A dor é um tópico complexo, pois é subjetiva e depende do limiar da dor individual. No entanto, é difícil argumentar com uma coisa: a dor nunca é agradável (a menos que você seja masoquista). É difícil ignorar, afeta não apenas a condição física, mas também a psique, deixando a pessoa irritada e nervosa.
Quando você experimenta certos problemas de saúde, pode ser frustrante sentir que outras pessoas não entendem o quanto isso o machuca. Bem, se sua condição estiver em 20 principais tipos de dor intensaque uma pessoa possa suportar, então você certamente não exagera na escala de seu sofrimento. A lista é compilada por especialistas do Serviço Nacional de Saúde Inglês (NHS). Todas as doenças nele são classificadas aleatoriamente.
20. Endometriose
Essa é uma condição que, segundo as estatísticas, afeta uma em cada dez mulheres no mundo. A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o útero (chamado endométrio) cresce e vai além dele. Sob condições favoráveis, a endometriose pode ocorrer fora do sistema reprodutivo, por exemplo, no umbigo.
Seus sintomas mais desagradáveis incluem dor na região pélvica, dor durante a menstruação e dor durante e após o sexo.
19. Dores de cabeça em cluster
Esse tipo específico de dor de cabeça ocorre em um lado da cabeça, geralmente ao redor dos olhos. O NHS considera a dor "muito severa" e acrescentamos que essa condição às vezes é chamada de "dor de cabeça suicida". Porque as pessoas que sofrem de dores de cabeça aglomeradas estão mesmo prontas para se separar de suas vidas para se livrar do tormento insuportável.
18. Capsulite
A doença, também chamada de “ombro congelado”, se manifesta quando a articulação se torna tão rígida e rígida que é quase impossível para eles realizar movimentos básicos, por exemplo, levantar a mão. A capsulite é comum em pessoas com diabetes.
17. ossos quebrados
Quando uma fratura óssea nem sempre é sentida uma dor insuportável e nem sempre há manifestações externas de trauma, como inchaço grave. No entanto, na maioria das vezes, uma fratura óssea é acompanhada de tanto desconforto que as vítimas literalmente uivam e se contorcem.
Um osso quebrado pode crescer juntos, mas quanto mais velho você for e maior o osso, mais tempo levará para se recuperar.
16. Tinea versicolor
Um tipo de herpes se manifesta na forma de uma erupção cutânea ou bolhas que percorrem os nervos. Causa sensação de queimação ou prurido, além de dor mesmo com um leve toque. Curiosamente, devido às telhas, um paciente pode sofrer de dor lombar, que, ao que parece, não tem conexão direta com a doença.
15. Fibromialgia
Esta é uma doença de longo prazo que causa dor em todo o corpo. As mulheres são mais propensas a sofrer com isso do que os homens. A fibromialgia é difícil de diagnosticar, uma vez que os ossos, articulações, músculos e ligamentos afetados por ela geralmente não são danificados, mas simplesmente disfuncionais. Lady Gaga sofre de fibromialgia e fala muito sobre como é viver com ela.
14. Enxaqueca
Aqueles que experimentaram enxaqueca pelo menos uma vez nunca esquecerão essa terrível sensação de dor latejante em um lado da cabeça, náusea e sensibilidade à luz. Analgésicos comuns e sedativos populares nem sempre ajudam com enxaquecas. Tudo o que resta é ficar em um lugar escuro e silencioso, esperando até o ataque passar.
13. Síndrome Regional Integrada da Dor (SDRC)
É caracterizada por dor intensa e prolongada que pode ocorrer após uma fratura, queima ou corte ósseo. A dor, conforme descrita pelo NHS, é "persistente e intensa" e frequentemente "completamente desproporcional à gravidade da lesão inicial".
12. Deslocamento do disco intervertebral
Os discos intervertebrais são "almofadas" redondas e planas localizadas entre as vértebras. Eles não permitem que as vértebras se esfreguem. No centro de cada disco existe uma massa gelatinosa - o núcleo pulposo - que é cercado por um denso anel fibroso.
O deslocamento do disco intervertebral é uma causa comum de problemas nas costas, como dor durante os movimentos, exercícios e até tosse.
11. ataque cardíaco
Essa condição com risco de vida geralmente é acompanhada de dor no centro do peito, que pode ser sentida como peso, tensão ou constrição. Em algumas pessoas, a dor se estende à mandíbula, pescoço, costas, braços ou estômago. Em alguns casos menos comuns, os pacientes com diabetes podem sofrer um ataque cardíaco sem realmente sentir dor devido às terminações nervosas danificadas como resultado de sua doença.
10. Ciática
Uma dor insuportável que passa ao longo da perna e ocorre quando o nervo ciático (o mais longo do corpo) foi comprimido ou danificado como resultado de uma lesão nas costas. Os pacientes com ciática, por via de regra, não experimentam dor nas costas intensa, ao invés disso, sentem na região lombar (e inferior), assim como nas pernas, até a panturrilha.
9. Anemia falciforme
Uma doença herdada transmitida de pais para filhos causa uma "crise de dor" localizada nos ossos e articulações. Os surtos de dor podem ocorrer por várias semanas e às vezes duram até 7 dias seguidos.
8. Apendicite
Ninguém pensa no pequeno apêndice do ceco - o apêndice - até que ele se faça conhecido. A inflamação do apêndice é chamada apendicite e só pode ser tratada cirurgicamente.
A dor com apendicite geralmente começa no centro do estômago e depois se move para o lado inferior direito do abdômen, onde se intensifica. É um dos tipos mais poderosos de dor para uma pessoa. É possível para os mamíferos que também têm um apêndice, mas eles não informam sobre isso.
É curioso que antes do apêndice fosse considerado um rudimento completamente inútil herdado de nossos ancestrais. No entanto, os médicos modernos descobriram que este apêndice ainda é útil para o corpo, está envolvido na formação da microflora intestinal, bem como nos processos endócrinos e imunológicos. É exatamente assim - ainda não está claro.
7. pedras nos rins
Até que a pedra nos rins deixe o ureter, causará forte dor espasmódica na parte inferior do abdômen ou na região lombar. Alguns comparam esse sentimento com "cortar o phallus frenum com uma faca".
6. Artrite
A doença se desenvolve principalmente em pessoas idosas e causa dor constante nas articulações - geralmente nos joelhos, quadril e articulações da mão. Além disso, a dor não diminui à noite, intensifica-se, porque durante o dia as articulações “esquentam” do movimento e doem menos.
5. Pancreatite aguda
Quando o pâncreas é danificado pela inflamação e para de funcionar corretamente, essa condição é chamada de pancreatite aguda. Os pacientes experimentam uma dor maçante no abdômen, que é mais grave após a ingestão de alimentos gordurosos.
4. Gota
A doença ocorre quando os níveis de ácido úrico são altos, geralmente como resultado da ingestão de certos alimentos. A gota causa dor nas articulações - geralmente na base do dedão do pé.
3. Úlcera gástrica
Com esta doença, um defeito se forma na mucosa gástrica, causando queimação no abdômen, geralmente entre as refeições.
2. Dor após a cirurgia
Uma operação é uma invasão invasiva do corpo, portanto, não é de surpreender que ocorram fortes dores. Embora sua localização e intensidade variem dependendo do tipo de operação. Mas o NHS lembra os pacientes que "muita dor após a cirurgia não é boa" e você não precisa suportá-la heroicamente. A melhor saída é procurar ajuda de um médico.
1. Neuralgia do trigêmeo
A classificação da dor mais intensa em uma pessoa é liderada por uma condição, também chamada de doença de Fothergill, caracterizada por uma súbita e severa dor facial. E, embora os ataques à dor, por via de regra, não durem muito - de alguns segundos a dois minutos - eles podem ocorrer até cem vezes por dia. Segundo o anestesista David Yeomans, da Universidade de Stanford, os pacientes consideram a neuralgia do trigêmeo o pior tipo de dor do mundo. Alguns até param de escovar os dentes devido ao fato de que esse procedimento simples causa dor, comparável, de acordo com os pacientes, com um raio em uma parte do rosto.
Opiniões de outros médicos sobre a classificação da dor
Nem todos os médicos concordam sobre qual dor é mais intensa, de acordo com o NHS. Gary Leroy, médico de família em Dayton, Ohio, disse em entrevista ao The Independent que a dor no ranking é realmente muito séria e comum. No entanto, Leroy aconselhou adicionar duas outras condições à lista - dor nas costas, como “a coisa mais comum que vemos nos cuidados primários” e “dor de dente”.
Segundo ele, "a dor lombar crônica afeta 80% da população mundial em algum momento da vida". As dores de dente também são comuns e podem ser extremamente dolorosas, especialmente se o nervo estiver danificado.
Também é surpreendente que a dor que as mulheres experimentam durante o parto não esteja incluída na lista do NHS. É improvável que suas sensações sejam menos saturadas e desagradáveis do que quando uma pedra sai de uma úlcera nos rins ou no estômago.