As pessoas fazem caminhadas individuais por várias razões: alguém quer ficar sozinho com a natureza, alguém realiza pesquisas científicas e alguém simplesmente não consegue encontrar uma empresa. Mas todos os turistas individuais têm uma coisa em comum: são chamados de desesperados. De fato, em viagens individuais, não há nada com que se preocupar, especialmente se é bom se preparar para elas.
Juntamente com Yegor Berkut - um especialista da marca Thule e um amante de férias turísticas -, reunimos 10 dicas importantes para aqueles que ainda decidiram sair sozinhos na natureza.
Ganho de experiência
Se você recorrer a um turista experiente com a pergunta "O que levar em uma viagem individual?", A resposta provavelmente será decepcionante: "Se você não souber o que levar em uma viagem individual, não vá lá". Que pareça duro, mas, no entanto: um viajante inexperiente não deve se apressar "fora do bastão". Nossas 10 dicas, inclusive, não farão de você um profissional: esta é apenas uma lista de verificação. Então, como você deve se preparar? Os turistas conhecedores desenvolveram uma fórmula para sequências de caminhadas para uma imersão gradual no tópico: verão em grupo, inverno em grupo, verão solo, inverno solo.
As campanhas, é claro, são listadas à medida que a complexidade aumenta. Há outra opção (que não contradiz a fórmula, mas a complementa): faça uma viagem em grupo, mas, por exemplo, separe do grupo à noite. O grau de independência (distância do grupo e duração de ficar sozinho) pode ser aumentado gradualmente - é claro, mediante acordo prévio com a equipe. E em algum momento você sentirá que está pronto para uma viagem solo completa.
Não negligencie as precauções de segurança.
Por mais triste que pareça, não haverá ninguém para salvá-lo em uma viagem solitária; portanto, observar todas as regras é muito mais rigorosa. Quanto mais cuidadoso você agir, menos prováveis serão os acidentes. Se as viagens individuais são novas para você - tenha cuidado já no estágio de planejamento da rota.
Explore a área
Mesmo que a rota escolhida não seja particularmente difícil - preste atenção especial ao estudo. A opção “alguém da equipe dirá que você não funcionará”; a propósito, isso também se aplica às ferramentas de navegação - você precisa aprender a usar mapas / bússola / navegador antes do início da viagem. Preste atenção antecipadamente ao relevo da sua rota e às fontes de água mais próximas - pode ser necessário reabastecer os suprimentos. Além disso, é melhor considerar opções de ação em caso de força maior: considere opções e métodos de "arremesso" de diferentes seções do caminho.
Não se sobrecarregue (literalmente)
A parte mais desagradável da viagem individual: você tem que carregar toda a bagagem, o foco em dividir o equipamento em mochilas não funcionará mais. Preste atenção especial à escolha da tenda: pegue, é claro, é melhor que uma única - pesa alguns quilos a menos do que as opções mais espaçosas. Concentre-se na área onde você organizará o estacionamento - isso afeta qual barraca é melhor tomar: montanha alta (com maior resistência ao vento), montanha média e planície.
Monte cuidadosamente um kit de primeiros socorros
A peça mais importante da bagagem é o kit de primeiros socorros. Deve ter o mínimo necessário: ataduras, iodo e emplastros para o tratamento de feridas abertas; medicamentos para indigestão e envenenamento; anti-inflamatórios e analgésicos. E, é claro, medicamentos individuais - apenas você sabe o que seu corpo não pode prescindir.
Não tome muita comida
Novamente, para tornar a bagagem um pouco menos pesada, descarte uma grande quantidade de provisões. Em vez de ensopados tradicionais para caminhadas, você pode levar, por exemplo, linguiça defumada (não cozida, que se deteriora rapidamente) - o ensopado é geralmente embalado em latas grandes, você não come uma lata inteira em uma refeição e não é recomendável mantê-la aberta. Leve um par de chocolates - amargos ou com nozes. Chocolate energiza perfeitamente, tão necessário em uma caminhada.
Dar um tempo
Não esqueça que uma caminhada é, antes de tudo, um dos tipos de relaxamento, e o cansaço físico não é o melhor companheiro. "Você faz uma viagem sozinho e não há ninguém que seja heróico, respectivamente - faça pausas para si mesmo", diz o especialista em Thule Yegor Berkut. Esse conselho é especialmente relevante para aqueles que pegam a estrada em terrenos difíceis - às vezes são necessárias paradas pelo menos para restaurar a respiração.
Pense em lazer
"Bem, mas uma caminhada já é lazer?" Sim, claro; mas, se em uma viagem em grupo, você sempre pode conversar com colegas do grupo, em uma viagem a solo, você fica sozinho com seus pensamentos. Para não começar a conversar com a sua mochila - compre livros, filmes ou sua música favorita; bem, agora isso pode ser feito com apenas um dispositivo.
Tente não ficar nervoso sem motivo.
Em uma viagem solitária, você deve ter um cuidado especial; mas às vezes a atenção plena se torna mais paranóia. Se você passa a noite na floresta - esteja preparado para o barulho "local": por exemplo, um som assustador, semelhante aos passos, pode ser o som de um galho caindo.
Pergunte
Não importa a experiência do viajante, não deixe de consultar outros viajantes antes de sua primeira viagem solo. Todas as perguntas - mesmo as estúpidas - são feitas com antecedência; para que você possa planejar sua viagem com mais cuidado.
E, finalmente, a coisa mais importante: tome cuidado com você, mas é melhor deixar o medo em casa. Viagens individuais são uma ótima oportunidade para experimentar emoções únicas!