Comprar um carro usado é sempre uma loteria. E muitos preferem aumentar suas chances de ganhar escolhendo um carro com quilometragem de até 3 anos.
Especialistas da agência analítica AUTOSTAT e do portal Price Auto descobriram quais modelos de carros com quilometragem até 3 anos são os mais populares na Rússia em 2019. E falaremos sobre as principais vantagens e desvantagens de cada modelo.
10. Renault Duster
Vendido por 5 meses de 2019, 2 979 unidades.
Um dos carros mais populares com transmissão manual no mercado russo é apreciado por sua despretensão, confiabilidade e custo acessível. Este crossover compacto da fábrica na configuração mínima custa cerca de 750 mil rublos.
E no mercado secundário, pode ser comprado por 500-600 mil rublos, dependendo da configuração, ano de fabricação, grau de desgaste e apetite financeiro do primeiro proprietário.
Devido à alta distância ao solo e tração nas quatro rodas, o Duster é excelente ao longo de estradas esburacadas e off-road da Rússia, e é por isso que este carro é especialmente amado por caçadores e pescadores. Além disso, mesmo não estando em uma garagem quente, mas na rua, esse resistente "francês" começa com fortes geadas pela primeira vez.
No entanto, a ergonomia da cabine, o isolamento acústico e o conforto do assento do motorista estão em um nível médio - uma taxa pelo preço baixo do carro. E a suspensão é suave.
9. LADA Priora
Vendeu 3.561 unidades.
Os carros da marca LADA lideram com confiança no ranking dos carros usados mais líquidos com menos de três anos na Rússia. Isso é explicado não apenas por um preço aceitável, mas também pela disponibilidade de peças de reposição para reparo, bem como pela manutenção não muito cara.
LADA Priora - talvez o carro "popular" mais popular na categoria de preço até 300 mil rublos (no mercado secundário).
Um assunto delicado para Priors é o consumo de óleo. Muitos motoristas reclamam que o carro "come" 250 gramas de óleo a cada 1.000 quilômetros. Também costuma haver problemas com bicos e sensores (medidor de vazão, temperatura, posição do virabrequim, etc.)
Mas a excelente dinâmica de aceleração, facilidade de gerenciamento e mais confortável, quando comparada com a criação anterior do AvtoVAZ.
8. LADA 4 × 4
Vendeu 3.658 unidades.
Este SUV na configuração de três e cinco portas é escolhido por quem precisa de alta distância ao solo, tração nas quatro rodas e excelente visibilidade. Se você procura um carro barato e confiável para viagens regulares à natureza, é melhor escolher a opção LADA 4 × 4. Um "Lada" de três anos usado custa entre 400-500 mil rublos.
A desvantagem mais comum desse modelo (no entanto, como a maioria das criações da indústria automobilística doméstica) é o rápido aparecimento de ferrugem nos limiares, na parte inferior da carroçaria e na tampa do porta-malas. E prepare-se para que a cabine seja barulhenta.
7. Volkswagen Polo
Vendido 5.311 unidades.
Direção suave e excelente manuseio em alta velocidade, baixo consumo de combustível (cerca de 8 litros na cidade), um lounge confortável e um conjunto ágil de velocidade - é isso que distingue este sedan de muitos concorrentes.
Além disso, a palavra "confortável" significa não apenas a comodidade do motorista, mas também passageiros no banco de trás que não precisam puxar as pernas para o peito na tentativa de encaixar.
Outro detalhe pequeno, mas agradável, no cofrinho do conforto geral do carro - no Polo alemão, os tapetes não rastejam e não entopem sob os pedais.
E agora o desagradável: as tampas das rodas são facilmente removidas, o que significa que elas são perdidas e roubadas. Melhor corrigi-los com grampos de construção.
E para que esta máquina funcione por muito tempo, é preciso cuidar bem dela: troque o óleo a cada 10 mil quilômetros, limpe regularmente o radiador, encha a gasolina normal (95 ou 98). Alemão, ele, é claro, confiável e prático, mas exige uma ordem, ou seja, manutenção regular.
6. Largus LADA
Vendeu 5.463 unidades.
Este é um motorhome com orçamento real: um porta-malas enorme, além de uma segunda e fácil fila de bancos dobrável, tornam o LADA Largus um carro muito espaçoso.
Este cavalo de aço também é famoso por sua excelente capacidade de cross-country; ele "engole" com facilidade lombadas e poços nas estradas. É fácil de manter e raramente quebra "grande", de acordo com os produtores da Largus.
Eles argumentam que o LADA Largus tem uma caixa de câmbio curta (portanto, muitas vezes precisa ser ultrapassada), não há ar condicionado, isolamento acústico ruim e ergonomia da cabine.
5. Toyota Camry
Vendido 6.496 unidades.
Como a indústria automobilística doméstica não elogiou, mas os japoneses ainda têm mais. Evidentemente, estamos falando de vendas da Toyota Camry no mercado secundário russo em comparação com a LADA Largus.
O que usou o Toyota Camry? Para a qualidade de construção japonesa, para avarias raras, para peças baratas disponíveis em quase todas as oficinas de automóveis e conforto na cabine. Basicamente, os proprietários deste carro terão que tratar pequenas “feridas relacionadas à idade” e trocar os consumíveis.
E eles não gostam da baixa qualidade da pintura, do isolamento acústico e do alto consumo de combustível (11-14 litros por 100 km).
4. LADA Vesta
Vendido 7.864 unidades.
Por um período de três anos, a Vesta é solicitada no mercado secundário, em média, 530 mil rublos. E este é um bom preço para um carro bonito com uma suspensão que consome muita energia, um interior espaçoso, um bom isolamento acústico e um porta-malas espaçoso.
Direção O LADA Vesta agrega alta capacidade de resposta e previsibilidade na estrada, mesmo com manobras arriscadas.
Não está feliz que o carro funcione bem apenas na 95ª gasolina. Se você preencher o AI-95, "não há energia suficiente", da qual muitos proprietários da Vesta se queixam. E o consumo de combustível deste modelo é bastante alto - 13 litros por 100 km de pista.
3. Hyundai Solaris
Vendido 8 570 peças.
Um pouco mais caro que o Vesta, o Hyundai Solaris de três anos vai custar. No mercado secundário, custa 560 mil rublos.
Nos três principais líderes dos carros de três anos mais usados na Rússia, o Solaris trouxe vários fatores ao mesmo tempo:
- Boa dinâmica (isso se aplica a modelos com motor de 1.6 litros e 123 cavalos de potência).
- Lucratividade. Os coreanos comem um pouco - cerca de 7-8 litros por 100 quilômetros de estrada.
- Alta fiabilidade. Tendo percorrido cerca de 100 mil quilômetros, você provavelmente precisará substituir apenas consumíveis e óleo do motor.
As reclamações causam falta de espaço na cabine. Um motorista alto pode literalmente descansar no teto com sua coroa, e os passageiros no banco traseiro não precisam confiar na liberdade de joelhos. E a frase "isolamento acústico de alta qualidade" para "Solaris", infelizmente, não é aplicável. E em movimento, parece muito difícil.
2. LADA Granta
Vendeu 9.319 unidades.
Apenas 350 mil rublos, e você pode se juntar às fileiras dos orgulhosos proprietários de "Grants". E adquira um carro da família espaçoso e com manutenção, com excelente aquecimento e um preço relativamente baixo para peças e reparos.
Granta sem problemas começa com fortes geadas, dirige com alegria, simplicidade e facilidade de operação.
No entanto, não espere materiais de boa qualidade do salão. E neste modelo, ao que parece, lamentou a pintura. E qualquer pedrinha que é pega enquanto se move leva a lascas que começam a enferrujar rapidamente.
1. KIA Rio
Vendeu 10.075 unidades.
O primeiro lugar no ranking dos carros mais populares com quilometragem abaixo de 3 anos não foi para a Lada russa, nem mesmo para japoneses ou alemães, mas para um elegante carro sul-coreano atrás de um hatchback ou sedan. O "Rio" em boas condições custará, em média, 562 mil rublos.
Consumíveis e peças de reposição para o KIA Rio não são muito mais caros do que para os carros AvtoVAZ. O carro é bonito, confortável, dinâmico, econômico (cerca de 7,6 litros no ciclo urbano) e começa com qualquer geada.
No entanto, devido à baixa folga, este carro tem medo de curvas médias e altas, e não há espaço suficiente para os passageiros traseiros.