Desde os tempos antigos, os templos eram uma das mais belas estruturas arquitetônicas destinadas a adorar deuses, a realizar rituais e sacrifícios religiosos. A localização dos templos, seu tamanho e forma são muito diversos.
A beleza é um dos conceitos mais abstratos e subjetivos, no entanto, no mundo existem coisas com a beleza monumental da qual ninguém pode argumentar. Uma dessas "coisas" são os templos. Apresentamos os 10 melhores templos mais bonitos do mundo, com fotos e descrições.
10. Catedral de Cristal, EUA
Os mais valiosos em termos de atrações culturais são os edifícios religiosos mais antigos, milagrosamente preservados até hoje. Mas, ao mesmo tempo, não se pode ignorar a “colaboração” da religião e as últimas tendências da arquitetura.
O produto desta síntese é a Catedral de Cristal, na Califórnia. Foi construído relativamente recentemente - nos anos 80 do século XX. A igreja consiste inteiramente de vários milhares de blocos de vidro e parece uma estrela cristalina de quatro pontas.
9. Taj Mahal, Índia
A obra-prima arquitetônica do mundo muçulmano. O Taj Mahal é um mausoléu de mesquita que combina elementos dos estilos persa, islâmico e indiano. Durante a construção, foi utilizado mármore translúcido, o que cria o famoso efeito da iluminação multicolorida em diferentes momentos do dia.
Além disso, afrescos e várias incrustações de pedras preciosas e semipreciosas - malaquita, ágata, cornalina e outras surpreendem com sua beleza.
8. Las Lajas, Colômbia
Las Lajas é a catedral mais visitada da Colômbia, tanto pelos paroquianos católicos locais quanto por muitos turistas. O destaque da igreja é sua localização incrivelmente bonita - a estrutura está localizada diretamente na ponte sobre o rio Guitar.
A história desta catedral é de "natureza lendária": conforme descrito em algumas fontes, costumava haver uma caverna no local da igreja, que era notória. E uma vez uma mulher com uma filha surda-muda passou por ela, e um milagre aconteceu: a Mãe de Deus curou a menina, e sua mãe pintou um retrato da Virgem na parede em gratidão.
7. Catedral de São Basílio, Rússia
Seria um crime sem mencionar as igrejas ortodoxas russas em nosso ranking. Catedral de São Basílio é um cartão de visita da Rússia, o lugar mais reconhecível em Moscou.
É ele quem ostenta todas as lembranças de Moscou, por isso é muito difícil não reconhecê-lo. A catedral está incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
6. Sagrada Família, Espanha
A famosa catedral do grande arquiteto espanhol Antonio Gaudi, que já se tornou a marca registrada da Espanha. Essas grandes torres lembram espigas de milho, todo turista já sabe. Um fato interessante: sob a liderança de Gaudi, este templo foi construído por 40 anos, mas não foi concluído até agora. Segundo alguns relatos, a construção deve ser concluída até 2026, mas os locais já conseguiram chamá-la de "Catedral, que nunca será concluída".
Existem muitas versões explicando a razão pela qual a igreja ainda não está concluída. Alguém diz que tudo é o culpado pela falta de recursos para a construção, e alguém explica isso com a complexidade e a duração do processo de fabricação de blocos de pedra, que criam uma forma bizarra do templo.
5. Igreja de Paraportiani, Grécia
Existem 365 igrejas na ilha grega de Míconos, mas a mais bonita delas é Paraportiani. A beleza sutil desses antigos edifícios brancos como a neve é enfatizada pelo azul claro do céu grego e do azul do mar.
Este templo não é decorado com afrescos, pedras e ícones, mas isso apenas lhe confere uma santidade especial e uma severidade religiosa. Acredita-se que foi essa igreja com suas formas simplificadas que inspirou Gaudi a criar obras de arte arquitetônicas.
4. Basílica de São Pedro, Vaticano
A Basílica de São Pedro é justamente considerada a maior igreja cristã do mundo: pode acomodar mais de 60 mil pessoas. Ao mesmo tempo, é o maior edifício central do Vaticano. O lendário não é apenas o templo em si, mas também a praça adjacente projetada pelo arquiteto italiano Bernini.
Além dele, grandes artistas e arquitetos, como Rafael e Michelangelo, participaram do planejamento da igreja. Dentro da catedral, há um grande número de esculturas, estátuas e altares, que juntos criam uma harmonia incomparável.
3. Notre Dame de Paris, França
Notre Dame de Paris ou Catedral de Notre Dame é o edifício arquitetônico mais famoso da França depois da Torre Eiffel. Esta catedral está classificada entre os cinco centros de peregrinação mais populares, o que é compreensível: contém a relíquia cristã mais importante - a Coroa de Espinhos de Jesus Cristo.
A catedral ganhou fama graças, em parte, ao famoso trabalho de mesmo nome de Victor Hugo, que conta sobre a linda Esmeralda e o Corcunda de Notre Dame.
2. Hagia Sophia, Turquia
Ao mesmo tempo, Hagia Sophia combinou uma mesquita e uma igreja ortodoxa, mas hoje abriga um museu. Hagia Sophia é um antigo templo de Istambul, que surpreende com a grandeza de sua escala, rica decoração e luxo.
A síntese das culturas se reflete na arquitetura do edifício: nas paredes você encontra não apenas imagens ortodoxas, mas também citações do Alcorão.
1. Templo do Santo Sepulcro, Israel
A Igreja do Santo Sepulcro é o maior e mais importante santuário de todo o mundo cristão. Este grande complexo religioso é dividido em várias religiões: etíope, ortodoxa grega, armênia, copta e síria.
Este é o chamado cristão "Meca", coletando peregrinos de todo o mundo. É na Igreja do Santo Sepulcro todos os anos na Páscoa que o Milagre da Descida do Fogo Sagrado acontece.
A crença em Deus levou os maiores artistas a criar obras-primas da arquitetura que se tornaram o legado de nossa civilização. Sendo uma pessoa não religiosa, é improvável que você sinta a atmosfera mágica e divina do templo, mas isso não significa que esse mundo de beleza esteja fechado para você.
A beleza do templo tem um poder simplesmente incrível, é capaz de criar raízes profundas em nosso subconsciente, mudando-o, fazendo-nos sentir esse mundo de maneira diferente.