Atualmente, o mercado de serviços médicos privados na Rússia está em ritmo moderado (no ano passado, o lucro total das 25 maiores empresas médicas privadas foi de apenas 1 bilhão de euros), mas está crescendo rapidamente em 15 a 20% ao ano. A publicação da RBC publicou uma classificação de empresas médicas privadas que podem ter os maiores lucros. Embora entre empresas não pertencentes ao Ministério da Saúde, o maior volume de negócios seja de 28 bilhões de rublos. - possui uma rede de clínicas da Russian Railways (para comparação: o faturamento do líder da classificação, Medsi, é de 9,8 bilhões de rublos), dificilmente pode ser chamado de privado. Essas clínicas lidam exclusivamente com funcionários da Russian Railways e não aparecem no mercado voluntário de seguros de saúde.
Aqui está o que parece 5 principais empresas médicas mais lucrativasdetém a maior quota de mercado de serviços médicos privados.
5. Centro médico e de diagnóstico. S. Berezina
O LIBC MIBS surgiu em 2003 e começou a se desenvolver rapidamente. Agora, 20% do número total de pessoas que precisavam de imagens por ressonância magnética passaram no escritório do MDC MIBS. E o número de pessoas examinadas aumentou ao longo dos anos de 8 mil para um milhão. A empresa possui mais de 70 filiais localizadas em 55 cidades da Rússia e dos países da CEI. A LEADS MIBS também é líder no campo da radiocirurgia: no primeiro ano, a empresa realizou mais de 300 operações de radiocirurgia, o que representou metade do número total realizado na Rússia.
4. Centro Médico Europeu (EMC)
A EMC foi fundada em 1989 e em 2008 foi adquirida pela holding Nidan por 106,5 milhões.Por muito tempo, o chefe do centro foi Leonid Pechatnikov, que agora é vice-prefeito de Moscou em questões sociais. A rede de instituições da EMC inclui um hospital, vários centros médicos, uma clínica de traumatologia esportiva e ortopedia, um centro de saúde feminino, uma clínica de cirurgia plástica e um laboratório histológico, uma clínica infantil, um centro odontológico e a EMC Assistance, que fornece suporte no tratamento no exterior.
3. “Mãe e Filho”, uma rede de clínicas
Um grupo de clínicas "Mãe e Filho" apareceu em 2006, quando o primeiro hospital privado na Rússia foi aberto. Agora, a rede de clínicas inclui 23 instituições médicas (4 hospitais e 19 ambulatórios), oferecendo uma gama completa de serviços: do tratamento da infertilidade ao diagnóstico e tratamento de doenças de todos os membros da família. O grupo emprega mais de 5.000 profissionais qualificados. A receita da empresa em 2014 totalizou 7201 milhões de rublos. Apesar das condições difíceis de 2015, o número total de partos nos hospitais do grupo aumentou em um quarto, o número de ciclos de fertilização in vitro em 19% e o número total de visitas a hospitais e ambulatórios aumentou 53% e 39%, respectivamente.
2. Laboratório INVITRO
Em 2015, a INVITRO ultrapassou um marco de dez anos desde a sua fundação. O laboratório conduz mais de 1000 tipos de estudos em 700 filiais na Rússia e nos países da CEI e em 8 complexos tecnológicos. Todos os dias, mais de 5000 pacientes recorrem à INVITRO. Em 2011 e 2012, o Laboratório INVITRO venceu o concurso "O Melhor Fornecedor de Serviços Médicos".
1. Medsi
Essa rede de clínicas médicas liderou a lista das empresas médicas privadas mais ricas da Federação Russa. Sua história começou em 1996, quando o CJSC Medsi foi estabelecido com base na Policlínica nº 6, que ainda era especializada em atender cidadãos de outros países. Atualmente, a rede Medsi inclui 32 clínicas e 50 consultórios médicos em toda a Rússia. E a Medsi possui centros de diagnóstico clínico especializados, 4 hospitais e academias de ginástica. A cada ano, a rede atende meio milhão de pacientes, seu faturamento é de 9,8 bilhões de rublos.