Pelo quinto ano consecutivo, a RIA Novosti publicou um ranking das melhores regiões da Federação Russa em termos de qualidade de vida. Esse conceito é um conjunto de indicadores que demonstram como é fácil encontrar trabalho em uma região específica, ganhar dinheiro, obter educação e serviços médicos, morar em habitações normais, ir ao cinema e teatros e não sofrer de problemas ambientais. Foram escolhidos 72 critérios e a posição da região foi determinada com base na totalidade dos indicadores coletados - quanto maior o número, mais favorável o local de moradia.
10. Tyumen Oblast - 55,13 pontos de classificação
No final de 2016, a região de Tyumen estava entre os dez primeiros. Se em 2015 ela alcançou o décimo primeiro lugar, no ano passado deu um passo à frente. E a população da região aumentou - em termos de crescimento da migração, a região está em sexto lugar e, no sentido positivo, a região está em terceiro lugar.
9. região de Lipetsk - 57,41 pontos
A taxa de desemprego na região de Lipetsk é uma das mais baixas entre as regiões (sétimo lugar) e, por muito tempo, elas não ficam lá em busca de trabalho (quarto lugar). E, em geral, as empresas são lucrativas, porque a região ocupa a sétima posição no número de organizações de sucesso.
8. Khanty-Mansi Okrug Autônomo - 57,82 pontos
Além da região de Tyumen, entre as 10 principais qualidades de vida nas regiões da Rússia, há outro representante do Distrito Federal dos Urais - Okty autônomo de Khanty-Mansi. Embora suas posições fossem instáveis em comparação a 2015 e ele caiu um pouco, morar lá ainda não é ruim. O Okrug Autônomo de Khanty-Mansi está no top 10 de vários indicadores ao mesmo tempo, incluindo a proporção entre dinheiro / bens e serviços (quarto lugar) e o volume de depósitos por pessoa (nono lugar). Também devemos mencionar os serviços médicos - a taxa de mortalidade infantil é a mais baixa do país.
7. Região de Voronezh - 58,87 pontos
Em comparação com 2015, tornou-se melhor viver na região de Voronezh; passou do oitavo para o sétimo. Em termos de indicadores, trata-se de um camponês médio forte, já que a maioria está no segundo e no terceiro dez.
6. Região de Belgorod - 61,82 pontos
A região de Belgorod pode ser considerada a região mais esportiva da Rússia - o número de instalações esportivas por pessoa é o mais alto do país. A própria população também procura se manter em forma - em termos de número de trabalhadores, estudantes e estudantes envolvidos no esporte, está em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
5. Território de Krasnodar - 61,97 pontos
O líder das regiões sul da Rússia estava entre os 10 melhores lugares para ficar. E não é de surpreender - ao avaliar o clima favorável, o Território de Krasnodar ocupa um dos primeiros lugares (junto com Sebastopol, a República da Crimeia e o Território de Stavropol). E Krasnodar é bom para os motoristas, porque a região está nos três primeiros em termos de qualidade da estrada.
4. República do Tartaristão - 63,12 pontos
O Tartaristão tem a menor necessidade - a parcela da população com renda abaixo do nível de subsistência é a mais baixa da Rússia. Além disso, os habitantes do Tartaristão estão entre os mais desenvolvidos fisicamente no país. De acordo com o número de pessoas sistematicamente envolvidas em educação física, o Tartaristão está em terceiro lugar. Kazan lidera o ranking das cidades russas em termos de qualidade de vida em 2017.
3. Região de Moscou - 68,55 pontos
Acima de tudo, os metros quadrados per capita estão na região de Moscou. Em termos de crescimento da migração, está ainda à frente de Moscou. E os trabalhadores são sempre necessários lá - a taxa de desemprego na região de Moscou é uma das mais baixas do país (quarto lugar). Embora procurem trabalho há muito tempo, de acordo com a duração da procura de emprego, a região ocupa 24 linhas.
2. São Petersburgo - 76,49 pontos
Em termos de salário / despesas, São Petersburgo perde apenas para Moscou. Além disso, a proporção da população com renda abaixo do nível de subsistência é ainda menor do que na capital. Se Moscou está na sétima posição neste indicador, São Petersburgo está em segundo lugar. Há trabalho para todos em São Petersburgo - a taxa de desemprego é a mais baixa de todas as regiões e é a mais rápida de procurar (ambos os indicadores vêm em primeiro lugar). Na questão da habitação, embora São Petersburgo sofra superpopulação (58º lugar), a parcela de moradias em ruínas é a mais baixa de todas as regiões. E os apartamentos são os mais confortáveis na Rússia.
1. Moscow - 76,54 pontos
A capital da Rússia continua a manter a posição do lugar mais conveniente para morar por um ano, embora a capital do norte já esteja começando a pisar em seus calcanhares. O conjunto salarial / consumidor de bens e serviços entre outras regiões de Moscou ainda é o mais lucrativo (primeiro lugar). E a população prefere armazenar excedentes de dinheiro nos bancos, e é por isso que Moscou está em terceiro lugar em termos de volume de depósitos feitos a um indivíduo. Mesmo em Moscou, acima de todas as instituições educacionais modernas (primeiro lugar). Os moscovitas sofrem apenas com a questão da habitação - em metros quadrados por pessoa, a capital tem uma das taxas mais baixas (78). Embora a habitação existente seja reparada (terceiro lugar) e ajardinada (segundo lugar).