Os cientistas conhecem mais de duzentas espécies de cogumelos e seiscentas espécies de plantas que podem atacar, matar e devorar insetos, vermes e até pequenos anfíbios e pássaros. Por quê? Eles só querem obter os nutrientes de que precisam, especialmente o nitrogênio. Apresentando 7 principais plantas carnívoras e cogumelosatraindo e matando suas vítimas da maneira que se passa em um filme de terror.
7. Nepentes Attenborough
A forma se assemelha a um jarro enorme (ou vaso sanitário), equipado com uma tampa articulada na parte superior. No interior da tampa, a planta libera néctar doce, que atrai patetas - pequenos mamíferos. Eles lambem o néctar e as merdas em um jarro, e uma planta satisfeita processa as fezes, obtendo dele o nitrogênio e o fósforo necessários.
6. Cogumelo predatório
Três células em um gyne especial deste fungo insetívoro do gênero Dreschlerella anchonia formam um pequeno círculo (0,03 mm de diâmetro). Se o verme do nematóide tocar uma faixa sensível na parede interna do anel, em dez décimos de segundo o anel engrossa três vezes e captura a vítima. Então, hifas especiais emergem das paredes do anel, que penetram nele, liberam enzimas digestivas no interior e iniciam o processo de digestão.
5. Pênfigo
As folhas da planta são uma espécie de bolas, o único orifício no qual é fechada por uma válvula. As bordas dos orifícios são cobertas com uma substância repelente à água, que também contém compostos de açúcar que atraem insetos. Quando um inseto descuidado toca os cabelos sensíveis na válvula, ele se abre rapidamente e a vítima, juntamente com o fluxo da água, é rapidamente transportada para dentro e a válvula também fecha instantaneamente. A planta só pode digerir alimentos. No entanto, alguns tipos de pênfigo abandonaram um estilo de vida predatório, fornecendo suas bolhas para viver com algas e zooplâncton.
4. Gorduras
Essas plantas pegam suas vítimas com análogos em fita. Suas folhas largas são cobertas com pêlos minúsculos e muitas glândulas secretam muco açucarado que atrai insetos. O inseto senta-se em uma folha, fica preso no muco e tenta escapar. A planta detecta esses movimentos e começa a torcer lentamente a folha, enquanto outras glândulas começam a secretar enzimas digestivas. O fim é previsível.
3. Gotas de orvalho
As folhas da planta são cobertas com muitas vilosidades com gotas de líquido nas pontas. Os insetos pousam nas folhas para provar o néctar sedutor e ficar preso na gosma. As folhas se dobram para cobrir toda a presa. Tudo isso acontece muito devagar, o processo pode demorar várias horas, mas a vítima fica paralisada pelo alcaloide contido no líquido e não consegue mais escapar. Em seguida, as folhas secretam enzimas que digerem lentamente a vítima. Nesse caso, a drósera exige polinização para continuar o gênero; portanto, a própria flor com néctar real está em uma haste longa. Isso é necessário para que os insetos polinizadores não caiam na armadilha.
2. Sarracenia
A forma e a cor da planta lembram flores que atraem insetos, mas sua parte superior das folhas forma um recipiente longo e estreito. As bordas do “jarro” são cobertas com uma substância escorregadia semelhante à cera, ao longo da qual um inseto descuidado desliza para um líquido que é uma mistura de substâncias ativas. Suas asas se molham, afundam e afundam no fundo, e ali já é digerido lentamente.
1. Bromélias carnívoras
O representante da família de plantas tropicais, ao qual pertence o abacaxi inofensivo, lidera a classificação de fungos e plantas predadores. Em alguns seios bromélias das folhas, eles formam jarros peculiares cheios de líquidos, e as folhas são cobertas com uma camada de uma substância que reflete a luz ultravioleta e atrai abelhas e outros insetos sensíveis a ela. As bromélias também secretam compostos semelhantes ao néctar. Os insetos pousam em uma superfície instável coberta com uma substância em pó, perdem seu apoio e caem em um líquido, onde são digeridos pelas enzimas secretadas pela planta e pelas bactérias que ali vivem.