábue e Ilhas Marshall. E em Guam, Palau e Porto Rico, o dólar dos EUA é legalmente circulado junto com as moedas locais.