O ecoturismo apareceu relativamente recentemente, mas está rapidamente ganhando popularidade. Segundo a agência TurStat, em 2016, mais de 9 milhões de pessoas se aproximaram da natureza visitando um dos parques nacionais naturais, reservas ou reservas naturais da Rússia. Espera-se que no próximo ano haja ainda mais deles - afinal, 2017 foi declarado o Ano da Ecologia na Federação Russa. Enquanto isso, introduza 10 principais locais de ecoturismo mais populares na Rússia.
10. Parque Nacional "Lower Kama" (Tartaristão)
A reserva foi criada para preservar paisagens de prados e florestas na República do Tartaristão. O território do parque incorpora as melhores características da Rússia central - uma planície verde, repleta de muitos rios e córregos, com florestas e bosques. Uma das rotas mais populares entre os turistas é uma caminhada por lugares que Shishkin capturou em suas pinturas, bem como uma viagem de caiaque ao longo do rio Kama.
9. Parque Nacional "Khvalynsky" (Região de Saratov)
Há algo para ver em Khvalynsky - no território da reserva há muitos objetos de importância cultural, variando de assentamentos antigos a um museu etnográfico. Além das rotas de excursão, você pode morar no parque em uma casa ou casa de hóspedes separada.
8. Área natural especialmente protegida “Russian North” (Oblast de Vologda)
O parque possui cinco locais naturais únicos, mais de 50 lagos e inúmeros monumentos culturais, revelando o rico passado do norte da Rússia. Os visitantes podem percorrer 13 rotas turísticas e ficar mais tempo em complexos turísticos e pensões privadas.
7. Parque Natural "Kandry-Kul" (Bashkiria)
"Kandry-Kul" é um dos maiores lagos da Bashkiria, popular entre os amantes do turismo e recreação aquática. A fim de organizar multidões de turistas e minimizar os danos à natureza, foi criado o parque natural de mesmo nome. O dinheiro dos visitantes vai para refinar e manter o parque limpo.
6. Parque Nacional "Shushensky Bor" (Território de Krasnoyarsk)
"Shushensky Bor" é rico em vegetação e criaturas vivas - mais de 800 espécies de plantas (11 estão listadas no Livro Vermelho), 270 espécies de pássaros, quase 60 espécies de mamíferos. São oferecidos aos visitantes rotas a pé e de carro, para alpinistas - trilhas nas montanhas e para aqueles que desejam relaxar da vida urbana por um longo período - em locais de acampamento e chalés.
5. Parque Nacional "Elbrus" (Kabardino-Balkaria)
Um dos melhores resorts de esqui na Rússia. A infraestrutura fica muito atrás, não apenas dos análogos estrangeiros, mas também dos nacionais. Mas como os turistas continuam indo para lá, apesar das dificuldades, isso significa que o esqui lá é realmente incrível.
4. Parque Nacional "Cuspe da Curônia" (Oblast de Kaliningrado)
Uma estreita faixa de areia que separa a lagoa da Curônia do Mar Báltico e se distingue por sua diversidade e riqueza de paisagens. Embora este parque natural seja o menor, é também um dos mais visitados por ecoturistas de toda a Rússia - cerca de 400.000 pessoas descansam lá por ano.
3. Parque Nacional "Pribaikalsky" (região de Irkutsk)
Somente neste parque você pode admirar o lendário selo Baikal - o único selo de água doce do mundo. Existem várias rotas de comprimentos e complexidade variados, bem como a possibilidade de morar em um acampamento ou em uma cabana. Você ainda pode visitar muitos locais culturais e arqueológicos, desde pinturas rupestres antigas até xamãs sagrados na ilha de Olkhon.
2. Parque Natural de Sochi (Sochi)
Os visitantes são convidados a percorrer mais de 30 rotas de excursão e apreciar a natureza única, rica flora subtropical e muitos rios e córregos que causam uma impressão inesquecível.
1. Ilha de Elk (Moscou)
E o destino mais popular para os ecoturistas acabou sendo "Elk Island" - é visitado anualmente por 7 milhões de pessoas. Basicamente, esses são, é claro, residentes de Moscou e das cidades próximas da região de Moscou (Korolev ou Balashikha). Os hóspedes gostam especialmente da Biostation Elk, onde você pode ver alces e alimentá-los.