O século XX nos deu muitos filmes de ficção científica. Eles refletiram as esperanças, sonhos e medos da sociedade e demonstraram teorias interessantes, mas muitas vezes exageradas, sobre o que está por vir para a humanidade. Alguns filmes mostraram quase com razão a vida no século XXI, mas houve sucessos de bilheteria que foram completamente e completamente equivocados em suas “previsões”. Aqui Os 10 melhores filmes que mostraram o futuro completamente errado.
10. Blade Runner
Este é um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 80. O papel principal foi desempenhado por Harrison Ford, cujo personagem - Rick Deckard - é um funcionário do departamento, identificando cyborgs, "replicantes", quase indistinguíveis das pessoas. Os eventos do filme acontecem em 2019. É claro que ele ainda tem dois anos, mas é improvável que a ciência e a tecnologia durante esse período avancem tanto para nos fornecer robôs humanóides, carros voadores e colônias extraterrestres. Foi recentemente anunciado que o filme continuará. Os eventos serão desenvolvidos 30 anos após a conclusão da trama da imagem principal. E apenas o tempo dirá se, na vida real, trinta anos depois, haverá coisas semelhantes às que vemos no novo Blade Runner.
9.2001: Odisseia no Espaço
O filme, filmado em 1968, e atualmente é considerado um dos maiores exemplos de ficção cinematográfica de todos os tempos. Stanley Kubrick foi capaz de descrever com precisão muitas tecnologias que eram futuristas na época, mas bastante comuns agora. Por exemplo, uma capa de telefone é muito semelhante a um laptop ou tablet. A razão pela qual a fita chegou a esta lista é porque ainda não estamos enviando pessoas para Marte, sem mencionar Júpiter, e em 2001 definitivamente não havia computadores avançados como o HEL-9000.
Um fato interessante: para simular a superfície lunar, Kubrick ordenou importar, lavar e repintar várias toneladas de areia. E os movimentos dos astronautas, a ausência de peso e as cenas de pouso na lua parecem incrivelmente críveis na imagem. E ainda existem rumores persistentes de que, na década de 1970, Kubrick participou da chamada "conspiração lunar" - as filmagens da suposta aterrissagem de astronautas americanos na lua.
8. 2012
Este filme, lançado em 2009, explorou os temores sobre a antiga previsão maia de que a história do mundo terminaria em 2012 (seu calendário terminou em 21/12/2012). Mas você está lendo este texto agora, em 2017, o que significa que a previsão não se tornou realidade. No entanto, isso não se aplica ao filme, onde o núcleo da Terra se aqueceu, o que levou a momentos dramáticos: mudanças climáticas, terremotos, mudança de placas tectônicas, tsunamis e a erupção do super-vulcão Yellowstone. Alguns desses eventos podem ocorrer separadamente, mas é improvável que nos ameace todos juntos no futuro próximo. De fato, toda a especulação sobre 2012 e o fim do mundo era totalmente sem sentido. Os maias não previram que o fim do mundo chegaria em 21 de dezembro de 2012. O longo período de contagem regressiva do calendário maia terminou naquele dia ... e outro começou. Portanto, o fim do mundo é adiado indefinidamente.
7. De volta ao futuro II
Ao revisar este filme, só quero dizer: "Desculpe, Marty, todos dormimos demais". Em 2015, de acordo com o filme, havia: hoverboards, tênis com atacadores Nike, carros voadores e outras tecnologias que não existem atualmente (embora tenha havido um lançamento limitado dos tênis com atacadores Nike Air MAGS criados em homenagem ao filme). Mas no chat de vídeo "Back to the Future II" foi previsto, embora na realidade eles não sejam realizados em telas tão grandes.
6. Terminator
O Exterminador do Primeiro Filme partiu para matar Sarah Connor a partir de 2029. E mais tarde, no filme “Terminator: May the Salvador Come”, ele diz que a guerra contra os carros está travada desde 2018, mas começou muito antes disso. Felizmente, atualmente não existem máquinas como o Terminator. No entanto, o perigo da existência de inteligência artificial tem sido objeto de acalorado debate, e a franquia Terminator nos mostrou os piores temores a esse respeito.
5. Patrulha do tempo
O filme de ficção científica repleto de ação sobre o policial (interpretado por Jean-Claude Van Damme), que regula o curso do tempo e evita mudanças nos acontecimentos do passado. Conforme concebido pelos roteiristas, a viagem no tempo tornou-se possível em 2004. Infelizmente, essa idéia foi refutada há mais de dez anos. Mesmo agora, a ideia de poder viajar no tempo é em grande parte ficção científica. No entanto, o "Time Patrol" mostrou carros que dirigem sem motorista e respondem a comandos de voz, e essas idéias em 2017 não parecem mais fantásticas. A tecnologia de reconhecimento e controle de voz, com a ajuda de vários dispositivos, está sendo aprimorada constantemente e o desenvolvimento está em andamento para dirigir carros sem intervenção humana. Talvez, no final, essas duas tecnologias sejam combinadas, o que levará ao surgimento de carros que podem ser simplesmente ditos: "vamos lá" e desfrute de um passeio confortável no banco do passageiro.
4. Rollerball
De acordo com o enredo do filme, em 2018 haverá uma sociedade controlada por corporações, e o principal entretenimento será o jogo Rollerball mortal, cheio de truques furiosos e efeitos especiais. Bem, ainda resta tempo até 2018, mas por alguma razão, há confiança de que este filme fantástico mentiu para nós.
3. Corrida Mortal 2000
A semelhança deste filme com Rollerball é que o mundo do futuro é obcecado por um esporte mortal sem uma boa razão. Mortal Racing 2000 foi lançado em 1975 e descreve uma sociedade em que uma das poucas formas de entretenimento é a sangrenta competição realizada em 2000. Esse esporte deveria ajudar a controlar a superlotação e os motoristas ganhavam pontos movendo pedestres inocentes. Melhor o bom e velho NASCAR.
2. Fuja de Nova York
Segundo os escritores, em 1997, Manhattan se tornou uma enorme prisão de segurança máxima. Essa idéia foi bastante estranha, mas o "Escape from New York", com o brilhante Kurt Russell, foi apreciado pelo público e, em 1996, foi lançada uma sequência intitulada "Escape from Los Angeles", onde uma idéia semelhante foi explorada. Ou seja, em 2013, Los Angeles se tornou uma ilha autônoma, para onde as pessoas não gostavam do governo. Bem, agora 2017 e Nova York são uma das maiores e mais belas cidades do mundo.
1. Mad Max
Os eventos nos filmes "Mad Max", de acordo com uma das entrevistas com George Miller, ocorreram entre o final dos anos 90 e 2018. O mundo se tornou um deserto abandonado, governado por bandidos. Ainda não está claro o que levou a esse apocalipse, devido ao qual precipitação radioativa começou a ocorrer e o clima mudou dramaticamente. No entanto, é muito bom que este filme tenha mentido para nós e até agora tudo está em ordem com a Terra.