Em 2013, a Rússia estava em 155º lugar entre 162 possíveis em termos do Índice Global de Paz. Os especialistas observam que esse número deplorável se deve ao aumento das exportações de armas e à situação terrorista.
O Índice Global de Paz é calculado anualmente desde 2007. O índice leva em consideração os parâmetros internos (por exemplo, taxa de criminalidade) e externos (relações internacionais, custos com armas). Hoje propomos estudar os dez principais países que lideraram Classificação dos países mais amantes da paz em 2013.
10. Suíça
Em 2010, esta república alpina ficou em 16º no ranking, 3 anos depois já estava entre os dez primeiros. Não é de admirar que a Suíça em 2012 tenha liderado nossos 10 principais países com uma baixa taxa de criminalidade.
9. Finlândia
O país não caiu nas posições de liderança entre os dez primeiros apenas por causa do número impressionante de suas próprias forças armadas, além de, às vezes, manifestações, que nem sempre terminam pacificamente.
8. Eslovênia
Os especialistas estão um pouco confusos com as tensas relações da Eslovênia com os países vizinhos, bem como com a situação imperfeita da taxa de criminalidade. Mas, no geral, este país é o mais pacífico das antigas repúblicas iugoslavas.
7. Irlanda
No ranking do ano passado, a Irlanda não estava entre os dez primeiros. No entanto, este ano, graças ao declínio da taxa de criminalidade e à diminuição da tensão social interna, os especialistas colocaram a Ilha Esmeralda na 7ª posição.
6. Áustria
Especialistas criticam o alto número de forças armadas do país. Mas, em geral, a baixa taxa de criminalidade, a estabilidade social e a situação da política externa contribuem para o fato de a Áustria ter uma posição de liderança no ranking de paz.
5. Japão
Entre os fatores negativos, os analistas observam o inchado exército japonês e as relações bastante tensas com os vizinhos. Mas dentro do país a estabilidade, ordem e segurança prevalecem.
4. Canadá
Em 2010, o Canadá ficou em 14º lugar no ranking. Hoje, este país é o mais pacífico do território das duas Américas. Especialistas observam uma baixa taxa de criminalidade e a ausência de tensão social.
3. Nova Zelândia
Em 2009 e 2010, esse estado liderou o ranking dos mais amantes da paz e, com toda a razão. A única coisa que não permitiu que o país permanecesse líder entre os dez primeiros foi o tamanho das forças armadas que cresceram nos últimos anos.
2. Dinamarca
A Dinamarca está na mesma posição que a Nova Zelândia em termos de índice de paz. Como as outras dezenas de participantes, apenas o tamanho do exército dinamarquês recebeu críticas. A taxa de criminalidade e o indicador de tensão social estão entre os mais baixos do mundo.
1. Islândia
Graças ao seu pequeno exército, baixa taxa de criminalidade, situação política doméstica calma e política externa estável, a Islândia foi reconhecida em 2013 o país mais amante da paz do mundo.