O café é uma bebida energética popular que é consumida em todo o mundo. É aprovado pela maioria das religiões, contém cafeína, que estimula a mente e os sentidos e possui um aroma maravilhoso.
O Statista.com, um portal de estatísticas on-line, diz que o mercado global de café instantâneo crescerá para US $ 36,3 bilhões até 2020. E mesmo que você prefira o café mais caro, ainda é uma das razões para esse crescimento.
Também preparamos uma classificação dos chás mais caros do mundo.
E se você tiver o desejo e a oportunidade de experimentar um café muito raro, incomum e valioso, escolha qualquer opção nesta lista das variedades de café mais caras do mundo, de acordo com seu orçamento.
10. Hawaii Kona - US $ 34 por libra (0,45 kg)
Este café tem um sabor fantástico, com uma ligeira acidez: são sentidos chocolate, notas cítricas e tons de nozes. O aroma do café é cremoso e picante. Ao inalá-lo, você pode se lembrar dos pãezinhos doces de canela.
O “Hawaii Kona” é produzido a partir de uma variedade rara de feijão arábica cultivada em solo vulcânico rico em minerais nas partes norte e sul da região de Kona. E quando o Havaí Kona floresce, você pode pensar que as árvores estão cobertas de neve no tempo quente.
Devido ao fato de este café ser muito escasso, muitos fabricantes usam uma mistura de 10% de café Kona e uma qualidade 90% mais barata.
9. Café Los Planes - US $ 40 por libra
Algumas pessoas dedicam a vida inteira a fazer café. E o seu negócio favorito lhes traz renda fabulosa. Assim, a família Sergio Tikasa de El Salvador combina negócios com prazer - e produz café e vende.
O Los Planes Coffee terminou em segundo lugar na prestigiada competição Cup Of Excellence em 2006 e em sexto em 2011. Esta bebida tem um aroma agradável de molho de caramelo e um sabor revigorante com notas de frutas. E no final, a doçura do mel e das amêndoas é sentida.
8. Sexagintuple Frappuccino de Mocha com Feijão Baunilha - US $ 54,75 por xícara
Este é o café mais caro da Starbucks. Seu alto preço é devido à adição de 60 porções de café expresso.
A bebida foi comprada por um cliente chamado Andrew, que postou uma foto do café gigante e um cheque no Twitter.
A propósito, ele não pagou um centavo por sua compra, porque ele é um membro do programa de fidelidade. E possui o status Gold, que permite solicitar uma bebida grátis após cada 12 bebidas compradas. Além disso, sem nenhuma restrição no volume da caneca.
Segundo Andrew, o café que ele pediu foi delicioso. No entanto, o homem não podia beber sua caneca de cada vez. Você poderia?
7. Brasil Santa Inês - US $ 50 por libra
O destaque deste café é seu sabor frutado e doce, com notas de caramelo, passas, ameixas e baunilha. É cultivada no Brasil em uma fazenda de Santa Inês e está em produção há mais de cem anos.
Este café valioso é processado de uma maneira incomum chamada Mel.
- Parte da polpa (polpa) é removida dos frutos da mesma maneira que no processamento úmido.
- Os grãos de café são secos da maneira usual, mas o restante da polpa passa sua doçura para eles.
- Portanto, a bebida final é doce e com sabor de mel (daí o nome Mel).
6. Jamaica Blue Mountain - US $ 50 por libra
O nome do café é dado no local de origem - é cultivado nas Montanhas Azuis da Jamaica, a uma altitude de 1.200 a 1.500 metros acima do nível do mar. A Blue Mountain é colhida manualmente e processada apenas de maneira úmida - ou seja, a casca e a polpa dos frutos são removidas, após o que os grãos permanecem em uma casca fina - “pergaminho”.
Jamaica Blue Mountain é o único café do mundo que vem em barris de madeira, não em sacolas.
Esta bebida tem um sabor suave característico, completamente desprovido de amargura. É popular no Japão, que é um dos maiores importadores desta marca. Ao mesmo tempo, ele estava bêbado por John Lennon e "Bond Papa" Ian Fleming.
5. Café de Santa Helena - US $ 79 por libra
O grande Napoleão Bonaparte era um ávido fã deste café e o cultivou em Santa Helena, o que explica seu nome.
A ilha está localizada no Oceano Atlântico, a 1800 km da costa oeste da África. Portanto, os custos de transporte para o café são altos, o que é uma das razões para o preço impressionante. No entanto, os amantes desta marca estão mais do que prontos para desembolsar, pois a bebida tem um sabor único de caramelo com notas cítricas.
4. Kopi Luwak - US $ 160 por libra
Certamente você já ouviu falar do lixo mais caro do mundo. Sim, estamos falando do famoso "Mine-Luwak", feito de grãos fermentados no corpo de musangs (ou civeta da palma malaia).
Comendo grãos de café suculentos e maduros, os animais se livram deles de maneira natural. E as pessoas recebem café das fezes da musanga, processam e vendem os amantes do café, não pelo preço do esterco.
O excelente sabor deste café com notas de baunilha e chocolate é devido às enzimas secretadas pela civeta durante a digestão.
É curioso que em um dia o animal possa comer até um quilograma de grãos e, na “saída”, ele produz cerca de 50 gramas. Além disso, a enzima, que confere ao café seu sabor nobre, não é alocada para os musangs o ano todo, mas apenas 6 meses, portanto, o tempo restante deve ser alimentado “exatamente assim”. O que é inútil para aqueles que contêm musangs por causa de sua dieta única.
Agora você entende por que o Kopi Luwak é tão caro. No entanto, no momento não é o café mais caro da maca. Este título tirou o primeiro número da nossa lista.
3. Fazenda La Esmeralda - US $ 350 dólares por libra
Nos últimos anos, a terceira variedade de café mais cara ganhou muitos prêmios em competições mundiais de café (primeiro lugar da Associação de Café nos Estados Unidos de 2005 a 2007, Melhor Café do Panamá etc.).
É cultivada nas encostas do vulcão Baru, no Panamá, a uma altitude de 1.500 metros acima do nível do mar. O solo vulcânico e um ecossistema quase intocado pelas mãos humanas fornecem a este café as condições ideais para o amadurecimento.
Esta rara iguaria de café oferece aos apreciadores um sabor fantástico, com uma combinação equilibrada de chocolate, frutas e notas de especiarias, e um final rico.
2. Café Finca El Injerto - US $ 500 por libra
O segundo café mais caro do mundo é cultivado no leste da Guatemala, na propriedade da família Aguirre, que fabrica, processa e comercializa café de alta qualidade há várias gerações.
Finca El Injerto tem uma grande doçura natural e sabor rico com notas de ameixa, cereja, praliné, chocolate ao leite e acidez cítrica requintada. O sonho de um amante de café.
1. Café Black Ivory - mais de US $ 500 por libra
Aqui está, uma bebida que leva o orgulhoso título de "o café mais caro dos excrementos". Como o "Mine-Luwak", é obtido a partir de fezes, mas não de musbangs, mas de elefantes tailandeses, que consomem grãos de café arábica e os processam durante o processo digestivo.
O ácido estomacal decompõe as leguminosas e fornece à bebida um sabor suave característico, desprovido de amargura. A digestão dos grãos, juntamente com as bananas e outros componentes da dieta habitual dos elefantes, dá ao café Black Ivory um cheiro de terra e frutas.
O café mais caro da maca é raro, porque os elefantes comem muitos grãos de café, mas distribuem muito menos. Para obter um quilo de marfim preto, o animal deve comer cerca de 33 quilos de café fresco.
Esta marca é fabricada apenas no norte da Tailândia e está disponível nos resorts de elite do país. O preço do café mais caro do mundo chega a cerca de 1.100 dólares (71.000 rublos) por quilograma.